quinta-feira, 20 de março de 2014

Lyon perde para o Viktoria Plzen, mas assegura vaga pelo placar agregado

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi
Via: Vavel Brasil


A equipe francesa abriu o placar, mas sofreu a virada no segundo tempo; Viktoria Plzen teve um pênalti desperdiçado e não contava com o goleiro do Lyon bastante inspirado




Apesar da vitória de 2 a 1 no jogo de volta, o Viktoria Plzen foi eliminado pelo Lyon pelo placar agregado de 5 x 3. A equipe francesa venceu a primeira partida por 4 x 1 e jogou com o resultado embaixo do braço para garantir a passagem para as quartas de final da Uefa Europa League. Os gols da partida foram marcados por Gomis, na primeira etapa, e Kolar e Tecl na segunda.

A equipe tcheca não pôde contar com o zagueiro Lukas Hejda, que esteve ausente por lesão, e com o lateral Radim Reznik, por estar suspenso. O Lyon não teve à sua disposição o zagueiro Samuel Umtiti e o volante Gueïda Fofana, que se lesionaram na derrota sofrida para o Monaco. O meia Clément Grenier também continua fora, se recuperando de uma lesão no músculo adutor.

O Lyon conhecerá seu próximo adversário na Europa League no sorteio de amanhã, que será realizado às 8h30 da manhã, no horário de Brasília. As partidas das quartas de final serão disputadas apenas no mês que vem, mais exatamente nos dias 3 (ida) e 10 (volta) de abril. As equipes voltam à campo no próximo final de semana, pelos campeonatos nacionais. O Viktoria Plzen enfrenta o Sigma Olomouc no domingo (23) e o Lyon irá até a Guingamp, visitar o time da cidade no estádio Roudourou pela Ligue 1 no mesmo dia.

Gomis brilha e marca no final da primeira etapa

Logo no começo da primeira etapa, o Lyon exerceu bastante pressão no Viktoria Plzen, que mesmo assim conseguiu trocar bons passes até chegar próximo a área da equipe francesa. Aos cinco minutos de jogo, os Gones já tinham a iniciativa do jogo e o Viktoria ficou retraído em seu próprio campo. O time tcheco conseguia colocar velocidade na saída de bola, mas faltava mais capricho no último terço de campo, na hora de construir as jogadas ofensivas. Aos poucos, o Viktoria equilibrou mais a posse de bola, mas o erro em alguns passes fazia com que a segunda bola sempre fosse do Lyon, tornando o jogo menos fluído por parte das equipes.




Enquanto a melhor chance do Viktoria Plzen veio num chute do zagueiro Marian Cisovsky, que recebeu a bola livre dentro da área sem marcação e obrigou o goleiro Anthony Lopes a fazer uma grande defesa, o Lyon conseguiu acertar a trave durante o primeiro tempo. Após o meia Yoann Gourcuff cobrar uma falta, a bola bateu no atacante Bafétimbi Gomis, que apesar de não ter prestado atenção no lance, fez com que ela acertasse o poste.

O primeiro tempo ia se encerrando com uma pressão maior do Viktoria Plzen, que teve até alguns escanteios ao seu favor, mas não conseguiu produzir muito. Em um lançamento rápido, após cobrança de falta na defesa da equipe francesa, apareceu a individualidade de Gomis. O atacante, usando muito bem a sua força, conseguiu dominar a bola na direita avançando até a grande área. Após ficar de frente para a marcação, deu um corte no zagueiro, que foi o suficiente para desequilibrar o adversário e abrir espaço para o remate. Com um chute cruzado, o atacante colocou a bola no gol do goleiro Petr Bolek e marcou o primeiro gol da partida.

Tchecos reagem com dois gols, mas param na trave e no goleiro adversário

O segundo tempo seguiu no mesmo ritmo do primeiro, com o Viktoria Plzen tendo mais a posse de bola e o Lyon aproveitando os contra-ataques. O time francês chegou a levar mais perigo para os tchecos até os quinze minutos, quando a equipe da casa resolveu compensar a passividade ofensiva do primeiro tempo e marcou logo dois gols em um intervalo de dois minutos.

O gol de empate veio numa boa jogada pelo lado direito. O meia Patrik Hrosovsky cruzou para o centro da área, onde o meia Daniel Kolar apareceu livre, de frente para o gol, para colocar a bola no canto de Anthony Lopes. Dois minutos depois, o time tcheco conseguiu a virada. Após uma confusão dentro da área, o meia Petrzela cruzou na medida para o atacante Stanislav Tecl, que estava bem posicionado na pequena área e só empurrou a bola para dentro das redes, marcando o 2 a 1 para o time tcheco.

Nesta altura, o Viktoria Plzen precisava de mais dois gols para levar o jogo para prorrogação e continuou partindo para cima do Lyon. Aos vinte e quatro minutos o lateral Mamahadou Dabo cometeu falta no meia Jan Duris dentro da área, sendo marcado pênalti. O atacante Tecl, que já havia marcado um gol, foi para a cobrança e desperdiçou a penalidade chutando a bola na trave.

Aproveitando a larga vantagem, o Lyon continuou atrás aguardando a oportunidade ideal e o Viktoria Plzen continuou atacando. A equipe da casa mexeu, colocando os atacantes Marek Bakos e Tomas Wagner no lugar dos meias Daniel Kolar e Milan Petrzela respectivamente e o defensor Zdenek Konkal pelo meia Jan Duris. Apesar da pressão, o goleiro Anthony Lopes, que já tinha realizado um bom primeiro tempo, se tornou o grande nome da partida e impediu vários gols, ajudando a classificar a sua equipe para as quartas de final da Europa League.

FOTOS: olweb.fr


OS GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário