quinta-feira, 13 de março de 2014

Lyon espanta zebra e vence o Viktoria Plzen pelas oitavas da Europa League

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Vitória de virada por 4 a 1 praticamente encaminha a vaga do time francês para a próxima fase da competição




No primeiro confronto das oitavas de final da Uefa Europa League, o Olympique Lyonais levou a melhor em casa e venceu o Viktoria Plzen por 4 a 1. Os tchecos abriram o placar com Horava, mas o Gones viraram o jogo com dois de Fofana, um de Lacazette e outro de Mvuemba.

O jogo de volta será disputado no dia 20 de março, às 15h (horário de Brasília), no estádio Struncovy Sady. Antes, o Lyon enfrentará o Monaco pela Ligue 1 no próximo sábado e o Viktoria Plzen encara o FC Slovacko no mesmo dia, pelo campeonato da República Tcheca.

Horava abre o placar, mas Lyon cresce e empata na primeira parte

Os meias Clement Grenier e Yoann Gourcuff foram as principais ausências da equipe francesa nesta quinta. Grenier sentiu dores no púbis e Gourcuff está afastado por conta de uma fratura em duas costelas. O lateral Henri Bedimo ficou fora, após sofrer uma pancada no tornozelo na partida contra o Bordeaux, mas o volante Gueïda Fofana voltou a ser titular depois de ficar no estaleiro desde a partida contra o Chornomorets, pela fase anterior da Europa League.

Pelo Viktoria Plzen, três mudanças foram feitas em relação ao time que jogou no último domingo (9) contra o Sparta Praga. O lateral Roman Hubnik e os meias Milan Petrzela e Jan Kovarik foram colocados no lugar do lateral Radim Reznik, o meia Michal Duris e o atacante Tomas Wagner. Os três substituídos foram opção do técnico Dusan Uhrin no banco.

Mal começou o primeiro tempo e o Viktoria Plzen já abriu o placar. Em uma boa jogada trabalhada pelo lado esquerdo, o meia Jan Kovarik cruzou lançando a bola até a marca do pênalti. O meia Tomas Horava se livrou da marcação do lateral Mouhamadou Dabo e marcou de cabeça logo aos dois minutos de jogo. O Lyon cresceu na partida e tentava penetrar na defesa adversária com cruzamentos e fazia o goleiro Petr Bolek trabalhar com chutes de fora da área.

Aos 11 minutos, numa cobrança de escanteio, veio o empate. O meia Steed Malbranque cobrou o tiro de canto e a bola foi direto para o volante Gueïda Fofana, que a desviou com o joelho e mudou a sua trajetória direto para o gol.

O Lyon continuou superior até a reta final do primeiro tempo, enquanto o Viktoria Plzen, fechado em sua intermediária, apostava nos contra-ataques. O time tcheco até conseguiu levar perigo ao goleiro do Lyon, principalmente nos dez minutos finais da etapa inicial, mas não fez o suficiente para buscar a virada.

Lyon se impõe na base da velocidade e abre larga vantagem

O início do segundo tempo também foi movimentado. Em sete minutos, os franceses marcaram dois gols e praticamente selaram a vitória. Aos sete, a defesa do Viktoria Plzen afastou mal a bola após um chutão da defesa do Lyon. Malbranque recebeu de frente para a defesa do adversário e lançou para o atacante Alexandre Lacazette, que recebeu com espaço e avançou até a grande área, onde chutou para fazer o 2 a 1.

O Viktoria Plzen não teve forças para reagir e o Lyon aproveitava cada erro dos tchecos para criar oportunidades claras de gol. Tanto que o terceiro gol saiu graças a um contra-ataque. A defesa dos Gones conseguiu afastar a bola após a cobrança de falta do meia Pavel Horvath e com bastante velocidade, a bola chegou até Malbranque. Mais aberto pelo lado esquerdo, fez um passe para o volante Arnold Mvuemba: na meia-lua, o jogador dominou a bola no peito, já ajeitando para rematar à gol e fazer o 3 a 1.

As coisas continuaram dando certo para o Lyon, que fez o 4 a 1 numa jogada rápida. Lacazette partiu do lado direito e tocou para Fofana, que na entrada da área executou um chute colocado, para tirar a bola de Bolek e aumentar a vantagem da equipe francesa, aos 25 d segunda etapa.

O técnico Dusan Uhrin tentou dar ânimo ao seu time, tirando Kolar, Horvath e Pertzela para colocar em jogo o defensor Lukas Hejda e os atacantes Michal Duris e Marek Bakos. As mudanças do time tcheco não deram tanto resultado e o Lyon, seguro, controlou o jogo com calma e garantiu a larga vitória de 4 a 1.

FONTE: vavel.com.br/br
FOTOS: olweb.fr


OS GOLS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Um comentário: