sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Na briga pela liderança, Lyon marca golaço no finalzinho e garante vitória diante do Bordeaux

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Leo Dubois acerto um chute raríssimo praticamente no apagar das luzes para garantir o topo ao menos provisório do OL no Campeonato Francês



O Lyon vem de uma semana das mais animadas possíveis. Além de reencontrar as vitórias, o time também bateu o seu maior rival por 5 a 0 no último fim de semana e teve toda a confiança para retornar aos trabalhos na mais santa paz e com o apoio do torcedor. O OL ainda briga pela liderança da competição e era justamente isso que estava em jogo nessa abertura da 22ª rodada. Caso vencesse, passaria ao menos momentaneamente o Lille e o PSG na tabela e reassumiria a ponta. Já o Bordeaux queria escalar a tabela e entrar na parte de cima, já perto do G4. 

Além de jogar em casa, o Lyon tinha uma grande vantagem também em relação ao elenco disponível para jogar a partida. Nenhum desfalque para o técnico Rudi Garcia, que teve carta branca para montar o melhor que pudesse. Cornet e Aouar retornaram de lesão e Lucas Paquetá voltou de suspensão. Mas, mesmo assim, ele preferiu não escalar nenhum deles e acabou repetindo o time da goleada do domingo como forma de premiar a atuação passada. Assim ficou:


O Bordeaux já não tinha assim tanta sorte como o OL na escalação de seu time. Dois jogadores sequer viajaram por causa de suas lesões. O meia Zerkane e o volante Otávio são ausências de departamento médico. O brasileiro, inclusive, com uma lesão de longo prazo, acabou dando espaço aos relacionados para o jovem Lacoux, que subiu do Bordeaux B para ajudar o técnico Gasset. Como principal arma no time titular, o GdB tinha a presença de Hatem Ben Arfa, cria da base do OL. Veja a escalação inicial dos Girondinos:


Quando a bola começou a rolar, o Lyon foi levemente surpreendido pela postura do Bordeaux. Gasset fazia seu time jogar de forma que neutralizava muito o ataque dos Gones, que é o ponto forte, principalmente na criação das jogadas de gol. Memphis Depay, por exemplo, era plenamente anulado pela defesa girondina que não tinha muitas dificuldades defensivas e até se arriscava em contra-ataques.

A primeira chance de jogo foi aos 16’ com um belíssimo chute de fora da área de Bruno Guimarães. Ele recebeu um bom passe de Toko Ekambi, vindo da esquerda e, da entrada da área, conseguiu bater colocado. A bola tinha muito destino, mas Costil conseguiu buscar bem no cantinho e evitou o que seria o primeiro gol. Minutos depois, o OL perdia Denayer com uma fisgada na coxa e dava lugar a Diomande, que entrava em campo com 22’ de bola rolando.


Enquanto o OL tentava achar seu espaço, principalmente ofensivamente, o Bordeaux não tinha muitos recursos. Dependia um pouco da velocidade de Kalu, da mobilidade de Ui-Jo e o talento de Ben Arfa. O perigo eram as jogadas de contra-ataque, uma vez que o OL detinha a posse de bola, apesar de ter muitas dificuldades até mesmo na parte de criação das jogadas, já que Paquetá e Aouar não estavam entre os titulares.

Ainda assim, o Lyon teve um momento de muita sorte aos 32’ quando Memphis Depay inverteu com Toko Ekambi e apareceu no lado esquerdo do campo. Ele achou espaço para fazer um cruzamento que acabou ficando fácil para a defesa do Bordeaux, se ela não tivesse se atrapalhado. A bola rebateu igual pinball e sobrou para Toko Ekambi, que estava fixo na área e acabou empurrando para as redes, marcando o 1 a 0!


Naturalmente, o Bordeaux precisou sair pro jogo após o gol sofrido. Obviamente isso mudava um pouco o cenário com a bola rolando. Tentava empurrar um pouco o OL no seu campo de defesa, mas tinha muita pouca qualidade, principalmente por conta da ofuscada situação dos seus homens de frente, que não resolviam e não criavam. Oudin, por exemplo, sequer parecia ter pegado na bola na primeira etapa.

Ao mesmo tempo em que o OL tinha a vantagem no placar, também corria certos riscos. Sentou demais no gol criado e parou de atacar a partir dali. Durante todo o segundo tempo, fora o chute do Bruno Guimarães e, obviamente o gol marcado por Toko Ekambi, não existiu mais nenhum movimento de finalização clara dos Gones na meta do goleiro Costil. Muito pouco para quem almeja voltar à liderança.


Esse perigo que o OL corria no final da primeira etapa, se converteu em problema real no comecinho do segundo tempo. O Bordeaux voltou com muito mais fome e teve três chances boas de construir o seu gol de empate, que acabou saindo aos 10’ da etapa final. A jogada começou numa saída errada de Thiago Mendes. Adli recuperou, acionou Oudin (que agora aparecia). A assistência para Kalu foi perfeita no cruzamento e o placar ficava igual ali: 1 a 1!

Imediatamente, o Lyon fez duas trocas. Rudi Garcia tirou de campo Caqueret e Toko Ekambi para as entradas de Paquetá e Cornet. Mas o que era pra ser uma mudança inclusive de postura do time, não aconteceu. Muito pelo contrário! O Bordeaux fazia um segundo tempo muito melhor que o do Lyon, chegava mais e praticamente não dava espaços para o OL aparecer com seus homens de frente.


Sem surtir efeito, Rudi Garcia mexeu de novo mais duas vezes e já queimava todas suas alterações aos 26’ do 2º tempo: Aouar e Slimani entraram em campo para as saídas de Bruno Guimarães e Tino Kadewere, respectivamente. E Gasset logo logo mexeria também, tirando o autor do gol, Kalu, para dar lugar a outro atacante: De Préville. Nesse momento, o jogo tinha cerca de mais 15’ antes de chegar ao seu fim. 

Aos 35’, uma chance de lado a lado. No primeiro, o Lyon quase ficou na frente de novo do marcador depois de um cruzamento de Cornet. O marfinense colocou rasteiro na área e Koscielny acabou dando uma furada enorme. A bola sobrou no susto para Slimani, que ainda tentou finalizar, mas pra fora. Na resposta, Oudin apareceu na esquerda e quase virou o jogo, e não fosse ótima saída de Anthony Lopes. 


Depois, mais duas mexidas no Bordeaux, com Poundjé e Traoré entrando nos lugares de Oudin e Ui-Jo, respectivamente. E o jogo ficava mais animado. Em jogada de individual de Paquetá, ele foi travado por Benito na entrada da área e a arbitragem viu falta. Na cobrança, o brasileiro quase surpreendeu Costil, que espalmou. Na resposta, Poundjé quase acerta um chute rasteiro de fora da área.

No finzinho, quando parecia tudo encaminhado, Gasset resolveu trocar Ben Arfa pelo jovem Lacoux. Não deu nem tempo do garoto encostar na bola e o OL acionou um contra-ataque com Cornet na esquerda. Ele foi até o fundo e cruzou bem. A bola sobrou para Dubois na segunda trave. Ele tentou fazer um novo cruzamento e aos 47’ do 2º tempo, marcou um gol antológico e no ângulo, carimbando a vitória sofrida, suada e talvez nem merecida do OL no jogo.


Agora o Lyon reserva suas forças para enfrentar o Dijon, pela 23ª rodada do Campeonato Francês. Esse jogo acontecerá também às 17h, mas do dia 3 de fevereiro, quarta-feira da semana que vem, onde toda a rodada será realizada no mesmo dia. OL continuará sua saga pelo título da Ligue 1. Até lá!

FOTOS: Getty Images | ol.fr
CAMPINHOS: Téléfoot


OS MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário