domingo, 6 de maio de 2012

Gourcuff brilha, mas Lyon tropeça contra o Brest

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Após desperdiçar muitas oportunidades, OL deixa adversário empatar e praticamente dá adeus a vaga para a próxima Liga dos Campeões




O Lyon entrou em campo mais cedo neste domingo. 17h na França, 12h no Brasil. Era a abertura da 36ª rodada da Ligue1. Jogando no Stade de Gerland, e com um jogo a menos em relação aos demais da competição, o Lyon entrava em campo ainda sonhando com uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada. Um empate já minaria as possibilidades de classificação para a competição internacional. Por outro lado, o Brest, time visitante, precisava mostrar suas forças para fugir da zona da degola da Ligue1. Entraram na rodada sendo o 18º colocado, na zona de rebaixamento.

Em casa, o treinador Rémi Garde adotou o esquema 4-2-3-1. De novidades, apenas a presença do lateral Dabo e do jovem zagueiro Umtiti entre os titulares. Cissokho e Bakary Koné começavam a partida no banco de reservas. No meio, Gourcuff ganhava mais uma oportunidade para tentar apresentar o seu bom futebol esquecido no Bordeaux. Aberto pela direita, Lacazette era outro que ganhava os votos de Garde, deixando Jimmy Briand entre os reservas. Veja abaixo o time titular do OL:



Precisando da vitória de maneira quase desesperadora, o técnico Corentin Martins não se intimidou ao armar o seu time. Jogou no mesmo esquema tático armado pelo Lyon (4-2-3-1), e tinha homens de frente para jogar pra cima. Mas o treinador visitante tinha um time cheio de desfalques. Onze, para ser mais preciso. Um time inteiro: Ferradj, Ayité, Guidileye, Bigné, Brou Apanga, Zebina, Alphonse, Martial, Culma, Ewolo e Ben Basat. Confira abaixo como ficou a escalação do Brest para o jogo contra o Lyon:



Nos primeiros 10’, o que a partida apresentava eram dois times brigando, na tentativa de marcar um gol logo cedo. Entretanto, só ficou na vontade mesmo. Era notável a determinação de cumprir este objetivo, mas na prática, não houve nenhuma chance real de gol nesses primeiros minutos. O Lyon era quem dominava mais o jogo, mas deixava espaços para o Brest subir.

A primeira boa chance na partida aconteceu aos 13’. Lacazette puxou da direita e levou pro meio. Quando clareou, chutou com força em direção ao gol. A bola desviou na defesa e iria parar no canto direito de Elana, que se esticou todo para mandar ao escanteio. Na sequência da jogada, Gourcuff cruzou na cabeça de Gomis, que acertou o alvo e forçou Elana a fazer sua segunda defesa importante na partida.

Aos 20’ de jogo, quando o Brest tentava atacar com perigo pela primeira vez no jogo, em bola cruzada, Gourcuff aliviou o perigo, dentro da área do Lyon, e naquilo que parecia ser um chutão, acabou se transformando em um passe fantástico para Gomis, quase na área adversária. O atacante do Lyon, no contra-ataque, não conseguiu aproveitar a chance e finalizou mandando pra fora.

Dez minutos depois, Gomis perderia mais uma chance incrível. Após boa troca de passes do Lyon na região intermediária do campo adversário, Réveillère se viu sem marcação do lado direito. No cruzamento, achou Gomis sozinho na região da marca penal. O centroavante dominou e bateu. Mas o chute foi em cima de Elana, que no reflexo salvou mais uma grande chance de gol.

Quando o Brest parecia começar a gostar do jogo, aos 35’, Grougi carregou a bola do meio-campo, passou por Cris e continuou a avançar. Quando entrou na área, acertou um forte chute na trave de Lloris. Era a primeira boa chance do SB29 na partida. Mas parava por ai, porque dois minutos depois o Lyon abriria o placar. Aos 37’, Dabo recebeu bola em profundidade pela esquerda, foi até o fundo do campo e cruzou pra trás. Na área, Gourcuff entrou de peixinho e marcou o primeiro. Lyon 1 a 0.

No minuto seguinte, o OL poderia ampliar, mas Lisandro, sozinho na área, mandou por cima. Nas duas jogadas seguintes, Lisandro teve mais oportunidades para fazer o segundo gol, mas esbarrou na ótima atuação goleiro Elana. Definitivamente o Lyon fazia um belo primeiro tempo, apenas em uma jogada quase se complicou. Umtiti tentou sair jogando, mas ao perceber que não daria muito certo, recuou para Lloris, que meio desatento, quase deixou a bola entrar. Fora isso, o OL fez uma primeira etapa irretocável, com Gourcuff jogando aquele futebol que o consagrou no Bordeaux. Foi brilhante!

Na segunda etapa, percebendo que o seu time sofreria a mesma pressão imposta pelo Lyon no primeiro tempo, Corentin Martins fez a sua primeira alteração aos 7’. Tirou Larsen Traoré, que quase não tinha aparecido até então, e colocou outro atacante: Adama Ba. Mas a mudança, a princípio não surtia muito efeito, pois era o Lyon quem voltava melhor pro jogo. Antes dos 10’ da etapa final, o time de Rémi Garde já havia chegado duas vezes: a primeira com Lisandro, que foi derrubado por Coulibaly e arrumou ótima chance em bola parada e posteriormente com Gomis, que recebeu ótimo passe de Lacazette mas não conseguiu finalizar com tanta precisão.

A primeira alteração do Lyon aconteceu aos 17’ da etapa complementar. Alexandre Lacazette, que vinha apresentando um bom jogo, taticamente falando, deu lugar ao também jovem Jérémy Pied. Esse era o momento que o Lyon dava uma pisada no freio. Continuava sendo superior na partida, não deixava o Brest subir, mas também não atacava com muito ímpeto, que tinha outrora. Prendia a bola no ataque a espera da chance óbvia, que não aparecia.

E o castigo apareceu aos 30’ do segundo tempo. Em jogada de escanteio, Grougi cobrou e a bola pipocou na área, sobrando para Lorenzi. O defensor do Brest não titubeou e marcou o gol de empate. Injusto? Sim! Mas o Lyon também não precisava ter pisado no freio da maneira como fez. Após o gol, Garde tirou Dabo e colocou Cissokho. O lateral parece ter sentido uma lesão no joelho. Posteriormente colocou Briand no lugar de Bafé Gomis. No Brest, Corentin Martins também fez sua última troca. Colocou Makonda no lugar do amarelado Coulibaly.

As mudanças não surtiram um efeito desejado... Pra nenhum dos dois times, afinal de contas, e o empate não era um bom resultado pra ninguém. O Lyon tentava atacar na base do abafa e com certo desespero, o Brest continuava no seu jogo de esperar o erro do adversário para tentar emplacar uma jogada rumo ao gol. Nos últimos cinco minutos o Lyon pressionou, principalmente pelo lado esquerdo, mas não teve sucesso.

E ficou por isso mesmo. O Lyon empatou em casa com o Brest. Um resultado que ninguém esperava, haja vista os últimos resultados que o time conquistou e pelo primeiro tempo apresentado. O time de Rémi Garde praticamente dá adeus a vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada.


Situação da 35ª rodada logo após o jogo do Lyon, que juntamente com Evian e Dijon abriram a rodada

Próximo adversário: Evian, fora de casa. O jogo será na próxima quinta-feira (10/05), às 16h de Brasília. Jogo válido pela 34ª rodada da Ligue1, que o Lyon teve partida adiada.


GOL DE GOURCUFF:


GOL DE LORENZI:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário