sábado, 6 de agosto de 2011

Rémi Garde mostra seu cartão de visitas

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Fora de casa, Lyon vence bem e mostra entrosamento




A Ligue1 está de volta! A temporada 2011-2012 finalmente começou pra valer. Oito jogos, no mesmo horário, abriram a primeira rodada do Campeonato Francês. O Lyon viajou até Nice para enfrentar o adversário da cidade, no Stade du Ray. Em campo, um time baseado no post de ontem. Dentre as principais mudanças, o estilo de jogo baseado no 4-4-2, foi a tônica dada pelo novo técnico Rémi Garde. Veja abaixo como os dois times iniciaram a partida.

Éric Roy ainda não pode contar com Abriel, mas Monzón, o lateral direito argentino, já deu o ar da graça. Na frente, o trio comandado por Mouloungui, Mounier e Meriem era perigoso e arisco. O time inicial era esse:




Por outro lado, Rémi Garde não ousou em nomes diferenciados. Sem Gourcuff, Ederson e Pjanic, quem compõe a ala direita é Jimmy Briand. O novo treinador do OL aposta na velocidade de seus pontas para poder explorar os lados do campo. Abaixo, veja o time de Garde:




Stade du Ray lotado. Todos querendo ver um espetáculo. Um bom jogo e o início da competição. Nos primeiros minutos, o ingresso já tinha valido a pena. Com 5’ de partida, o Nice ganhou um escanteio. Mabiala cobrou na cabeça de Mounier, que não teve trabalho para se desvencilhar da marcação de Lovren, e mandou para o fundo das redes de Lloris. Era o primeiro gol da Ligue1 2011-2012.

O OL não se abateu. Foi pra cima rapidamente. Apenas quatro minutos depois conseguiu o empate após um lançamento primoroso de Réveillère. Ele, ainda atrás da linha do meio de campo, conseguiu ver Lisandro se deslocando e arriscou um passe longo. O argentino sequer dominou a bola, e arrematou assim que ela quicou na sua frente. Ospina não conseguiu chegar e o Lyon igualava o placar.

Realmente um começo alucinante. Nos minutos seguintes, chances iguais para cada um dos lados. O Lyon pressionava, chegava e arriscava. No lance seguinte, era a vez do Nice trabalhar da mesma forma. O jogo seguia muito bom.

O time da casa tentava e buscava explorar as jogadas de escanteio, da mesma forma em que saiu o primeiro gol. No entanto, Lloris estava mais esperto e evitava lances similares. Källström também arriscava pelo OL. Em um lance de bola parada quase ultrapassou Ospina, que por sua vez, foi bem no lance.

Aos 31’, o Lyon viraria o jogo. Escanteio no lado esquerdo. cobrado por Bastos A bola passou por todo mundo e Gomis tentou de cabeça. A bola rebateu na zaga e sobrou novamente para o centroavante do OL. Dessa vez, ele arriscou de pé direito e marcou. Era a virada dos Gones.

Jogando com a vantagem, o OL seguia tocando a bola no campo de ataque e segurava o resultado até o intervalo. Do terceiro gol da partida, até o fim da primeira parte, nenhum lance de perigo. O Lyon se postava com muita segurança. Destaque para Réveillère, Mounier e Lisandro, nesse primeiro tempo.

Na volta do intervalo, nenhuma troca. Mas o Nice precisou substituir logo aos 48’. Clerc sentiu uma lesão na parte superior da coxa esquerda e precisou ser trocado. Kévin Gomis adentrou ao gramado. Nesse meio tempo, o Lyon seguia com ligeira vantagem. Bafétimbi Gomis perdeu uma boa chance, dentro da área, por não conseguir dominar uma bola cruzada por Cissokho.

Enquanto o time de Garde apertava a saída de bola do seu adversário, o Nice buscava espaço para atacar. Deixava o Lyon subir para explorar contra ataques. Conseguiu chegar por duas vezes, mas sem muito perigo. Sendo assim, Hellebuyck deixou o campo e deu lugar a Poté. Um meia por um atacante. Éric Roy buscava o gol.

No entanto, foi o próprio OL que conseguiu aumentar o marcador. Källström cobrou lance de falta e arremessou para a área. Lovren chegou e Ospina conseguiu evitar. No rebote, Gonalons aproveitou e mandou para o fundo das redes. Era o gol do alívio. OL 3 a 1.

Em busca do gol, o Nice ainda alimentava as esperanças de marcar. Após erro na troca de passes da defesa do Lyon, Mouloungui conseguiu chegar frente-a-frente com Lloris, driblou o goleiro mas demorou para finalizar. Cris chegou e fez o desarme na hora exata, evitando aquele que seria o segundo gol dos donos da casa.

Por fim, Roy até tentou mudar seu esquema. Diakité entrou no lugar de Meriem e não deu volume no meio de campo. Ao contrário de Pied, que pelo Lyon buscou o jogo e até se movimentou bem, arriscou de fora da área e chegou quase a marcar.

Por fim, o Lyon, além de sair com a vitória, provou que tem um time entrosado e que vem em uma crescente. Gonalons tem tudo para ser firmar como o homem do meio-campo e é, com certeza, o substituto ideal de Toulalan. Lisandro e Gomis fazem uma ótima dupla. Michel Bastos trocando de lado com Briand também deu certo. O setor defensivo deu algumas apagadas mas se comportou bem. Réveillère fez uma das melhores partidas dele com a camisa dos Gones.

Agora, o próximo adversário é o Ajaccio, recém promovido da Ligue2. Vai ser a estreia do Lyon no Gerland. A partida vai ser no sábado, dia 13, às 14h de Brasília.

FOTOS: olweb.fr


GOLS DA PARTIDA:




Nenhum comentário:

Postar um comentário