quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Segue o líder! Lyon vence o Lens em jogo disputadíssimo e se isola no topo da Ligue 1

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Além de fazer o dever de casa e vencer por 3 a 2, o OL contou com os tropeços de Lille, que perdeu para o Angers e do PSG, que empatou fora de casa diante do Saint-Étienne




O Lyon entrou em campo na tarde desta quarta-feira (6) para realizar sua primeira partida no ano. Em uma temporada normal, o time ainda estaria voltando de uma intertemporada e fazendo amistosos ou mesmo jogando contra um time pequeno da Copa da França. Mas não era isso que acontecia hoje no gramado do Groupama Stadium. Os Gones, muito pelo contrário, tinham uma missão bem difícil: segurara o ímpeto do Lens, time recém promovido da Ligue 2 e que já começa a incomodar a parte de cima da tabela. Além disso, o OL também precisava defender sua novíssima liderança na competição.

Em campo, Rudi Garcia mexeu em algumas peças, mas não na formação que vinha usando recentemente. Com quatro desfalques importantes, o técnico precisou ser criativo. Sem poo zagueiro Marcelo (suspenso), o volante Bruno Guimarães (COVID-19), e os atacantes Toko Ekambi (COVID-19) e Dembélé (braço quebrado), ele colocou Diomandé na zaga, Thiago Mendes no meio e optou por tirar Cornet da lateral e jogá-lo como atacante. De Sciglio ocupou o lado. Assim ficou o OL:


No lado do Lens, o time também não abriu mão de usar a formação que vinha atuando nos últimos jogos. Franck Haise vem montando o time com uma formação com três defensores e dois laterais mais abertos, praticamente um 3-4-3 com a bola e um 5-3-2 sem a bola. Sem poder contar com o zagueiro Facundo Medina e o meia Tony Mauricio, o time Sang et Or não perdia suas forças com isso. O quarteto formado por Fofana, Kakuta, Sotoca e Ganago era um problema iminente para a defesa dos Gones. Veja como ficou escalado o Lens:


Quando a bola começou a rolar, o Lyon já logo teve uma excelente oportunidade de abrir o marcador com apenas seis minutos de bola rolando. Foi um passe mágico de Paquetá, envolto a três marcadores e mesmo assim conseguiu acionar Cornet – hoje jogando no ataque – abrindo pelo lado esquerdo. O marfinense esbanjou velocidade, pegou a bola, mas finalizou pra fora, no cantinho, caprichosamente pela linha de fundo.

A resposta do Lens só apareceu aos 16’ de jogo. O lateral Clauss avançou com relativa liberdade até chegar na entrada da área. Dali, resolveu arriscar e acabou acertando um perigoso chute rasteiro e bem forte. Tinha destino claro. Anthony Lopes apareceu para fazer uma defesa salvadora que poderia abrir o placar da partida. A partir dali, o Lens começou a melhorar um pouco no jogo.


O Lyon era, definitivamente, muito forte no ataque. A movimentação criada por Kadewere, Memphis Depay e Aouar causava uma bagunça. Cornet parecia um pouco destoante do resto do ataque. E foi uma jogada de Memphis de Aouar que quase saiu o primeiro gol do OL. A segunda chance bem perigosa dos Gones apareceu aos 24’ de jogo. O meia do OL recebeu do holandês e girou já batendo da entrada da área. Foi uma excelente defesa de Leca.

Na segunda metade do primeiro tempo, o Lyon começou a errar muito no setor ofensivo. Isso prejudicava bastante o andamento do jogo. A crítica mais forte era em relação as bolas paradas. O OL desperdiçou várias oportunidades não somente de escanteio, como também em cobranças de falta. O Lyon teve umas duas ou três chances realmente boas nesse sentido e não soube aproveitar.


Por sorte, num lapso de qualidade e muita velocidade, o gol do Lyon apareceu ainda no primeiro tempo. Uma jogada que começou com Memphis Depay perto da linha do meio de campo. Ele acionou Paquetá e correu. O brasileiro já lançou Kadewere, que só fez uma deixadinha para o mesmo Memphis Depay aparecer sozinho na entrada da área. Ele só teve trabalho de empurrar para as redes e marcar: 1 a 0!

O Lens tentou a reação na sequência do jogo e antes ainda do intervalo teve uma cobrança de falta praticamente na linha da grande área. Na cobrança de Gaël Kakuta, a bola rebateu na na zaga e depois ficou viva no alto, com Lopes não conseguindo alcança-la, mas de toda forma já tinha sido marcada a falta no goleiro. O OL não correu riscos grandes no 1º tempo, mas poderia ter um ímpeto ofensivo maior.


Já no segundo tempo, o Lyon voltou com tudo. Com menos de um minuto de bola rolando, o placar já havia sido dobrado. Em jogada ofensiva de extrema velocidade, o OL chegou pela direita e Dubois fez o cruzamento. A bola foi defendida por Leca e acabou resvalando no zagueiro Fortes. Nem deu tempo de tentar salvar e o gol contra acabou acontecendo logo no retorno: 2 a 0!

E o OL estava imparável. Logo na sequência do segundo gol, o terceiro acabou aparecendo naturalmente. Mais uma jogada de extrema velocidade e talento do ataque, Memphis Depay trocou passes com Paquetá e Cornet saiu sozinho na área. Ele perdeu o gol, mas acabou sendo derrubado pelo goleiro Leca. A arbitragem marcou pênalti sem precisar consultar o VAR e Memphis Depay marcou o segundo dele no jogo: 3 a 0!


E não pense que o Lens estava morto em campo. De maneira bem rápida também, eles conseguiram diminuir a vantagem do OL no placar. Em jogada de velocidade e em contra-ataque, Ganago carregou a bola e depois acionou Kakuta. O meia fez todo o trabalho até fazer a assistência para Sotoca receber na esquerda. Ele dominou, cortou pra dentro, entrou na área e bateu no ângulo. Golaço aos 11’ da etapa final: 3 a 1!

Perto dos 20’ de jogo, o Lyon perdeu Dubois por lesão. Acabou sentindo dores na panturrilha. Cherki entrou, Cornet voltou pra lateral esquerda e De Sciglio ia para a direita. Depois disso, foi Aouar quem saiu de campo, dando lugar a Caqueret. Sylla também entrou no Lens, substituindo Boura. Pouco tempo depois, Franck Heise trocava mais duas vezes, com Banza e Kalimuendo nos lugares de Sotoca e Ganago, respectivamente.


Já perto do fim da partida, o jogo entrava num ritmo bem lento. Claramente notava-se um Lens bem intenso na parte ofensiva, tentando buscar alguma coisa, mas não tinha qualidade para tal. Esbarrava na defesa bem postada e inclusive numa ótima atuação do jovem zagueiro Sinaly Diomandé. Heise, no fim, ainda colocou Michelin e Pereira da costa para as saídas de Clauss e Fofana. Era a última cartada do time visitante.

No finzinho do jogo, Rudi Garcia queimou suas três últimas mexidas com Bard, Jean Lucas e Benlamri entrando nos lugares de Cornet, Paquetá e Memphis Depay, respectivamente. Aproveitaria os últimos minutos para segurar o ataque do Lens, mas não foi isso que aconteceu. Kalimuendo fez boa jogada no fundo e tocou para trás e Doucouré acabou fazendo um belíssimo gol, no ângulo: 3 a 2! Mas dali e em diante não deu tempo para uma reação maior.


O Lyon agora tem como foco a sua partida diante do Rennes, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Francês, encerrando o primeiro turno da competição. O confronto será fora de casa, no Roazhon Park. A partida será no próximo sábado (9), às 17h do horário de Brasília. Até lá!

FOTOS: ol.fr | Getty Images | Ligue1
CAMPINHOS: Ligue1.fr


OS GOLS DA PARTIDA:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário