quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Lyon goleia, mas fica com a segunda colocação

Filipe Frossard Papini

Time francês passa com facilidade do Debreceni, mas o resultado não foi o suficiente para garantir a liderança do grupo E.



Após tropeçar na penúltima rodada da fase de grupos da Champions League, o Lyon abriu as portas do Gerland para retomar a ponta do grupo. Além de vencer o Debreceni, os Gones precisariam torcer por uma derrota da Fiorentina sobre o Liverpool. Para alívio dos torcedores franceses, o time húngaro só cumpriria tabela, pois até então não tinha somado pontos na competição.

Sem almejar algo decente, o Debreceni, comandado por András Herczeg, entrou com um time bem recuado. Coulibaly era o único atacante. Veja o esquema tático:




No entanto, do outro lado do gramado, havia um time que precisava ganhar para buscar a primeira colocação no grupo. Claude Puel não fez mágica, taticamente falando. Mas preferiu deixar Lisandro – autor de um hat-trick na última rodada do francês – esquentando banco. Veja a formação:




Nos primeiros quinze minutos de jogo, não houve um lance de grande perigo. Contudo, apesar do grande domínio de posse de bola francês, o Debreceni parecia estar disposto a facilitar a vida da Viola. Em alguns momentos conseguia incomodar a defesa gaulesa. A principal jogada dos húngaros era de contra-golpe.

Porém, o Lyon precisava impor respeito em sua casa. Aos 20’, Makoun quase abriu o placar. Michel Bastos cobrou uma potente falta rasteira, o goleiro não segurou firme, e o camaronês estava lá para concluir, mas em posição de impedimento.

O Lyon persistiu, e cinco minutos após o gol anulado, depois de uma jogada bem parecida, conseguiu abrir o marcador. Bafetimbi Gomis aproveitou mais um rebote de Pantic, depois de um fraco chute de Govou. Semelhante sim, mas dessa vez, o gol foi legal.

Logo após o gol, Govou sentiu uma lesão na virilha e teve que ser substituído. Pjanic foi o jogador escolhido por Puel para a troca.

E foi Pjanic quem deu a assistência para o segundo gol da partida. Dessa vez, marcado pelo brasileiro Michel Bastos, aos 43’. O bósnio cobrou falta de longe, a bola resvalou na barreira, sobrando para Bastos, sozinho na área. Ele colocou com categoria no canto esquerdo de Pantic.

Os tentos do OL deram uma boa esfriada na vontade que o Debreceni tinha, de estragar a bonita festa, que a torcida fazia no Gerland. No fim do primeiro tempo, aquele fraco time húngaro, que já conhecíamos de outros cinco jogos, parecia ter voltado.




No segundo tempo, ambos os times voltaram com a mesma formação e a mesma postura. O Debreceni recuava, e o OL pressionava bastante. Com a vitória parcial do Liverpool, o Lyon, até então, iria assumindo a ponta do grupo.

Nos primeiros quize minutos da etapa final, o atacante Bafetimbi Gomis teve praticamente quatro chances boas de gol. Mas na verdade, quem o fez, foi Pjanic. Aos 15’, o garoto bósnio só teve o trabalho de completar o excelente lançamento que o brasileiro Michel Bastos fez. A goleada era iminente. A distorção entre os dois clubes é imensa.

Com a vitória praticamente consolidada, Claude Puel, depois do terceiro gol, retirou Gomis e Makoun e colocou Lisandro Lopéz, juntamente com o sueco Källström, para delírio dos Bad Gones. Ambos os jogadores que começaram no banco, fizeram excelente partida contra o Lille, na mais recente rodada do campeonato francês. A estratégia de Puel era poupá-los, e colocá-los justamente quando a partida estivesse resolvida. No final de semana próximo, o OL tem um confronto importante contra o Bordeaux.

A vantagem do Lyon era vasta. O time dominava o jogo e tinha uma presença em campo, infinitamente mais substancial do que o time húngaro. E jogando dessa forma, o quarto gol não demorou a sair. Aos 31’, Cissokho recebeu a bola, pela ponta esquerda, em velocidade. Ele não precisou driblar ninguém. Levou a bola sem marcação até a entrada da área e arrematou, sem chances para o goleiro. Lyon 4 a 0.

Nos quinze minutos finais, o OL soube administrar a partida com destreza. Mas nesse momento, o Liverpool sofria a virada da Fiorentina, deixando a primeira colocação para o clube italiano. Para completar o instante de azar, próximo do fim da partida, goleiro Hugo Lloris dividiu a bola com o adversário e ficou com uma lesão perto do olho. Preocupação ao time do Lyon.

Na próxima fase da competição, os prováveis adversários do Lyon, serão: Manchester United, Chelsea, Real Madrid, Barcelona, Arsenal ou Sevilla. Esses foram os primeiros colocados de seus respectivos grupos. O Bordeaux não entra na lista por ser do mesmo país.

Próximo adversário: Bodeaux. Jogo válido pela 17ª rodada da Ligue1. Domingo, 18h – horário oficial de Brasília.

FOTOS: FranceFootball / Sports.fr / L'Equipe / Yahoo.fr / Football365.fr / olweb.fr


1 a 0 = Gomis


2 a 0 = Michel Bastos


3 a 0 = Pjanic


4 a 0 = Cissokho



Um comentário: