domingo, 16 de março de 2014

Arbitragem se complica e Monaco vence o Lyon no Gerland

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Em um grande jogo, Fredy Fautrel autorizou dois gols em que Berbatov estava em posição irregular e prejudicou o Lyon na partida e na competição




Após uma goleada importante pela Liga Europa no meio de semana, batendo o Viktoria Plzen por 4 a 1 no Stade Gerland, o Lyon voltava suas atenções ao Campeonato Francês em partida importantíssima. O adversário da rodada era o Monaco, time que, assim como o OL, também briga pelas cabeças da posição. Uma vitória neste jogo, além de valer como importante pontuação na briga por subir posições, também daria um ânimo diferenciado para se manter na disputa. Afinal de contas, bater o segundo melhor bilionário da França não é papel para qualquer um. E vindo de uma vitória bem conquistada, o OL tinha todas as armas para fazer o dever de casa na tarde deste domingo.

Em campo, Rémi Garde, sem poder contar com três de seus meias armadores, colocou um time teoricamente bem defensivo, um 4-4-2 com quatro volantes em campo. Obviamente, Mvuemba e Fofana teriam mais liberdade, enquanto Ferri e Gonalons ficariam mais presos. De toda forma, no banco de reservas, o Lyon tinha dois nomes que poderiam mudar o panorama da partida a qualquer momento do jogo: Bafé Gomis – que caso entrasse em campo, completaria 300 jogos pela Ligue1, e marcando dois gols, chegaria a 100 tentos pelo campeonato. Além dele, Gourcuff, voltando de lesão, também estava a disposição do treinador. Mas por opção do treinador, ele preferiu começar com o meia no banco de reservas. Sem Malbranque e Grenier, confira abaixo a formação inicial do Lyon contra o Monaco:




Pelo lado do Monaco, os desfalques também prejudicavam o time a atuar com 100% de suas forças. Principalmente por não poder contar com nomes como Elderson, Toulalan, Ferreira-Carrasco e... Falcao García. Contudo, a equipe que entrava em campo, ainda assim, era muito qualificada.  Principalmente o lateral Kurzawa – que faz um belíssimo campeonato; Berbatov, que tem “faro de gol” e chegou para suprira a ausência do Falcao; James Rodriguez, que assumiu o protagonismo com a falta do seu compatriota. Claudio Ranieri armou o time no 4-3-3 com Kondogbia e Obbadi na marcação no meio e Moutinho um pouco mais livre. Na frente, Germain, James e Berbatov formavam o trio ofensivo do clube monegasco. Na imagem abaixo, você pode ver a formação inicial do Monaco:





Com a bola rolando, via-se claramente uma superioridade do Monaco dentro de campo. Detinham mais posse de bola e conseguiam colocar o time do Lyon “na roda”. A superioridade na posse de bola dava a entender que a missão não seria nada fácil para os donos da casa. A constatação disso chegou antes mesmo dos 5’ de jogo. O Monaco abriria o placar com falta cobrada pelo brasileiro Fabinho. Ele colocou na área, Kondogbia escorou, Berbatov fez o pivô e Valère Germain apareceu para finalizar, dentro da área. Aberto o placar no Gerland.

Como forma de responder ao susto inicial, o Lyon apareceu logo em seguida em jogada construída por Jimmy Briand. O atacante apareceu no mano a mano com Isimat-Mirin e conseguiu vencer o defensor do Monaco. Na hora de finalizar, o time visitante se recompôs, Ricardo Carvalho chegou até cometer pênalti, mas Lacazette deu sequência a jogada, tentando encobrir Subasic com uma cavadinha. E mandou pra fora. Era a primeira grande oportunidade do OL na partida.


Sem mostrar fraqueza, logo em seguida, o Monaco quase abriu o placar. Com um lance criado por Kurzawa, que fez um lançamento do seu campo de defesa, ele achou Germain entrando em velocidade, em direção ao gol do Lyon. Pressionado por Umtiti, o atacante ainda conseguiu finalizar, mas Anthony Lopes fez uma grande defesa. Na sequência, Umtiti sentiu uma lesão na parte posterior da coxa e precisou deixar o campo, dando lugar a Bakary Koné, que passava a formar dupla com Bisevac.

O Monaco apareceria mais uma vez aos 21’, quando Berbatov apareceu pelo lado esquerdo do campo, segurou um pouco, e esperou a passagem de Germain. O atacante do Monaco recebeu e finalizou de primeira, mandando pra fora. O Lyon respondeu com uma jogada iniciada pro Ferri. Ele achou Lacazette pela direita. O camisa 10 fez um cruzamento e Briand quase conseguiu completar o passe. Já estava dentro da pequena área, mas não conseguiu o desfecho do lance.


O Monaco, superior desde o início na partida, chegaria ao segundo gol aos 27’. James Rodriguez  recebeu na intermediária e achou Germain caindo pela direita. Ele fez o passe e rapidamente correu em direção a área. Germain descolou o passe para Berbatov, que estava sozinho, dentro da pequena área (e em posição irregular). O búlgaro não conseguiu dominar e a bola acabou sobrando para James Rodriguez, que já chegou finalizando e marcando o segundo tento no Gerland.

Com um ritmo de jogo muito bom e intenso, o Lyon ainda não se mostrava abatido. E, de fato, correspondia até bem ofensivamente. Aos 32’, o time da casa faria o seu primeiro gol e colocaria mais lenha na fogueira. A jogada surgiu do lado direito do campo, onde Kurzawa subia muito e acabava dando espaços para a subida de Miguel Lopes. O português apareceu por ali, e achou Briand na área. O atacante do Lyon bateu de chapa, de primeira, e colocou no canto direito de Subasic. 2 a 1!


Aos 41, o Lyon teve a chance de empatar a partida. Fofana recebeu bola no meio e arrancou em disparada. Venceu Moutinho na velocidade, mas perdeu na disputa de bola com Fabinho. A bola acabou sobrando para Subasic, que pegou com as mãos. O árbitro Fredy Fautrel interpretou como recuo e ordenou um lance de dois toques dentro da área do Monaco. Mvuemba rolou para Lacazette chutar forte em cima da barreira. Foi a última chance do OL no primeiro tempo. O Monaco ainda tentou mais uma vez, em lance de bola parada com Moutinho, mas ele desperdiçou, mandando longe do gol.

Na segunda etapa, logo nos primeiros minutos – assim como ocorreu com o Lyon no primeiro tempo – o Monaco perdeu um importante jogador. Leyvin Kurzawa sentiu uma lesão na coxa e precisou deixar o campo. Raggi entrou no seu lugar. E a saída do lateral não prejudicou o ânimo do time visitante. Logo cedo, eles ampliaram o marcador em um apagão da defesa lionesa. James Rodriguez achou Berbatov em posição de (muito) impedimento. Mas a arbitragem deu sequência no lance e o búlgaro avançou até chegar o momento certo de finalizar. 3 a 1! Após o gol, Fofana deixou o campo pelo Lyon e deu lugar a Gourcuff.


Aos 23’ da etapa final, o Lyon teve uma ótima oportunidade em bola parada. Lance quase na meia lua da área. Gourcuff foi pra bola e, com uma barreira muito próxima do cobrador, mandou a bola em cima de Berbatov. Era uma ótima chance! Após o lance, todas as outras substituições da partida foram feitas. Rivière entrou no lugar de Berbatov e Obbadi deu espaço a Pi, no Monaco. Pelo Lyon, Gomis substituiu Jordan Ferri. Gomis que fazia a sua 300ª participações em jogos da Ligue1.

As alterações surtiriam efeito pelo lado do Lyon. Gomis e Gourcuff davam outro tipo de mobilidade ao ataque do time. E, em busca do resultado, era mesmo o OL quem tinha que buscar o jogo e tentar, ao menos o empate. Aos 33’ do segundo tempo, esse espaço diminuía. Em jogada despretensiosa no alto, Bakary Koné subiu junto com Subasic e o goleiro não conseguiu levar a melhor. O rebote acabou sobrando para Briand, que só empurrou para o gol. 3 a 2!


O Lyon foi pra cima nos últimos dez minutos e conseguiu uma pressão formidável pra cima do Monaco. Lances de escanteio, cobranças de falta perigosas, muitos cartões distribuídos aos homens de marcação do time visitante. Mas nada disso foi o suficiente para o Lyon conseguiu empatar a partida no Gerland. De toda forma, o time jogou muito bem. Assim como o Monaco. Uma das melhores partidas da Ligue1 nessa temporada. Um jogaço, em todos os sentidos.

Próximo adversário: Agora o Lyon viaja até a República Tcheca para enfrentar o Viktoria Plzen no jogo de volta da Liga Europa. O jogo será na quinta-feira, dia 20, às 15h de Brasília. Até lá!



FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:





Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário