domingo, 21 de março de 2010

E deu Marseille

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Com uma atuação apagada do Lyon e um primeiro tempo murcho, o Marseille soube administrar a vantagem do fator casa, venceu, e agora briga no topo





Depois de ser eliminado pelo Benfica na Liga Europa, o Marseille enfrentou o Lyon na tarde desse domingo. O mesmo Lyon, que descobriu, na sexta-feira, que irá encarar o Bordeaux pela Liga dos campeões, precisava da vitória para manter a briga pela ponta, assim como o seu adversário da noite.

Ainda no domingo, os líderes Bordeaux e Montpellier venceram. No sábado, o Auxerre também ganhou e o Lille, adversário do próprio Bordeaux, não teve a mesma sorte.

Na semana algumas polêmicas colocaram fogo no pré-jogo. Govou declarou que não tem muita familiaridade com Puel e declarou que deseja sair o quanto antes do Lyon. Por outro lado, Ben Arfa se despediu da competição europeia com uma amarga expulsão. O jogo prometia ser tão intenso, que o sueco Källström declarou que dessa vez seria 6 a 6, fazendo alusão ao 5 a 5 da primeira fase da competição.

Deschamps, mesmo sem Heinze, Abriel, Cheyrou e Koné conseguiu arrumar peças a altura dos desfalques, e arrumou seu time em um 4-3-3 básico. Contava com as velocidades de Ben Arfa e Taiwo pela esquerda e também com a precisão de Niang. Veja o time do OM:


Claude Puel já parece ter definido o seu time titular (enfim!). Dessa vez ousou colocar Toulalan na zaga novamente e Gonalons ficou responsável por ser o primeiro volante. Com Källström e Pjanic um pouco mais recuado, o time entrou explorando as pontas com Delgado e Govou. Veja o time de Puel:




Ao começar o embate, o Marseille se mostrava mais presente e fazendo valer a vantagem de jogar em casa. O nigeriano Taiwo cobrou três faltas perigosas, mas foi o Lyon quem assustou primeiro, quando Delgado acertou a trave de Mandada aos 11’.

O lado direito do Lyon estava confuso. Réveillère não conseguia marcar Ben Arfa e Taiwo com precisão. Gonalons, que era o responsável pela cobertura, também não estava firme.

Foi através do próprio Taiwo que o Marseille quase abriu o placar. Aos 26’, o nigeriano cruzou com perigo. A bola viajou dentro da pequena área do OL e foi desviada por Toulalan, antes de chegar ao artilheiro Niang.

No mais, o primeiro tempo sequer lembrou o último embate entre os dois clubes, poucas chances reais para ambos os lados e uma partida bem embolada no meio campo.

Na etapa final, mesmo sem alterações no intervalo, o Lyon acertou mais uma vez a trave. Logo no primeiro minuto, em um chute aparentemente fraco, Pjanic assustou Mandanda, que apenas acompanhou a trajetória da pelota.

Mas era o Marseille quem chegava mais, contudo, pecava na finalização. O Lyon, principalmente através de Gonalons tentava parar as jogadas velozes do OM com falta. Até os primeiros 20’ do segundo tempo, o Marseille parecia brincar de perder gols, principalmente com Niang.

Puel só substituiu aos 22’. Retirou Govou e colocou Gomis. Até então a eficácia do ataque lyonês era nula. Não conseguia iniciar um contra-golpe firme, capaz de abrir o placar no Velodrome.

No entanto, o jogo enfim tomou um formato. Você conhece aquele velho ditado: Quem não faz, leva? Pois bem, ele não funcionou nessa partida. Pouco antes dos 25’, o meio campo Kaboré foi feliz ao acertar uma pancada da intermediária. A bola desviou em Cris e surpreendeu Lloris, que estava um pouco adiantado. OM 1x0. Explosão no Velodrome. Enfim a torcida respirava aliviada.

Diferentemente do primeiro tempo, aos 35’ do segundo a partida começou a ficar emocionante. Källström cobrou falta na cabeça de Gomis. O “Pantera” colocou no canto direito de Mandanda, que praticamente ficou imóvel.

A resposta do OM foi praticamente instantânea. O bom lateral Taye Taiwo tentou duas vezes de fora da área, e na segunda foi feliz. Chutou com extrema força. Lloris se esticou, mas não alcançou o petardo do lateral. Era o desempate marselhes.

Depois do gol tomado, enfim Puel acordou e fez duas mudanças. Retirou Lisandro e Pjanic, para as entradas de Belfodil e Ederson. Sim, Pjanic não estava inspirado, mas substituir Lisandro foi uma opção duvidosa, já que ele é o atacante com mais movimentação do OL. Vai entender... Puel e suas maluquices.

Faltando cinco minutos para o término, o Lyon partiu para o famoso “abafa”. Pressão a todo custo para arrancar o empate, mas faltou qualidade e gás. Terminou assim, 2 a 1 para o Marseille.

O Lyon precisa agora se preocupar com a vaga na próxima Champions League. O título já era. Existem 5 times na frente e com mais disposição na briga.

Próximo duelo: No estádio de Gerland, o Lyon enfrenta o Grenoble. A partida válida pela 30ª rodada da L1, será na sexta-feira, dia 26, às 16h de Brasília.

FOTOS: L'Equipe / FranceFotball / SoFoot / Football.fr / Football365.fr

Um comentário:

  1. Esse jogo foi um sufoco cara, fiquei na esperança do empate até o ultimo minuto. Infelizmente(ou felizmente já que isso é ruim para o Puel) nós perdemos.

    ResponderExcluir