terça-feira, 30 de março de 2010

Lyon sai na frente

Luis Guilherme Domeniche

Lisandro marca dois, e Lyon abre boa vantagem, sobre o Bordeaux. Agora o time vive a ansiedade para a partida no Chaban-Delmas



Em Gerland, casa do Lyon, o jogo, valendo pela partida de ida das quartas de finais da Uefa Champions League era prometido como um grande clássico das atuais potências do futebol Francês. E como não podia de ser, os dias que antecederam a partida foram repletos de polêmicas e ansiedade, que nitidamente só aumentou o nervosismo e as tensões pré-jogo por parte de jogadores e torcedores, algo que era sentido facilmente nas expressões e atuações de alguns jogadores. Não podia esperar menos de um duelo Francês em uma competição Continental.

O Inicio da partida foi bem jogado e uma verdadeira exibição de excelência técnica e estratégica por parte dos jogadores de ambas as equipes. Os times estavam bem posicionados e as marcações eram executadas de forma louvável, com os jogadores tendo pouco espaço para movimentação. As primeiras tentativas de ataque foram frustradas. Porém, tudo isso durou pouco, logo aos 13’, após erro grotesco de Ciani, o zagueiro Bodmer ficou livre e chutou cruzado. A bola iria sair, mas Lisandro, no momento certo, apareceu e desviou a bola para dentro do gol, dando a vantagem ao clube da casa.

A festa, porém, durou pouco, e apenas 4’ depois, oriundo de um contra-ataque rápido os visitantes empataram. Uma bela assistência de Gourcuff (contando com uma pequena ajudinha de Cris e Llloris que estavam no chão no momento do passe, depois de escorregarem) encontrou o bom Marouane Chamakh. O marroquino igualou a partida com uma bomba de cabeça. Até aquele momento, tudo podia acontecer!


O jogo se seguiu bem marcado e bem movimentado, com muitas tentativas de ataque por parte do Lyon, e boas respostas vindas do Bordeux. Destaque para o contestado Cesar Delgado que hoje, muito inspirado, levou perigo aos 25’ para goleiro Cédric Carrasso, que tranquilizou os ânimos dos torcedores bordelheses com uma espetacular defesa.

Logo em seguida foi a vez de Gorcouff tentar um chute a gol para ampliar o placar a favor do Bordeux. Contudo, Lloris, que no inicio da partida estava muito mal, acabou acordando e fez uma bela defesa a queima roupa.

Somente aos 33’, após algumas trocas de passes do Lyon, Pjanic cruzou mal para a área, mas Michel Bastos, bem posicionado e com grande habilidade, salvou o lance, dominou a bola, e chutou com sua potente esquerda. Um petardo para o fundo do gol, que deixou toda a defesa do Bordeux procurando a bola. A vantagem estava novamente com os donos da casa.

A partida seguiu em um ritmo acelerado, inclusive com outro chute a gol de Chamakh, aos 38’. Porém a defesa do Lyon agiu bem e o primeiro tempo terminou mesmo em 2x1 para o Lyon.

Início do segundo tempo no Stade Gerland, os times voltam com a mesma formação do começo da partida, mas com o jogo mudando de ritmo e ficando mais lento. O Lyon parecia confortável com um gol de vantagem e pouco fazia para atacar. Os visitantes não pareciam conseguir boas chances também.

O jogo seguiu morno até os 62’, quando Chamakh, novamente a queima roupa, mandou uma bomba para o gol e Hugo Lloris realizou defesa inacreditável, decretando sua boa atuação na partida.

O Lyon respondeu no contra-ataque. Aos 69’, Jean Makoun perdeu um gol tão impressionante quanto a defesa de Lloris, momentos atrás. Em seguida, o Bordeux também assustou. O brasileiro Wendel acertou o travessão, deixando a chance de empatar escapar por muito pouco.

Aos 76’, o jogo voltava novamente a um ritmo elevado. Aly Cissokho, que estava completamente ofensivo durante o segundo tempo, avançou e arrematou em direção ao gol. A bola cabou acertando a mão de Mathieu Chalmé. Apesar de muito contestado, o juiz marcou pênalti a favor do Lyon. Lisando Lopez não perdeu tempo e converteu. 3 a 1 para os donos da casa.

A partir daí, o Bordeux tentou desesperadamente novas chances de gol, formando um ataque após outro, inclusive abrindo demais o campo para o Lyon, que não soube aproveitar o erro do adversário.

No fim das contas, o jogo acabou com a vitória dos heptacampeões franceses por 3 a 1. O Lyon ficou com uma importante vantagem para a partida de volta, que ocorrerá em Bordeaux dentro de uma semana. O time de Puel não poderá contar com Lisandro e Sidney Govou, que cumprirão suspensão.




FOTOS: olweb.fr / Goal.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário