sábado, 14 de abril de 2018

Lyon passa tranquilo pelo Amiens e continua focado na 3ª colocação

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Time visitante praticamente não finalizou no jogo. OL aproveitou as boas chances que teve e esmagou o adversário com extrema facilidade




A 33ª pode ser decisiva para o Campeonato Francês. Mas isto em termos de título: o PSG pode liquidar de vez a competição, mas os “humanos” ainda colocam em disputa outras coisas, como as vagas para as próximas edições de competições europeias, assim como também a fuga para o rebaixamento para a Ligue 2. O Lyon é um desses que briga para se classificar para a próxima edição da Liga dos Campeões. Para isso, como disse o próprio treinador do time, precisa encarar todos os próximos jogos como final, para não dar mole para o Marseille, principal adversário na briga. Vencer o Amiens hoje, era, portanto, uma final!

Para bater o adversário, Bruno Génésio estranhamente mudou sua formação inicial. Armou o time no 4-4-2 – uma tática que costumeiramente não passa nem perto de utilizar. Desta vez, Memphis Depay jogando mais centralizado, atrás da dupla de ataque, que era formada por Traoré e Mariano Díaz. Fekir, voltando de uma lesão no joelho de quase dois meses, retornava, mas no banco de reservas – sem pressa para o retorno. Nesta reta final de temporada, os laterais titulares finalmente foram definidos pelo treinador: Rafael na direita e Mendy na esquerda. Veja como ficou:




Pelo time visitante, a formação tática foi o tradicional 4-2-3-1, com quatro homens de frente com relativa qualidade – o que, inclusive, deixa o time com condições razoáveis na Ligue 1 (13º colocado). O front era liderado pela ex-promessa Gaël Kakuta. Ao lado dele, nomes como Serge Gakpé, Harrison Manzala e Moussa Konaté. Esse ataque poderia ser ainda mais forte se não fosse a única ausência de Christophe Pélissier para o jogo. Ele não pode contar com o atacante Lacina Traoré, com recentes passagens pelo Monaco. Ainda assim, o Amiens tinha uma equipe fisicamente muito forte e este seria o principal problema que o OL enfrentaria no duelo. Abaixo, a formação dos onze iniciais:




Empurrado por sua torcida em um Groupama Stadium nem todo lotado, o Lyon impôs uma pressão bem forte no adversário logo nos primeiros minutos. Para se ter uma ideia, nos primeiros quatro minutos de bola rolando, o OL conseguiu quatro boas oportunidades de finalizar com perigo, inclusive com dois lances de bola parada em escanteio. O placar não foi aberto rapidamente por falta de capricho.

Depois de assustar logo nos primeiros minutos, o Lyon tirou um pouco o pé do acelerador e não exercia mais aquela força, pressionando a defesa do adversário quase toda dentro da grande área. A próxima boa oportunidade de concluir em gol só apareceu aos 15’ de jogo, quando em uma tentativa de corte mal feito da defesa adversária, Traoré recuperou, tabelou com Mariano Díaz e chutou em direção ao gol. A bola tinha o cantinho como destino, mas passou raspando a trave.

O jogo tomava proporções de ficar modorrento. Nada aconteceu entre 20 e 30 minutos de jogo. O Amiens, inclusive, ensaiava uma tentativa de chegada, envolvendo a velocidade de seus homens de frente. No entanto, Lopes não trabalhou muito. Em uma dessas jogadas de ataque do time visitante, o OL recuperou e saiu em velocidade com Traoré. Ele foi até a entrada da área, passou para Memphis que abriu do outro lado, onde estava Mariano Díaz. O espanhol cortou para o meio, tirou dois do lance e bateu para abrir o placar: 1 a 0!


Além das chegadas no comecinho do jogo e o chute de Traoré de fora da área aos 15’, o Lyon não tinha produzido muito. Vezes, Mariano Díaz tinha que buscar o jogo na altura da intermediária e pelas beiradas também para tentar conseguir receber bolas. Mas, definitivamente, a formação tática diferente trazia problemas para a construção de jogadas ofensivas. Isso significa que o gol teve uma pitada de sorte também, já que as chances estavam escassas.

Apesar do Amiens ter uma frente de ataque considerável, as poucas jogadas criadas no primeiro tempo envolveram muito o lado direito do campo. Quem era muito acionado era o bom lateral marroquino El Hajjam, que atuou muito bem na parte ofensiva e defensiva. Mas, mesmo com todo o esforço, o time alvinegro foi presa fácil na primeira etapa e precisava de muito mais para sucumbir a defesa dos Gones.

No finzinho ainda da primeira etapa, o Lyon sondou com o segundo gol por duas vezes. Talvez, por já ter um gol marcado, o time tinha mais paciência com a bola no pé e, consequentemente, mais sabedoria para conseguir trabalhar as jogadas em busca da dobra no placar. Em um dos lances, Rafael chegou bem pela linha de fundo e cruzou para Memphis Depay completar com uma ótima finalização de cabeça, bem defendida pelo goleiro Gurtner.

O Lyon voltava bem para o segundo tempo. Antes mesmo de completar 10’ da etapa final, quase conseguiu o segundo gol. Mais uma vez, uma ótima oportunidade foi criada e não convertida. Desta vez, cruzamento de escanteio para a finalização do brasileiro Marcelo, de cabeça – praticamente igual aos dois gols da semana passada. O goleiro Gurtner evitou bem aquilo que seria o segundo do OL.

Sem conseguir construir boas jogadas de ataque, o Amiens voltava para o segundo tempo com a mesma pegada apática do segundo. Christophe Pelissier tentou mudar isso, ao colocar Stiven Mendoza – conhecido do torcedor brasileiro – no lugar de Moussa Konaté. Era a primeira troca no jogo. E foi o próprio Mendoza quem criou a primeira boa oportunidade de gol para os visitantes no segundo tempo, depois de chuveirinho na área e cabeçada, para boa defesa de Lopes.

E entrada de Mendoza não mudou muito o cenário do jogo, apesar da oportunidade criada. Pelissier mudou de novo, colocando Fofana no lugar de Gakpé. Mas era o OL quem chegava por duas vezes. Na primeira, Traoré entrou na área e o goleiro evitou. No rebote, Memphis tentou de novo e a zaga cortou. No lance seguinte, em escanteio, após bate-rebate na área, foi Mariano Díaz quem desperdiçou, finalizando dentro da área, mas mandando pra fora.

Aos 30’ do segundo tempo, o Lyon mexeu pela primeira vez. Entrou Nabil Fekir, capitão que não jogava desde o dia 25 de janeiro por artroscopia no joelho, para a saída de Mariano Díaz. Logo depois, foi Ferri quem entrava no jogo para a saída de Aouar. Foi uma jogada dos dois que quase culminou em gol. Fekir carregou muito bem no meio de campo e abriu para a direita. Ferri cruzou rasteiro, mas Gurtner evitou bem com os pés.

Na sequência, Pelissier queimou sua última troca com Cornette no lugar de Manzala. Nada de efeito. O Amiens praticamente assista o OL jogar e não conseguia criar nada na parte ofensiva. Foi o Lyon quem puxava as rédeas do jogo e conseguiu dobrar o placar aos 38’ do segundo tempo. Traoré carregou a bola na velocidade pelo lado direito. Foi até o fundo e cruzou para a área. Memphis Depay apareceu sozinho para concluir! 2 a 0.

Dois minutos após marcar o segundo gol, o Lyon conseguiu mais um. Foi em jogada de Fekir, que carregou a bola de fora da área até quase a pequena área. Quando finalizou, foi prensado. No rebote, lá estava Traoré para concluir. 3 a 0! Perto do fim, ainda deu tempo de Cornet voltar ao time – também depois de lesão, substituindo Ndombélé. Mas teve pouco tempo em campo. OL consolidou o jogo com um ótimo 3 a 0. Tranquilo e focado.

O próximo confronto do Lyon será diante do Dijon, na próxima sexta-feira (20), às 16h do horário de Brasília. O jogo é válido pela 34ª rodada do Campeonato Francês e será disputado fora de casa, no Stade Gaston Gérard. Parafraseando Bruno Génésio, o jogo será encarado como mais uma final. Até lá!

FOTOS: olweb.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


GOLS DA PARTIDA:

1-0 - Mariano Díaz:

2-0 - Memphis:

3-0 - Traoré:


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário