domingo, 2 de outubro de 2022

Lyon se segura bem, mas sofre gol de pênalti no finalzinho e soma quatro derrotas seguidas

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Lens foi bastante superior o jogo todo, mas tinha dificuldades de achar espaços. OL pouco criou, não deu sequer um chute ao gol, e mereceu o placar desfavorável




O Lyon começou a Ligue 1 muito bem, até surpreendendo boa parte de sua torcida, que esperava uma temporada relativamente modesta. Chegou a duela ponto a ponto contra o PSG e o Marseille, mas acabou tropeçando nas últimas três partidas, justamente contra times de nível técnico igual ou superior – além do Lorient, que vem brilhando nesse princípio de ano esportivo. O duelo desse domingo, fechando a 9ª rodada, seria mais um desses. O Lens tem um ótimo time e um técnico incrível a ponto de entrar como favoritos. Uma quarta derrota consecutiva poderia colocar o técnico do Lyon, Peter Bosz, em maus lençóis.

E por falar em lençóis, o Lensois entrava em campo sem surpresas no Stade Félix Bollaert-Delelis, no norte da França. O técnico Franck Haise tinha apenas dois desfalques e que não são peças tão fundamentais no funcionamento do seu time: o goleiro reserva Fariñez e o lateral Gradit. Ainda assim, mudanças em relação ao último jogo, com Frankowski sendo preterido por Machado. O meio campo e o ataque são considerados os pontos fortíssimos do Lens, e ele estava mantido. Assim ficou:


Já no Lyon, muitas mudanças. Peter Bosz voltou da data Fifa sem alguns jogadores importantes, como Gusto, Lukeba, Tolisso, Faivre e Dembélé, com uma crítica severa ao time francês sub-21 por usar Lukeba em dúvida no segundo compromisso deles. Completava a lista de desfalques o caso cirúrgico do goleiro reserva Pollersbeck. De toda forma, Bosz optou por improvisar na lateral direita, com Henrique começando no setor. Na zaga, Diomandé herdou o espaço de Lukeba. Cherki era outro que ganhava chances pelo meio, mas o trio de ataque foi mantido. Veja como ficou:


Stade Félix Bollaert-Delelis tomado de torcedores querendo ver o bom momento do seu time e o Lens não começou fazendo feio. Rapidinho já dava para notar que seriam eles quem ditariam o ritmo de jogo. O OL até tentou começar equilibrando as ações, mas notadamente era o time da casa quem detinha a batuta e, assim, tentava achar espaço para criar o seu primeiro gol, principalmente usando as beiradas.

Aos trancos e barrancos, o Lyon ia conseguindo segurar a barra, apesar do gol adversário parecer algo iminente. Só que essa pressão colocada pelo Lens nos primeiros minutos, começou a ter um efeito rebote, o time parece ter se cansado muito rapidamente e não conseguia realmente furar o esquema que o OL montou, mesmo parecendo ser frágil num primeiro olhar.


Não à toa, o Lyon foi quem incomodou pela primeira vez algum goleiro no jogo. Lacazette, aos 26’, arriscou do meio da rua, a bola pegou um desvio e por muito pouco não encobriu o bom goleiro Samba. A bola já havia fugido dele, inclusive. E só foi parar quando tocou no travessão. Naquele momento do jogo, isso parecia ser a melhor forma do OL encontrar o gol mesmo, chutes quando houvesse brecha.

Menos de cinco minutos depois, o Lens finalmente conseguiu uma forma de achar algum jogador em condições de finalizar, mas ele desperdiçou. Foi uma jogada que começou aos pés do goleiro Samba. Ele fez um lindo lançamento em velocidade que Pereira da Costa conseguiu alcançar e deixar Thiago Mendes pra trás. Mas quando entrou na área, pronto para finalizar, deixou a bola pra trás e perdeu o lance.


Aos 38’, o Lens apareceu de novo. Sotoca puxou em velocidade pelo meio e abriu para Openda fazer o mesmo pela direita. O camisa 11 fez tudo certinho e cruzou para a área em passe rasteiro. Por lá, quem apareceu foi o zagueirão Medina para completar em gol. Sem o cacoete necessário, até conseguiu finalizar bem, mas quem brilhou mesmo foi o goleiro do Lyon, Anthony Lopes, que saiu aos pés dele de forma plástica e salvou o OL.

No finzinho, o Lens apareceu de novo para fazer valer sua força. Dessa vez, quem construiu a jogada foi Cabot, no lado direito do ataque. Ele fez um cruzamento perfeito para Openda aparecer sozinho na área e cabecear. Tudo foi milimetricamente pensado, até a defesa de Lopes, que mais uma vez apareceu no momento certeiro para evitar aquele que seria o primeiro gol. Lens foi muito melhor no 1º tempo.


Já não é segredo que o Lopes, quando quer decidir um jogo, ele decide. Isso acontece com alguma frequência. Porém, outro jogador que chamava bastante a atenção na partida de hoje era Sinaly Diomandé, fazendo sua primeira partida oficial na temporada. Praticamente ganhava todos os duelos e tinha um posicionamento irretocável quando era necessário. Partida brilhante.

No segundo tempo, o jogo acabou por espelhar aquilo que já se desenhava na primeira etapa. O Lens com mais volume de jogo, mas com dificuldades para chegar. O Lyon tendo pouquíssimas chances com a bola no ataque e todo atrapalhado. Logo no comecinho da etapa final, mais duas chances para o time da casa. A primeira com Openda passando fácil por Henrique e parando em Lopes (de novo). E a segunda com Pereira da Costa perdendo uma chance dentro da grande área e mandando por cima.


Haise queria a vitória, mexeu aos 26’ de jogo colocando Saïd e Claude-Maurice nos lugares de Pereira da Costa e Openda, respectivamente. Oxigenar o ataque poderia ser interessante para o time da casa, mas o OL vinha com mexida tripla em sequência. Saíram Tagliafico, Cherki e Lacazette para as entradas do estreante Kumbedi, Reine-Adélaïde e Barcola, respectivamente. E o Lens continuaria no ataque.

Primeiro foi Cabot, que aproveitou uma bola rebatida e meteu um chutaço da entrada da área até a bola tocar na trave direita de Lopes com muito veneno. No mesmo minuto, o Lens chegaria do outro lado, com Sotoca fazendo bola jogada para Saïd aproveitar dentro da área e bater rasteiro para, novamente, brilhar a estrela do goleiro do Lyon, que dessa vez salvou com os pés.


Pouco tempo depois de Haise colocar Frankowski no lugar de Machado, o Lens conseguiria um pênalti ao seu favor. Em lance de cobrança de falta, a bola foi alçada na área do OL. Medina conseguiu tirar uma casquinha e na sequência, a bola resvalou na mão de Thiago Mendes. A arbitragem marcou imediatamente e o VAR depois confirmou a marcação. Na bola, Sotoca cobrou a meia altura e dessa vez Lopes não conseguiu fazer milagre: 1 a 0!

Depois do gol, Haise abriu mão de Sotoca e Fofana e colocou Buksa e Onana. E o OL, mesmo com Aouar no banco, preferiu fazer apenas três mexidas no jogo e terminou por perder a partida onde conseguiu se defender muito bem e atacar de forma miserável. A batata de Peter Bosz vai começar a assar. Quatro jogos perdendo de forma consecutiva não é coisa boa. A semana pode ser conturbada.


O próximo compromisso do Lyon será em casa, no Groupama Stadium, onde deverá receber o atual campeão da Ligue 2, o Toulouse. O jogo está marcado para às 16h da próxima sexta-feira (7), em partida que deve abrir a 10ª rodada da Ligue 1. Até lá!

FOTOS: L'Equipe | ol.fr
CAMPINHOS: Prime Video


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário