sábado, 15 de agosto de 2009

Lyon garante vitória magra, porém importante.

Filipe Frossard Papini

O resultado de 1 a 0 foi marcado pelo bom entrosamento de Lisandro e Bafé Gomis


FOTO: Eurosport.fr

Começou a temporada 09/10 para o Lyon em sua casa, o estádio de Gerland. O adversário da vez é o modesto Valenciennes. Após empatar de 2 a 2 com o Le Mans, Puel tinha que dar um retorno para a torcida e mostrar resultados que não apareceram na Copa da Paz.


Depois de algumas variações táticas vistas nesse verão europeu, o OL entrou em campo com um simples 4-4-2 e sem nenhum jogador improvisado, porém com Toulalan no banco, simples escolha do professor lyonês, já que o jogador participou os 90’ da partida da seleção francesa contra a Ilhas Faroe.


O Valenciennes, com uma tática pouco avançada e levando apenas 2 atacantes para a partida, demonstrava ser um time mais fraco e modesto, parecia buscar um resultado pouco expressivo e não mostrou querer buscar a vitória.


O recuo intenso dos adversários dificultou a subida dos velozes meio campistas do Lyon, tornando a pressão pouco eficaz. Contudo, o Valenciennes, no primeiro tempo, chegou apenas uma vez ao gol de Lloris, com um chute de fora da área que sequer incomodou o arqueiro dos Blues.


Os visitantes já tinham perdido o zagueiro Abardonado no inicio no jogo, devido a uma lesão, e não foi diferente com o Lyon. Aos 28’ o experiente Govou teve que deixar o gramado para a entrada do brasileiro Ederson, não alterando em nada a formação do time.


Dez minutos após a troca, os Gones abriram o placar no Gerland. Boa jogada de Clerc pela direita, tocando curto para Michel Bastos, que por sua vez colocou na cabeça de Bafé Gomis. O jovem frances colocou de forma certeira no gol de Leca. Foi o primeiro gol do atacante, com a camisa oficial do Lyon em jogos oficiais.


A etapa inicial encerrou-se sem muita emoção. As chances para ambos os lados foram escassas e o Valenciennes respeitado o Lyon de forma exagerada.


Na volta do intervalo, o OL procurava fazer a vantagem no resultado. As chances, em poucos minutos, já eram maiores. Gomis e Lisandro já apareciam mais e o bom goleiro Leca trabalhava um pouco mais do que no início.


Sem as condições físicas ideais de jogo, Lisandro deixou o campo aos 24’ do segundo tempo. A promessa de 19 anos, Miralem Pjanic foi quem adentrou ao relvado.


E o Lyon continuava pressionando, o segundo gol parecia questão de tempo. Bafetimbi Gomis era quem mais aparecia nas fotos, juntamente com as defesas de Leca. Mas a pressão exercida criou algumas oportunidades de contragolpe. Samassa, o único atacante do Valenciennes chegou a quase empatar o jogo, se não fosse a intervenção do brasileiro Cris.


Procurando abater esse tipo de subida dos adversários, Aos 37’, Puel escolheu Gomis para sair, e Toulalan entrou para reforçar o combate no meio-campo. Neste instante, o Lyon não possuía nenhum atacante de origem em campo.


Mesmo sem a referência na frente, o OL ainda conseguiu atingir a trave de Leca. Novamente com uma cabeçada, dessa vez foi Ederson quem preocupou a torcida adversária.


Algumas poucas chances ainda foram criadas no fim do jogo, de ambas as partes, mas nada considerável. Acabou que o Lyon tornou o fácil em complicado. A partida estava bem tranqüila em seu início, mas o OL foi dando espaço, até que grandes chances reais de gols foram criadas pelo Valenciennes. Nota-se que há muitos jogadores fora de forma e que existe falta de entrosamento no meio-campo. Todavia, Lisandro e Gomis já demonstram sinais de ser uma dupla que vai dar trabalho. São rápidos, inteligentes e bastante técnicos. Há uma expectativa em cima disto.


Próximo jogo do Lyon: Dia 19/08/09, às 15:45hrs contra o Anderlecht no estádio de Gerland, em Lyon.
____________________________________________________

PS: Gostaria de deixar registrado, a falta de respeito do canal SporTV2 nesta tarde, ao anunciar durante toda a semana o jogo do Lyon x Valenciennes, e transmitir apenas no segundo tempo. Deu um passo maior que a perna. Faltou canal. Se for para dar preferência ao vôlei, aluga outro canal, ou não anuncia a partida. Revoltante!

2 comentários:

  1. Sobre o jogo, achei estranho ver a escalação do Lyon. Estava acostumado com os nomes do Fred, do Benzema, do Juninho...

    Mas mesmo assim começou a temporada vencendo.

    Estou curioso pra ver como o Lyon vai lhe dar com a sua soberania sem alguns dos seus craques dos últimos anos.

    *****
    E não deixem de acompanhar a série de posts sobre todos os campeões brasileiros. Começamos falando do Atlético-MG 1971, agora publicamos do Palmeiras 1972.

    http://pitacosdobodaum.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sobre a SPORTV anunciar o jogo e só passar a segunda etapa, infelizmente, essa prática não é novidade nos canais Globosat. As Organizações Globo precisa ser mais séria, se quiser continuar com o "comando" da comunicação no Brasil...

    ResponderExcluir