quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Lyon faz 3 a 0 com facilidade no Nantes e assume a liderança do Campeonato Francês

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O Lille, que era o líder, acabou vencendo por apenas um gol de diferença e perdeu a posição no saldo




O Lyon ainda sonha com a liderança do Campeonato Francês e faz jus ao desejo. Na campanha até aqui na competição perdeu apenas uma partida: diante do Montpellier na primeira rodada. De lá até aqui, se manteve invicto. E isso traz consequências. O OL está na parte de cima da tabela e disputando ponto a ponto com o Lille e PSG. Para assumira a ponta, os Gones precisavam não somente vencer como torcer para o Lille perder ou empatar. Se quisesse assumir a ponta, o OL teria que fazer a diferença no saldo de gols.

O dever de casa perpassava por vencer o Nantes dentro do Groupama Stadium. O técnico Rudi Garcia ganhava o reforço de Thiago Mendes, mas perdia uma de suas peças mais importantes no elenco. Apesar de ser reserva atualmente, Moussa Dembélé é um dos atletas de peso do time. Ele quebrou o antebraço no treino desta terça-feira e ficará de fora até o fim de janeiro. Na estrutura do time em relação ao jogo anterior, somente a entrada de Mendes no time. Assim ficou:


O Nantes, por sua vez, vive um momento bastante complicado na competição. O técnico Gourcuff foi demitido e o time foi pro jogo com o interino Patrick Collot. Já acertado com o experientíssimo Raymond Domenech, os Canários não se veem em situação confortável na Ligue 1 e acumulam tropeços seguidos. Arrancar qualquer ponto do OL hoje seria milagre e ainda haviam desfalques importantes. Apesar de retornar Coulibaly (no banco) e Bamba, outros não iam pro jogo, como Fábio e Ludovic Blas, suspensos. De lesão, Mendy, Pereira de Sá, Limbombe e Augustin completavam a lista. Assim foi escalado:


Não deu nem tempo dos jogadores aquecerem e o primeiro gol saiu muito rápido. Foi logo quando os times deram as caras. O Lyon avançou pelo lado esquerdo do campo, com Memphis Depay. O holandês achou Aouar abrindo pela esquerda. O meia recebeu e fez o cruzamento. Na área, Toko Ekambi apareceu como elemento surpresa e completou para as redes sem muito trabalho: 1 a 0!

Engana-se que achou que o time iria recuar ou algo assim. O Lyon continuou amassando o Nantes nos minutos seguintes. Memphis quase dobrou o placar pouco tempo depois do gol. Ele recebeu um passe primoroso de Paquetá e tinha até tempo de pensar e finalizar com calma. Decidiu bater de primeira e mandou por cima. Antes disso, o mesmo Memphis Depay perdeu chance em bate-cabeça da defesa adversária. O goleiro Lafont saiu bem no lance.


O movimento do Nantes com a bola era uma coisa curiosa de se acompanhar. O time parecia não a querer mesmo estando com o placar adverso. Definitivamente, não sabiam muito bem o que fazer com ela, principalmente quando era no meio de campo. Preferiam esticar a bola para Kolo Muani na frente do que tentar sair jogando. E fazendo isso, quase empataram aos 21’. O mesmo Kolo Muani recebeu, fez o pivô e Abeid chegou batendo. A bola desviou e saiu.

Com o desenrolar do jogo, o Lyon foi pisando no freio aos poucos. Isso significava dar mais espaço para o Nantes. O jogo concentrava-se, portanto, mais no meio de campo do que na zona intermediária da defesa do Nantes. Só que isso não significava que o OL deixava de atacar ou recuava. Nada disso. O time só tinha mais calma e impunha menos pressão na hora de construir jogadas.


E foi nessa certeza do saber o que fazer que o Lyon acabou chegando facilmente ao segundo gol. Com a bola ao chão, o time chegou ao ataque até que Paquetá recebeu de costas pro gol, ainda na entrada da área. Ele girou e bateu no cantinho. Lafont deu rebote e Kadewere aproveitou a bola sobrando para completar pro gol, mesmo sem ângulo. 2 a 0 e sem muitos problemas em fazer o trabalho!

Antes do intervalo ainda deu tempo de fazer o terceiro. Em jogada rápida pelo lado esquerdo do ataque, Aouar construiu o lance em bola que, ao ser cruzada, acabou sofrendo desvio. Kadewere dominou de costas pro gol e fez a parede. Em um lance de pivô, digno de futsal, ele escorou para Paquetá chegar completando de perna canhota e marcar seu primeiro gol com a camisa do Lyon: 3 a 0, fora o baile!


O segundo tempo chegou e o Lyon tinha todas as cartas na mão para fazer mais e mais gols e até construir uma goleada marcante. Memphis Depay e Aouar, só nos primeiros dez minutos da etapa final, tiveram uma oportunidade bem boa cada de aumentar o marcador. Parecia jogo treino, tamanha facilidade para não só fazer o gol, mas como chegar com muito perigo praticamente a qualquer instante.

Não demorou para Collot mexer. Colocou três nomes de uma vez só: Simon, Coulibaly e Louza. Tirou de campo Bamba, Coco e Chrivella, respectivamente. E o time melhorou um pouco. Imediatamente, quase fez seu primeiro gol em jogada de escanteio. A bola foi alçada e Andrei Girotto desviou. Castelletto apareceu na segunda trave pra completar. Lopes, em dois tempos, fez duas defesas. A segunda deitado, inclusive.


Antes do Lyon mexer também três vezes, com De Sciglio, Bruno Guimarães e Cherki nos lugares de Cornet, Paquetá e Toko Ekambi, o Lyon teve mais uma chance incrível de gol. Memphis Depay arrancou, foi derrubado na entrada da área, mas a bola sobrou para Kadewere. Ele tentou uma cavadinha, que não deu certo. No rebote, Memphis também rebateu na zaga e, na sequência, a bola foi pra fora em chute de Aouar.

Enquanto o Nantes colocava Touré no lugar de Abeid, o Lyon quase marcava seu quarto gol. Em um lance extremamente inacreditável. Um passe lindo de Bruno Guimarães que achou Aouar entrando sozinho na direita. Ele cruzou com perfeição para Memphis Depay, que também estava sozinho. O holandês, sem qualquer marcação, acabou furando o chute. Só tinha ele e Lafont no lance. E ele desperdiçou.


No finzinho, Rudi Garcia colocou os jovens Diomandé e Soumaré, com o segundo fazendo sua estreia pelos profissionais. Kolo Muani também deixou o campo pelo Nantes para dar lugar a Ndilu Mas já não dava tempo de muitas coisas. Os meninos não tiveram condições de mostrar trabalho e as mexidas foram só mesmo para dar minutagem para os garotos em período de transição.

No final das contas, o Lille acabou vencendo o seu jogo num alucinante 3 a 2, diante do Montpellier fora de casa. Mas o resultado que o OL fez no Nantes foi o suficiente para colocar os Gones na liderança do Campeonato Francês, ultrapassando os Dogues no saldo de gols. Sendo assim, o OL fecha o ano de 2020 como líder da Ligue 1 e uma campanha praticamente irretocável até aqui.


O Lyon agora dá uma pausa para o recesso de fim de ano e só volta aos gramados no dia 6 de janeiro. O jogo será válido pela 18ª rodada do Campeonato Francês, penúltima rodada do primeiro turno. O adversário será o Lens e o OL terá a oportunidade de jogar de novo em casa, assim como foi hoje. A partida será às 16h de Brasília. Até lá!

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: Ligue1.fr


OS GOLS DA PARTIDA:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário