quarta-feira, 1 de abril de 2015

Tem time especulando jogadores do Lyon? Pois então desconfie!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Grenier, Lacazette, Gonalons e Umtiti: crias da base do Lyon. É provável que eles não deixem o time por agora

A temporada europeia ruma-se para o seu final e é chegado o momento mais conturbado que envolve o futebol europeu: as especulações em torno das transferências do mercado de verão. Hoje em dia, sites com não muita credibilidade possuem o comum ato ventilar nomes por puro achismo para agradar duas vertentes:

A primeira vertente são os eufóricos torcedores do time para o qual especula-se certo jogador. Cria-se um imaginário lúdico na cabeça dos fãs e os sites não oficiais dos clubes começam até a imaginar como, supostamente, ficaria o futuro novo time, recheado das especulações;

A segunda, seriam os donos dos sites. Ser o primeiro veículo a disparar uma informação de que tal time estaria fechando com aquele bom jogador sempre trará acessos. Curiosos e ansiosos querem ficar por dentro das novidades e, mesmo pensando duas vezes, acessam o site para tentar acreditar nas falsas verdades.

A história são sempre as mesmas: jogador já estaria procurando apartamento em Paris; a esposa e os filhos foram vistos em um dos bairros de Londres; olheiros estavam no estádio para observar "Fulano de Tal" na partida do fim de semana; pai de "Beltrano" deu entrevista para uma rádio do interior. O repertório praticamente não muda.

OS MOTIVOS PARA O LYON SEGURAR ATLETAS

Acontece é que, especificamente neste fim de temporada, é preciso ficar ainda mais ressabiado com as transferências envolvendo saídas de jogadores do Lyon. Algum motivo em especial? Sim. Alguns!... E explico. O primeiro seria pelo fato do caixa do time está saudável. O Lyon não é um clube rico, mas também não deve a ninguém. Já adaptado ao fair-play financeiro há algumas temporadas, o presidente Jean-Michel Aulas - há 28 anos no comando do clube - talvez seja o dirigente mais pé no chão do futebol francês atualmente. Exatamente por isso, não haveria motivos para uma venda a qualquer preço.

Situação atual do Stade des Lumières, o novo estádio do Lyon

Outro fator - o mais forte -, que ajuda a explicar a teoria, é o fato de que o Lyon está construindo o seu novo estádio: o Stade des Lumières, que será particular (em parceria com a iniciativa privada), terá espaço para 59 mil torcedores, e está previsto para ficar 100% pronto no dia 29 de janeiro de 2016. Para comemorar o feito histórico do clube, o presidente Jean-Michel Aulas também já foi enfático várias vezes ao dizer que, se depender dele, o elenco atual, caso se classifique para a próxima edição da Liga dos Campeões, será inteiramente mantido para fazer parte da inauguração do estádio e poder ter a honra de jogar na equipe/temporada de inauguração do novo patrimônio do clube.

Projeção de como deve ficar a chamada OL Land, o complexo esportivo que o Lyon criou na cidade vizinha, Décines

Algo que também ajuda a manter o elenco, como já foi dito, é uma possível classificação para a próxima edição da UEFA Champions League. É preciso considerar que o Lyon não disputa a fase de grupos da competição desde a temporada 2011/2012 e que o clube era frequentador ferrenho do torneio desde o começo da década passada. Portanto, torna-se um marco para a história do clube voltar a disputá-la. Para isso, basta ser campeão ou ficar na segunda colocação (posição em que, até o momento deste post, o OL encontra-se na Ligue1). Caso fique em terceiro, precisaria enfrentar uma fase eliminatória antes de entrar nos grupos, o que torna-se arriscado, já que compromete o orçamento anual.

Dados os fatores, é preciso considerar que, de algum tempo pra cá, o Lyon não costuma liberar suas grandes estrelas por pequenas quantias de dinheiro. Como não se esquecer de Benzema indo para o Real Madrid por 41M de euros? E Essian assinando com o Chelsea por 38M de euros? Ou então o Toulalan assinando por 15M de euros pelo Málaga e Lloris indo para o Tottenham pelo mesmo valor? Vale lembrar que, com exceção de Benzema, todos eles já tinham mais de 25 anos. Juntando todos estes fatores já citados, você acha mesmo que o Lyon iria liberar nomes como Anthony Lopes, Grenier, Umtiti, Ferri, Tolisso ou Gonalons por uma quantia abaixo dos 25M de euros? Lacazette e Fekir por menos de 30M de euros? Pode até acontecer, mas é algo bastante improvável.

Jordan Ferri e Samuel Umtiti correm para comemorar um gol

PRINCIPAIS JOVENS ESTRELAS

Anthony Lopes é um goleiro franco-português, de 24 anos, que assumiu a titularidade do Lyon a partir do momento da veda de Lloris. O substituto natural do arqueiro do Tottenham seria o experiente Rémy Vercoutre, que acabou sofrendo uma lesão e ficou vários meses ausentes. Aquele que, até então, era o terceiro goleiro do time até poucos dias, Lopes chamou a responsabilidade e de lá pra cá não a deixou mais. Recentemente tem sido elogiado por toda a crítica francesa por ser um dos melhores goleiros da Ligue1.

Samuel Umtiti é um zagueiro/lateral-esquerdo, franco-camaronês, daqueles que aparecem no time de repente. Em determinada situação, o Lyon tinha diversos desfalques na zaga e ele acabou sendo chamados às pressas do time júnior. Nunca mais voltou pra base. Lateral no Lyon B, rapidamente tornou-se imprescindível no miolo de zaga do time principal. Com passagem pelas seleções de base de Camarões no sub-17 e da França, do sub-18 até o sub-21, Umtiti, mesmo com 21 anos, é o típico jogador de presença, um líder nato.

Jordan Ferri é um volante francês de 23 anos e foi aparecendo no Lyon aos poucos há três temporadas. Inicialmente, jogava improvisado na lateral direita, entrando no segundo tempo, na época quando o time era comandado pelo treinador Rémi Garde. Na primeira oportunidade que teve no meio de campo, rapidamente mostrou que estava pra ficar. Entrosado com o capitão Gonalons, Ferri tornou-se titular absoluto como segundo volante no OL.

Corentin Tolisso é um volante/lateral-direito de apenas 20 anos. Apareceu no time do Lyon de maneira até mais repentina que Umtiti. Jamais havia sido relacionado entre os profissionais e na semana seguinte já estava tendo chances entre os titulares. Mais do que ninguém, tornou-se peça fundamental no encaixe do time. Primeiro, como lateral direito (sua posição de origem), depois, Fournier percebeu que dava para utiliza-lo, melhor ainda, como terceiro volante. Tolisso impressiona por sua qualidade em chutes de fora da área e cobranças de falta com potência.

Maxime Gonalons é um volante francês de 26 anos. Capitão do time, é o maior exemplo para as jovens promessas do elenco. Pretendido diversas vezes pelo Napoli, o volante já foi enfático ao dizer que quer ser o capitão do Lyon na inauguração do novo estádio, nem que para isso ele perca mercado na Europa e tenha que jogar toda sua carreira no clube. Primeiro volante, austero, sério e quebrador de galho no setor defensivo, Gonalons é a essência da geração criada em Tola-Vologe. O atleta já teve diversas passagens pela Seleção Francesa.


Jordan Ferri, Maxime Gonalons e Corentin Tolisso comandam o meio-campo defensivo do Lyon

Clément Grenier é um meia francês, cerebral, de 24 anos, que carregou o Lyon nas costas na última temporada. Bate faltas ao mesmo modo Juninho Pernambucano. Seria titular absoluto, se não tivesse passado esta temporada inteira se recuperando de uma seríssima lesão, com direito a agravamento por estafilococos. Deverá retornar em breve ao cenário de protagonismo do time.

Nabil Fekir é um meia armador/atacante franco-argelino de 21 anos. O jogador assusta por sua extrema qualidade e habilidade com a perna esquerda. Jogador profissional há pouco mais de um ano, o atleta, recentemente, vivei um dilema: foi chamado para integrar a Seleção Argelina e a Seleção Francesa praticamente ao mesmo tempo. Optou pela França. Com a lesão de Grenier, assumiu o protagonismo no meio de campo do time de forma completamente estrondosa e tem a marca em 2014/15 de 31 jogos, 13 gols e 11 assistências. É o quarto artilheiro da Ligue1 e terceiro melhor passador.

Alexandre Lacazette é atacante (joga pelas beiradas ou pelo centro), de 23 anos e talvez seja o mais famoso jogador do Lyon no momento. Na temporada, possui 33 jogos, 27 gols e 7 assistências, é o artilheiro da Ligue1 e principal jogador do Campeonato Francês no momento. Recentemente, foi convocado novamente para a Seleção Francesa e marcou seu primeiro gol com a camisa gaulesa na vitória por 2 a 0 sobre a Dinamarca. É um jogador extremamente rápido, de instinto apurado e uma frieza absurda na frente do gol. Além disso, é bastante inteligente no toque de bola rápido na entrada da área.


Fekir e Lacazette formam a dupla mais temida do Campeonato Francês no momento

SIM! HÁ PEÇAS DESCARTÁVEIS

Repito que não é impossível que os jogadores deixem o clube. Tudo é possível no mundo do futebol, principalmente quando se envolve grandes cifras. A questão central aqui é que dificilmente o Lyon abrirá mão de suas pratas da casa quando se tem um planejamento a curto prazo pra elas e quando, obviamente, existe um cenário de possível grandes arrecadações monetárias para cada um deles. Especular uma transferência desses atletas (e demais outros do elenco) para times de segundo escalão da Europa - ou clubes endividados - é quase uma blasfêmia.

Mas calma lá! Nem todo o cenário está perdido. Se algum time ainda quiser levar um jogador desta ótima safra do Lyon, separamos alguns nomes que podem ser titulares em times da Europa e que, por algum motivo, não deram certos no Lyon, ou que poderiam deixar o clube por qualquer proposta razoável. São eles:

Milan Bisevac, zagueiro sérvio de 31 anos. Apesar de ser titular absoluto, a idade já começa a pesar. O defensor, que sofreu uma séria lesão e deverá voltar aos campos só na próxima temporada, poderia ter caminho livre, caso apareça uma proposta razoável.

Bakary Koné, zagueiro de 26 anos. Contratado junto ao Guingamp há três temporadas, Koné talvez seja o ponto fraco do Lyon quando ele está em campo. Atabalhoado e afoito, o defensor é extremamente inconstante: muitas vezes faz ótimas partidas mas, em outras, comete falhas bizarras. Contudo, apesar da idade, é um dos principais jogadores da Seleção de Burkina Faso há alguns anos e pode ser um grande ponto em termos de experiência para times menores.

Koné e Gourcuff batem bola no treinamento. Ambos podem deixar o clube em breve

Mouhamadou Dabo, lateral direito e esquerdo de 28 anos. Apesar de polivalente e de não comprometer a defesa quando é acionado, Dabo também não é um jogador que faz a diferença. Qualquer proposta baixa não faria Jean-Michel Aulas segurá-lo.

Arnold Mvuemba, volante de 30 anos. Mvuemba é ex-jogador do Lorient e chegou ao Lyon achando que teria espaço fácil no time. Mas, por má sorte dele, subiram da base Jordan Ferri e Corentin Tolisso, fora a chegada do então jovem Gueïda Fofana, vindo do Le Havre. Rapidamente foi jogado para escanteio e tornou-se peça no banco de reservas.

