sábado, 15 de janeiro de 2011

Um baile nos Merlus

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Lyon ganha fácil do Lorient e prova que o elenco voltou forte da inter-temporada




Depois de eliminar o Caen na Copa da França, o Lyon agora volta aos gramados pela Ligue1. Primeira partida da competição no ano de 2011. O adversário era o Lorient, atual 13º colocado no campeonato.

Claude Puel, depois de muito tempo, conseguiu limpar o departamento médico, que atualmente conta apenas com Ederson, já quase voltado de lesão. Com exceção do zagueiro Cris, o técnico do Lyon conseguiu colocar seu time titular em campo. Veja o time:




Pelo outro lado, Christian Gourcuff (pai do meio-campo do Lyon), também tinha um DM não muito cheio e podia contar com as suas principais peças. O principal nome do time, Kevin Gameiro, confirmado no ataque, juntamente com o veloz Kitambala




A partida começou frenética. O Lyon parecia estar com uma confiança plena e demonstrava muita vontade de marcar o seu primeiro gol rapidamente. Não foi a toa que aos 3’, o Lyon chegou com perigo em três oportunidades diferentes. Audard já se assustava, mas felizmente para ele, nada se concluiu em gol.

A qualidade e a vontade do Lyon foram se esvaziando com o passar do tempo. Aquela disposição dos minutos iniciais já não existia mais, apesar do domínio total do gramado. Gourcuff demorou a entrar no jogo, assim como Toulalan.

Quando Gourcuff apareceu para o jogo, ele talvez tenha realizado a segunda jogada de maior perigo no primeiro tempo. Depois de uma jogada conjunta entre Källström e Gomis, o ex-Bordeaux chutou forte e certeiro. Audard se esticou e mandou para escanteio.

Aos 36’, o Lyon chegava novamente. Dessa vez, o autor da jogada era Michel Bastos. Depois de fazer ótima jogada individual, o brasileiro arrematou forte de fora da área e mais uma vez Audard mandou para canto.

Quando a pressão do Lyon já parecia estar no fim, eis que aparece um gol. Foi aos 40’, numa jogada praticamente perdida, Gomis recupera a bola e chuta com muita precisão, de fora da área. Um chute extremamente feliz do atacante, que dessa vez não deu chances para o bom Audard.

Merecidamente o Lyon foi pro intervalo com a vantagem no placar. Jogou melhor, atacou mais e não deixou os Merlus chegarem até sua área. O ponto negativo ficou por conta de Källström, que não fez um bom primeiro tempo. Errou tudo que tentava e parecia estar extremamente incomodado com isso.

Na volta do intervalo, o Lorient veio mais motivado. O primeiro lance de perigo partiu do ataque dos visitantes e já tinham conquistado um território que sequer foi explorado na primeira etapa.

Em resposta, o Lyon também atacava, e aos 9’ do segundo tempo conseguiu aumentar. Adivinhe quem marcou? Isso mesmo, Kim Källström, em um lance de rara qualidade e sorte. Dessa vez ele acertou o que tentou. Após bate-rebate na área, a bola sobrou pra ele na intermediaria do meio-campo. Sem deixar a bola cair no chão, ele arrematou de esquerda e de primeira. A bola se encaixou no canto direito de Audard, que assim como no gol de Gomis, também não se locomoveu.

E não pense que ficou nisso. Quatro minutos após o segundo gol da partida, o Lyon faria o seu terceiro. Mais uma vez apareceria o camisa 18, Bafé Gomis. A jogada iniciou-se nos pés de Michel Bastos na direita. Ele esperou a passagem de Anthony Réveillère, que por sua vez recebeu e cruzou. Na área estava Källström, que errou o chute, mas acertou um passe para Bafé. O matador do Lyon cabeceou e encobriu Audard. A bola demorou para entrar, pois bateu no travessão. Com a confirmação do gol, o “Pantera” foi comemorar com os reservas. Lyon 3 a 0.

Aos 66’, novamente Gomis apareceu. Era a oportunidade dele marcar o hat-trick dele e o quarto do Lyon na partida. Ele roubou a bola na intermediária, partiu em direção ao gol. Audard era a sua última barreira. Ele conseguiu dar um toque sutil na bola que iria entrar, se não aparecesse o zagueiro Bourillon para tirar praticamente em cima da linha.

Após o lance, Gomis foi substituído por Jérémy Pied. Posteriormente Gourcuff e Bastos também sairiam para as entradas de Miralem Pjanic e Jimmy Briand, respetivamente. Mesmo com as trocas, o Lyon continuava com o mesmo estilo de jogo. Nada se alterava na formação feita por Claude Puel.

O jogo era do Lyon. O Lorient não tinha mais ânimo, fôlego e nem qualidade para sequer chegar a área de Lloris. A novela do primeiro tempo se repetia, mas desta vez, o OL tinha a partida nas mãos e uma larga vantagem no placar. Definitivamente o Lyon demonstrou ter uma equipe bem melhor, tanto tecnicamente, quanto fisicamente.

Acima de tudo, o time de Puel conquista uma vitória importante para se manter na luta pela ponta da Ligue1. Primeiramente é importante fazer o dever de casa, e só depois pensar nos demais.

Próximo adversário: Copa da França – 16 avos de finais. O Lyon enfrenta o Nice fora de casa. A partida será realizada no domingo, 23 de janeiro, às 17h45, horário de Brasília.




FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com

LYON 1-0 (GOMIS):



LYON 2-0 (KÄLLSTRÖM):



LYON 3-0 (GOMIS):

Nenhum comentário:

Postar um comentário