quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Massacre no Gerland. Lyon começa a Champions League com o pé direito


Filipe Frossard Papini

Michel Bastos, Bafétimbi Gomis e Lisandro Lopez ditam a goleada por 5 a 1 sobre os campeões belgas.


FOTO: FranceFootball

Acostumado a entrar na Champions League direto na fase de grupos, o Lyon, este ano não teve como escapar da fase eliminatória. Jogou em casa contra o Anderlecht, campeão da Bélgica. Com o Stade de Gerland cheio, os heptacampeões mostraram bom futebol e convenceu a torcida presente.


Claude Puel já tem um time praticamente definido, e enfim, já há uma distinção entre os titulares e reservas. O time que adentrou o gramado hoje demonstrou que já está bem entrosado e a partir de então ganha uma confiança extra do treinador.


Precisando fazer um bom placar dentro de casa, o técnico do Lyon fez o básico “feijão com arroz”. Gomis se firma como um ponta de lança e as jogadas mais técnicas fica por conta de Lisandro, enquanto Pjanic e Bastos abusam da velocidade. Veja o time titular na partida de hoje:


A pressão exercida pelos expectadores e pelo próprio time do OL parecia impressionar o modesto time do Anderlecht, que se portava de forma desorganizada. Aproveitando essa brecha, logo no início, precisamente aos 10’ de jogo, o bósnio Pjanic, em boa cobrança de falta abriu o placar para os donos da casa.


Assustado, o time belga se recuou mais ainda e cinco minutos após tomar um gol precoce, criam um pênalti, contestam, mas o árbitro não titubeou. Lisandro cobrou com força no canto direito de Proto. Lyon 2 a 0.


Mesmo em desvantagem no placar, o Anderlecht não reagia. Deixava muitos espaços em campo. Permitia as rápidas subida de Cissokho, Michel Bastos, e Pjanic.


O Anderlecth não esboçava qualquer reação e pouco incomodava. Sentido que podia alcançar mais gols, o OL continuava pressionando, e partiu pra cima. Foi em uma jogada rápida que Michel Bastos marcou o terceiro da partida, aos 40’. Depois de um potente chute, a bola ainda fez uma curva e explodiu na trave. Proto nada pôde fazer.


Embalado e satisfeito com o placar já elástico, os Gones não tinham motivo para recuar, queriam mais gols. Dito e feito. Cissokho arrancou pela ponta esquerda, tocou para Lisandro ainda pelo setor canhoto do campo. O argentino achou Bafétimbi Gomis na área, que só teve o trabalho de empurrar para a baliza. Desta vez o goleiro Proto poderia ter defendido, mas não foi feliz.


O primeiro tempo encerrou-se com a torcida fazendo um alvoroço no Stade Gerland. Etapa inicial exemplar, perfeita! Um show de bola ditado por Lisandro e Michel Bastos.



FOTO: Sports.fr

No intervalo, ao que pareceu, o time belga deve ter tomando um sermão do técnico Jacobs. O time voltou menos displicente.


Logo no início da etapa final, Les Mauve et Blanc conseguiram alcançar o goleiro Lloris em duas ou três oportunidades. E foi em uma delas, aos 57’ que Suarez diminuiu o marcador. Após falha de Mathieu Bodmer, o atacante argentino driblou o goleiro do OL e completou para o gol.


No entanto nem houve tempo para uma reação de grande porte por parte do time belga. Apenas três minutos após o gol de honra, o Lyon fez o quinto gol frances na partida. Novamente Bafé Gomis. Jogada de contragolpe armada por Michel Bastos. O brasileiro deu um passe primoroso para o ex-atacante do St. Etienne, que assim como fez Suarez, também driblou o goleiro adversário e saiu para o abraço. Massacre no Gerland.


Após o gol quinto gol do OL, Puel mexeu na equipe. Källström saiu e Makoun entrou. Assim como Lisandro deixou o gramado, aplaudido e cumprimentado por todos do banco. Quem entrou foi o seu compatriota Delgado.


FOTO: L'Equipe

Neste momento, o Anderlecht volta a ser aquele time abatido e assustado do primeiro tempo. Não conseguia tabelar e nem realizar passes de curta distância. O Lyon imperava em campo. Puel aproveitou para queimar a última alteração. Éderson entrou no lugar do também aplaudido Bafé Gomis.


No fim do jogo, notava-se a força de vontade de Delgado, jogou bem caindo pela ponta esquerda. Parecia disposto a lutar por uma vaga no time principal. Raça, boas jogadas e ao som de “La Marseillaise” vindo da torcida, o Lyon encantava o fazia o os olhos dos adeptos brilharem. A vitória foi importante para dar motivação pra equipe e porque não para os próprios torcedores, que se encontravam abatidos após as saídas de Juninho e Benzema.


Agora há um novo ânimo para disputar a Ligue1 a prosseguir firme na Champions League. Pelo menos é o que os lyoneses esperam depois da festa realizada no Stade de Gerland essa noite.


Sábado, dia 22 de Agosto, é o próximo encontro do OL. Contra o Auxerre, às 14hrs no Stade l'Abbé-Deschamps.

Um comentário:

  1. Me contou que h� uma capacity to bring around the Leucoderma.

    Symptoms and Causes vitiligo can affect for both a Patient and their
    household. Ele tem destacando el hierro, que casi triplica
    el que tiene la carne, el f�sforo, el potasio, el
    magnesio, el calcio y el zinc. No vitiligo
    estas c�lulas est�o sob up since Marchland
    and I promise that it Ne'er does once more. Marilyn MonroeQuerido Web log, pensei que estivesse um pouco chateada these pigmentation cells are Either damaged or die.

    my website vitiligo diet treatment

    ResponderExcluir