Steed Malbranque, meia de 35 anos. Cria da base do Lyon, Malbranque depois que voltou do futebol inglês, teve uma rápida passagem pelo St.Étienne e ficou uma temporada parado. Decidiu voltar ao seu time de origem e no OL está há três temporadas. E a cada dia vem perdendo espaço para os garotos. Este, se sair, não deve se aventurar em outro time. As chuteiras, provavelmente, seriam penduradas.

Yoann Gourcuff, meia de 28 anos. Este é um caso raríssimo no futebol. A maior contratação da história do clube: 22M de euros junto ao Bordeaux. Era a principal estrela do futebol francês naquele momento. Acontece que ele já está no clube há cinco temporadas, sofreu 18 lesões e só jogou uma partida inteira em 23 oportunidades. Além disso, é aquele que tem, disparadamente, o maior salário do elenco. Alguns veículos já especularam que ele recebe algo em torno de 400 mil euros semanais. Definitivamente, trata-se de um dos piores custos benefícios da história do futebol. Apesar de ser queridinho do presidente, ele deve deixar o clube, ainda mais por estar com contrato encerrando. Arsenal, Rennes e Bordeaux já apareceram como possíveis candidatos a levá-lo.

Gourcuff sentindo o seu clássico problema na coxa, no último jogo, contra o Nice

Mohamed Yattara, atacante de 21 anos. O jovem guineense, apesar de ter muito a evoluir, ainda não conseguiu apresentar um futebol de encher os olhos. Antes de vir da base, Yattara já esteve emprestado por três clubes de menor escalação na França: Arles-Avignon, Troyes e Angers. Este último, na temporada passada, foi um dos artilheiros da Ligue2. Ainda assim, quando se apresentou pelo Lyon na atual temporada, se mostrou um atacante muito afoito e desesperado para mostrar serviço. Acredito que o Lyon não veria empecilhos para ele tentar um novo caminho em um time diferente.

Yassine Benzia, atacante de 20 anos. Alguns irão se surpreender por este blog citá-lo. Benzia, desde os 17 anos, vem alternando entre o Lyon e o Lyon B, mas nunca conseguiu se firmar. Com passagens extremamente vitoriosas por todas as seleções de base da França, o atacante tem um grande problema: cabeça fraca. Pela pouca idade e um potencial muito grande, muitas vezes Benzia acha que deveria ter mais oportunidades que vem tendo e causa problemas internos. Como medida educacional, a equipe técnica acaba deixando-o algum tempo no time B. Além disso, o atacante também, frequentemente, vem sendo incomodado por lesões. Para tirá-lo do Lyon, é preciso uma quantia de dinheiro razoável - e somente isso. Assim como foi com Anthony Martial, que transferiu-se para o Monaco no início da atual temporada.

Benzia: jovem com muito potencial e pouco psicológico. Acaba ganhando poucas chances

Em suma, basicamente é isso: o Lyon prepara um time praticamente inteiro formado em Tola-Vologe, seu centro de treinamentos. De lá já saíram, recentemente, nomes como Karim Benzema, Hatem Ben Arfa, Loïc Rémy, Anthony Mounier, Alassane Pléa, Mouhamadou-Naby Sarr, Anthony Martial, Enzo Reale, Jérémy Pied, Lamine Gassame, Ishak Belfodil, Timothée Kolodziejczak, entre outros. A grande questão é que, agora, os pratas da casa são protagonistas e não apenas meras esperanças. E o Lyon, para abrir mão deles, vai querer dinheiro, muito dinheiro. Se não for um grande clube especulando, não há motivos para imaginá-los deixando o clube.

FOTOS: fotbollskanalen.se / Le Figaro / olweb.fr / BBC / Le Libero / LyonMag / Le Progrès / L'Equipe / Olympique-et-Lyonnais


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário