domingo, 19 de abril de 2015

Derby termina empatado e Lyon prossegue na liderança da L1

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi
Adaptado do texto de: Renato Gomes (Vavel Brasil)


Duelo entre rivais termina igual após Lyon ter um expulso ainda na primeira etapa e ter alcançado o empate diante de um Saint-Étienne que pouco fez para conseguir a vitória




No clássico da região de Rhône-Alpes disputado pela 33ª rodada da Ligue1, Lyon e Saint-Étienne empataram em 2 a 2 num jogo com bastante polêmica por parte das duas equipes. Enquanto o time da casa teve um jogador expulso e um pênalti marcado contra, o treinador Galtier mexeu com na equipe ainda no primeiro tempo mostrando insatisfação com o que foi desempenhado pelo Saint-Étienne.


O empate deixa o Lyon como líder da Ligue1 ao lado do Paris Saint-Germain. As duas equipes possuem 65 pontos, mas o PSG ainda tem um jogo adiado a ser disputado. Já o Saint-Étienne perdeu a oportunidade de assumir a terceira posição e está com 57 pontos no quinto lugar, mesma quantidade do Marseille e dois a menos que o Monaco, terceiro colocado.

Hubert Fournier, treinador do Lyon, não teve três jogadores à disposição para o jogo deste domingo. O zagueiro Milan Bisevac, o lateral Mouhamadou Dabo e o meia Yoann Gourcuff estão lesionados e sob cuidado do departamento médico da equipe.


O ASSE também não pôde contar com três atletas. Os zagueiros Florentin Pogba e Bayal Sall estão com problemas na coxa, enquanto o meia Renaud Cohade sofre de uma lesão no joelho.

As equipes voltam a jogar no próximo domingo (26), pela 34ª rodada da Ligue 1.  O Lyon joga fora de casa contra o Stade de Reims e o Saint-Étienne recebe o Montpellier em seus domínios.

Lyon é superior, mas pênalti e expulsão levam Sainté a virar o jogo


A equipe do Lyon iniciou o jogo atacando de forma rápida e direta, usando a habilidade e velocidade de seus homens de frente para buscar espaços na defesa do Saint-Étienne. Após ter várias chances para abrir o placar, colocando uma bola no travessão e obrigando o zagueiro Loïc Perrin tirar em cima da linha em outro lance, o Olympique Lyonnais conseguiu fazer o 1 a 0 com Clinton N'Jie. Após receber a bola na intermediária e girar sobre a marcação, Nabil Fekir ficou de frente para defesa do Saint-Étienne e segurou a bola até ver N'Jie surgir do lado direito sem marcação. O camaronês recebeu em velocidade e, já dentro da área, finalizou cruzado para tirar qualquer chance de defesa do goleiro Stephane Ruffier.


Os visitantes não tiveram um bom início de primeiro tempo por não conseguirem esfriar a pressão do Lyon, que se mostrou efetiva a cada tentativa do Sainté em organizar uma saída de bola no seu campo defensivo. Tanto que, insatisfeito com o desempenho de sua equipe, o treinador Christophe Galtier resolveu realizar alterações na sua equipe ainda na primeira etapa. Paul Baysse, que sofreu com a velocidade dos atacantes do Lyon, foi substituído pelo ponta Romain Hamouma.

A partida parecia seguir favorável ao Lyon, mas um erro defensivo custou caro para a equipe da casa. Num momento de desconcentração, a defesa do OL deixou o ataque do Sainté frente a frente com Anthony Lopes. Após o goleiro conseguir impedir Max Gradel de finalizar, a bola sobrou para Landry N'Guemo na entrada da área. O volante chutou e a bola bateu no braço do zagueiro Lindsay Rose, que imediatamente foi expulso e fez com que o árbitro marcasse o pênalti. O ponta Gradel bateu a penalidade e empatou a partida para o Saint-Étienne.


Após sofrer o empate, o Lyon seguiu com a sua característica, mantendo a posse de bola, mas não teve tanto êxito em achar espaços pela compactação do Saint-Étienne e por estar com um a menos. Já o Saint-Étienne tentou contra-atacar em velocidade, mas teve dificuldade de acionar seus jogadores por conta da pressão exercida pelo adversário e pela falta de qualidade dos meio-campistas centrais ao tentar passar a bola de forma longa.

Sem tanto êxito jogando por conta própria, o Saint-Étienne conseguiu aproveitar nova falha da linha defensiva do Lyon e Hamouma, em velocidade, ficou na frente de Lopes, passou pelo goleiro com um drible da vaca e colocou a bola no fundo das redes para virar a partida para o ASSE antes do apito do árbitro finalizando a primeira etapa.

Jallet marca de cabeça e clássico termina com placar empatado


Já no início do segundo tempo, o Lyon aproveitou a bola parada para empatar o jogo. O baixinho Christophe Jallet antecipou a defesa do Saint-Étienne e colocou a bola entre o goleiro Ruffier e a primeira trave para empatar o jogo em 2 a 2.

Logo após o gol, o ambiente da partida esquentou entre os jogadores numa cobrança de escanteio do Saint-Étienne, com os jogadores se envolvendo numa confusão dentro da área causada por um atrito entre Max Gradel e Nabil Fekir. Após o árbitro advertir com cartão amarelo Anthony Lopes, por reclamação, e Gradel, pela atitude antidesportiva, o jogo voltou a ter a bola rolando.


O jogo seguiu com o Lyon tendo o domínio da bola em maior parte do tempo, mas sem levar o perigo que levou em outros momentos da partida pelo adversário ter corrigido seu setor defensivo. Sem a bola, o Saint-Étienne se limitou a defender e explorou os contra-ataques principalmente pelo lado do campo, para usar o futebol de Gradel e Hamouma como arma.

Na reta final, os visitantes tiveram a chance de virar o jogo num lance de bola parada. Após alçar dentro da área, Anthony Lopes subiu com Maxime Gonalons, que tirou a bola da área e, no rebote, N'Guemo chutou para o gol com o goleiro já fora do lance. Com Lopes retornando para debaixo das traves, Samuel Umtiti se posicionou em cima da linha do gol e impediu a bola de ultrapassar a linha e do rival virar o placar a seu favor.

Com lançamentos para seus atacantes, o Lyon tentou achar alguma oportunidade de concretizar a virada, mas com a equipe já alterada no setor ofensivo e com Alexandre Lacazette realizando um jogo abaixo do nível já mostrado durante a temporada, o empate de 2 a 2 acabou sendo o placar final do clássico entre Lyon e Saint-Étienne.


TEXTO: Vavel Brasil
FOTOS: olweb.fr / Vavel Brasil


MELHORES MOMENTOS:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário