sábado, 4 de dezembro de 2010

Um herói chamado Lisandro

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Licha marca no apagar das luzes e Lyon vence o Montpellier fora de casa




Que o campeonato francês desta temporada está disputado, todos sabem. As chances de alcançar o topo ficam mais emocionantes a cada rodada. O Lyon, que aparentemente está longe das cabeças, na verdade se distancia por apenas quatro pontos, o MHSC está a três, do líder Rennes. A 16ª rodada poderia embolar ainda mais essa disputa e OL e Montpellier estavam dispostos a botar lenha na fogueira.

René Girard tinha em mãos um grupo quase completo. De desfalque, apenas Cyril Jeunechamp, de resto, o time do Montpellier estava completo, e jogando em casa tinha todas as armas necessárias para vencer o desfalcado Lyon. Veja o time inicial:




Já o OL de Puel, tinha diversos desfalques. A única notícia boa da semana, foi a volta de Cris para compor a zaga com Lovren. Enquanto isso, Diakhaté, Cissokho, Toulalan, Gourcuff estavam inaptos para o duelo. Assim como Grenier e Ederson. Abaixo a escalação de início do Lyon:




O frio intenso implicou em uniformes de frio. O Montpellier com o seu tradicional azul e laranja e o Lyon de branco. Em luto pelo falecimento do ex-presidente Charles Mighirian, o time do OL entrou em campo com hastes pretas pregadas no braço direito do uniforme.

Nos primeiros cinco minutos, parecia que seria uma goleada, ou então um jogo destoante. O time de Puel parecia querer marcar um gol rapidamente e armou uma blitz frente ao adversário. A insistência realmente deu certo, pois aos 5’, Bastos pela extrema direita conseguiu achar Lisandro, na segunda trave. O faro de artilheiro deu ao atacante argentino a calma e frieza de finalizar com maestria. Estava aberto o placar no Stade de La Mosson.

Depois do gol, o jogo deu uma esfriada (com o perdão do trocadilho), mas o OL ainda persistia e era melhor em campo. Nada substancial, mas o necessário para não deixar os donos da casa fazer valer a vantagem por ser o mandante do jogo.

A marcação forte também estava presente no gramado. Os volantes Makoun e Gonalons, usavam e abusavam das faltas e até algumas entradas mais violentas. Anthony Réveillère também cometeu algumas e foi advertido com um cartão amarelo. No entanto, se o árbitro Bre Stéphane quisesse expulsar, não haveria motivos para reclamação.

A maior vítima do alto índice de faltas do jogo foi Hasan Kabze, meio campista do Montpellier. Após receber uma entrada fortíssima, o turco saiu lesionado ainda no primeiro tempo e com um rombo gigantesco em seu meião. Provavelmente uma pancada bastante dolorida.

Durante toda a primeira parte, realmente o gol, logo no início, foi o principal lance. O Lyon jogava de forma correta e fazendo valer a vantagem conquistada cedo. Hugo Lloris praticamente não precisou trabalhar, mas René Girard não parecia muito satisfeito no banco de reservas. Sua feição e as ríspidas reclamações na beira do gramado demonstravam que o seu time viria diferente para a segunda parte.

Na volta para a etapa final, os times voltavam os mesmos, a não ser, é claro, entrada de Ait-Fana no lugar de Kabze, ainda na etapa inicial. Entretanto, aos 51, Girard trocou Dernis por Marveaux. Era a primeira troca técnica. O treinador do MHSC queria ganhar o jogo no meio campo, colocando um jogador que sai mais pro jogo e tentar aproximar mais os meias do ataque.

A mudança a princípio deu certo. O Montpellier atacava mais e em menos de cinco minutos já tinha pressionado mais do que no primeiro tempo inteiro. Em duas oportunidades quase empatou. Primeiro foi com Giroud em um potente chute rechaçado por Lloris. Depois foi a vez de Bocaly, que impedido, teve a oportunidade de chegar livre dentro da grande área.

Necessitando de dar mais mobilidade ao ataque, Puel tirou Gomis, que foi muito bem marcado por Spahic durante toda a partida e colocou Briand. Também trocou Bastos por Pied. Com as mudanças, Pied atuava um pouco mais recuado em relação a Michel Bastos, enquanto a dupla Licha e Briand faziam a dupla de ataque.

As alterações de Puel nem surtiram efeito quando o MHSC conseguiu chegar ao merecido empate. Em cobrança de escanteio e após desvio de Dejan Lovren, o zagueirão Emir Spahic entrou sozinho, já dentro da pequena área, e de peixinho conseguiu igualar o placar.

Após o gol, duas alterações finais: No Montpellier entrou Lacombe no lugar de Pitau e no Lyon saiu Källström para a entrada de Miralem Pjanic. Agora, faltando apenas 10’, os dois times precisavam e queriam brigar pela vitória.

E o MHSC era quem parecia estar mais disposto a fazer o gol da vitória. Com o auxílio da torcida que empurrava os jogadores, o time de Girard ainda conseguiu chegar duas vezes até Lloris, enquanto o OL parecia estar abatido... apenas parecia. No apagar das luzes, aos 95’, Lisandro Lopéz surgiu como um exímio atacante e calou o Stade de La Mosson. Ele recebeu um cruzamento de Kolodzieczack, dominou com a coxa entre quatro defensores adversários e arrematou de esquerda, sacramentando assim o placar final de 2 a 1 para o Lyon.

O jogo mostrou que o Lyon é definitivamente mais seguro com Cris na defasa, independente da sua dupla de zaga. Há também a necessidade de jogar com Gourcuff. Ele se tornou o centro de vazão do time. O cérebro. A bola precisa passar no pé dele para que o time de Puel tenha a paciência necessária para dominar o gramado. Por outro lado, Kolodzieczack vem provando a cada atuação, que pode ser o futuro dono da lateral esquerda. Ele é responsável no setor defensivo, mas precisa melhorar suas subidas. Talvez ter mais liberdade. E pra finalizar o time realmente sofre de uma Lisandro-dependência. Se não fosse o argentino hoje, a derrota já estaria escrita antes mesmo da bola rolar.

Próximo adversário: Hapoel Tel-Aviv, último jogo do Grupo B da UEFA Champions League. A partida será no Stade de Gerland, terça-feira (07/12/10), às 17h45 de Brasília.




FOTOS: L'Equipe / FranceFootball / olweb.fr / Yahoo.fr / Ligue1.com


LYON 0-1: Lisandro



HIGHLIGHTS DO SEGUNDO TEMPO

Um comentário:

  1. Eu sou fã do Lisandro, ele domina e bate de dentro da área com uma facilidade que poucos tem, é muito competente.
    Não sei por que ele aponta para a cabeça quando faz gol, alguém sabe?

    ResponderExcluir