domingo, 23 de janeiro de 2011

Clerc deixa seu recado e elimina o Lyon

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Dispensado por Claude Puel, ex-lateral do OL marca e decreta mais uma zebra na Copa da França




Copa da França, ultimamente vem sendo o pesadelo dos grandes clubes da Ligue1. Vários deles já caíram perante a clubes da Ligue2, ou mais abaixo disso. Certamente no duelo entre Nice e Lyon, um da L1 se classificaria, mas o OL, por ter um favoritismo, mantinha uma responsabilidade maior, apesar de jogar fora de casa.

Eric Roy, treinador do time rubronegro, escalou um time, mas em campo, a movimentação dos jogadores transformava-o em outro. No papel, um 4-2-3-1 bem definido, que ao longo do tempo, as inversões de jogadores e elementos surpresas, tornavam o Nice, uma equipe que poderia surpreender a qualquer momento.




Já Claude Puel, não ousou. Manteve o seu time de outros jogos. Dentre todos os jogadores do elenco, apenas Ederson se encontra indisponível. Os demais estão a disposição do técnico, que escalou o grupo abaixo:




O jogo começou bem movimentado, com o Nice ditando um jogo bastante corrido, explorando Mouloungui e Mounier pelas pontas. E aos 9’, já acontecia um lance polêmico, envolvendo justamente um dos velocistas. Mouloungui caiu dentro da área, aparentemente derrubado por Cris. O árbitro, de maneira correta, não marcou a irregularidade e o jogo presseguiu para desespero dos torcedores.

O time de Roy encontrava pelo lado esquerdo, a melhor oportunidade de atacar. Mounier e Mouloungui sempre trocavam de lado, tentando enganar a marcação. Essa inversão causou um tumulto na zaga lionêsa. Clerc e Digard faziam a mesma coisa no setor defensivo.

A alternativa do Lyon era pressionar a saída de bola, e não permitia o Nice sair jogando como bem entender. Essa estratégia forçava os donos da casa a realizar longos passes e dificilmente conseguia chegar ao ataque com mais técnica.

O melhor lance do primeiro tempo, ocorreu aos 39’, quando Mouloungui recebeu passe em profundidade, ganhou de Cris e na hora de finalizar, já dentro da área, esbarrou na ótima defesa de Hugo Lloris, que saiu bem no lance.

O Nice já tomava conta do jogo nesse fim do primeiro tempo. Aos 43’, Lovren fez falta no insistente Mouloungui. O lateral Digard foi para a cobrança e bateu com categoria. Novamente Lloris salvava o que seria o primeiro gol do jogo.

Antes do apito soar o término da primeira parte, os ânimos começavam a ficar exaltados. Muitas faltas aconteciam e o árbitro Hérve Piccirillo começava a perder a moral. Felizmente, para o bem do espetáculo, o intervalo chegou e nada mais grave ocorreu.

Com a volta dos times ao campo, o Lyon parecia mudar sua postura. Partia pra cima de uma forma que não fez no primeiro tempo. Aos 54’, Michel Bastos chutou de fora da área. A bola fez uma curva e forçou o experiente Letizi a fazer uma defesa com os pés.

Aos 56’, mais um lance polêmico, e novamente envolvendo Mouloungui. Ele entrou na área, chegou até a linha de fundo, perseguido por Cissokho, e na hora de cruzar, chutou o chão e caiu. A torcida fez pressão, assim como os próprios jogadores. Mas novamente Piccirillo fez o certo e não marcou a penalidade. Após o lance, Lisandro deixou o campo e entrou Jérémy Pied.

E Pied entrou bem. Aos 69’, fez boa jogada na ponta esquerda, limpou a marcação e lançou na área. Réveillère escorou, Michel Bastos furou e Gomis arrematou com força e rente ao goleiro Letizi, que novamente fez bela defesa, dessa vez a queima-roupa.

Já com Ljuboja no lugar de Bellion, o Nice diminuía um pouco o ritmo de jogo, enquanto o Lyon pressionava cada vez mais. Pied bem aberto pela esquerda e Bastos pela direita, puxavam a marcação enquanto Gomis, Gourcuff e Källström apareciam pelo meio.

Antes do fim dos 90’, o Lyon pressionava bastante. Sempre com chutes de fora da área, ou cruzamentos. Cissokho e Réveillère trabalharam bastante em busca de Gomis, que parecia não estar nos seus melhores dias.

Com o jogo na prorrogação e os jogadores cansado, nada mais normal do que os jogadores sentirem o cansaço e diminuírem o ritmo. Mouloungui já não corria como antes, assim como Mounier. Pelo Lyon idem. Os times tentavam tocar e rodar mais a bola, na procura de algum espaço para explorar.

Foi dessa forma que o OL chegou. Jogada na ponta direita, com Michel Bastos, aos 93’. Na área, Källström esperando a bola chegou. Quando ela chegou, o chute saiu torto e passou à direita de Letizi, que só deu um golpe de vista.

Quando tudo parecia se encaminhar para o 0a0, eis que em um cobrança de escanteio, o Nice abre o placar. Traoré cobra, Mounier escora de cabeça e François Clerc marca. Um gol marcado e servido por dois ex-lioneses, que saíram brigado do time. Para completar a festa no Stade du Ray, no lance seguinte após o gol, Dejan Lovren foi expluso. Ele recebeu o segundo amarelo e foi pro chuveiro. Lovren que vinha fazendo uma boa partida, depois de muitas outras não tão boas assim. Definitivamente perdeu a cabeça e faltou experiência.

Sem qualquer tipo de alternativa, e precisando fazer um gol em quinze minutos, Puel retirou Gomis e Gourcuff, que jogaram muito pouco e colocou Briand e Delgado. Ambos com fôlego renovado, poderiam dar contornos diferentes ao duelo. Por outro lado, Roy tirava o incansável Mouloungui e colocava Sablé. A intenção, de fato, era recuar e não permitir o empate.

A vantagem numérica não parecia fazer muito efeito. O final do prorrogação era mais raça e determinação do que qualquer outra coisa. Quando o OL atacava, conseguia tocar a bola normalmente, o problema era o contra-ataque do Nice. Em um desses, em jogada de Mounier, Ljuboja quase aproveitou. Chutou no canto direito de Lloris, que defendeu e mandou para escanteio.

E o jogo terminava assim. O Nice soube aproveitar a chance que teve na prorrogação e não precisou da disputa de pênaltis. Eliminou o Lyon, jogou de igual para igual e soube neutralizar os ataques de Michel Bastos, colocando Clerc em sua cola. Assim como também soube fazer seus ataques. Mouloungui, o melhor em campo, juntamente com Mounier, aterrorizaram a defesa do Lyon. E por fim, podemos considerar que houve mais uma zebra na Copa da França.

Próximo adversário: 21ª rodada da Ligue1. O Lyon enfrenta o Valenciennes fora de casa. Sábado, dia 29/01/11, às 16h de Brasília.

FOTOS: OGCNice.com / L'Equipe / olweb.fr


Nice 1-0 Lyon - CLERC

Nenhum comentário:

Postar um comentário