sábado, 5 de janeiro de 2019

Lyon joga um "feijão com a arroz" e elimina nanico da Copa da França

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Clube agora avança para os 16 avos de final e aguarda sorteio para definição de adversário




E já tem bola rolando no ano de 2019 para o Lyon. Depois de ficar quatro dias fazendo uma pequena inter-temporada em Algorfa, região de Múrcia, na Espanha, agora o time viajou direto para a pequena Bourges para enfrentar um dos times da casa: o Bourges FC. Mas não é amistoso, é Copa da França. Jogo válido pelos 32 avos de final e uma partida eliminatória. O adversário é um time que atualmente disputa a National 3, que é equivalente a 5ª divisão do Campeonato Francês. O time passou por dois adversários – nos pênaltis – para chegar até esta fase e só perdeu duas partidas na temporada.

Para enfrentar o Lyon, a estratégia do pequeno time era simples: ganhar na força física. Isso significava uma marcação implacável no meio de campo e praticamente dobrando os homens quando o OL pegasse na bola. Laurent Di Bernardo escalou o time no 4-3-3 e dando liberdade ao seu principal homem de frente: Keita. O jogador senegalense, de 24 anos, já tem 14 gols na temporada em 10 jogos e os torcedores depositavam nele qualquer expectativa de gol no jogo de hoje. Veja como ficou escalado:




Já o Lyon, apesar de alguns desfalques, vinha com um time forte e obviamente com melhor qualidade técnica. Rafael, Morel, Tousart, N’Diaye, N.Fekir, Memphis Depay, Cornet e Gouiri estavam ausentes para este jogo. Por isso, e também por enfrentar um adversário menor, Génésio apostou em jogadores que geralmente integram o time B. Solet e Caqueret, por exemplo, começaram jogando. No ataque, Terrier e Dembélé também acabaram herdando a oportunidade. No banco, o irmão de Nabil, Yassin Fekir, também estava presente, assim com o jovem Lenny Pintor. Veja como ficou armado o time do OL:




A primeira impressão que o jogo causava aos olhares dos espectadores era o modesto estádio Jacques-Rimbault bem lotado, mas com um gramado um pouco abaixo do nível profissional. Seco e que não fazia a bola girar como deveria ser normalmente. Isso dificultava um pouco a troca de passes do OL e facilitava bastante o jogo do adversário, que era apenas correr atrás e marcar.

Bem no comecinho do jogo, o Lyon teve duas oportunidades no ataque, que não foram aproveitadas. O capitão do Bourges, inclusive, o goleiro Mokando, fez boas intervenções e aparecia com relativo destaque nessa primeira parte do jogo. Jogando de forma bem defensiva, o time da casa praticamente não tinha outros desfalques no setor ofensivo, já que assistia praticamente ao OL ter a bola.

No meio de campo, o Lyon sentia muita falta de seus dois principais homens de criatividade que geralmente jogam. Sem Aouar e Fekir, o jogo acabou sendo sobrecarregado no volante estreante Caqueret, que sofria para conseguir organizar o jogo, já que Ndombele não aparecia com relativo destaque. Com o jogo embolado no meio de campo, o OL tinha dificuldades para encontrar o caminho do gol.

Só a partir dos 30’ de jogo que o Lyon entendeu que fazer a bola caminhar pelos lados do campo é que poderia ser o caminho do ouro. Mendy passou a ser bastante acionado pelo lado do campo e invariavelmente Dembélé conseguia ser acionado dentro da área. O jovem jogador da seleção sub-21 teve praticamente três ótimas oportunidades para abrir o placar e desperdiçou todas elas. Mas ali começava a se destacar dentro da área.

Já perto do intervalo, o Bourges acabou criando a melhor oportunidade de gol de todo o jogo. Em cobrança de escanteio o jogador do time da casa subiu lá no 3º andar, mais alto que todo mundo, e acertou um baita cabeceamento, mas sem direção. A finalização reta facilitou a defesa excelente de Lopes que, ainda assim, se esticou todo para buscar a bola bem próxima do travessão.

Com a chegada do Bourges, o Lyon se assustou um pouco e até chegou a tomar uma pequena pressão perto do apito do fim da primeira etapa. Foram cinco cartões amarelos nos primeiros 45’, algo que é bem acima da média do futebol francês. Com essa metade de jogo muito pegada, faltou qualidade técnica e também competência ao OL em poder abrir o placar. Génésio tinha muitos ajustes a fazer na segunda etapa.

Para o segundo tempo, o Lyon estava mais interessado em fazer valer sua vantagem neste jogo. Já começou com duas boas oportunidades no ataque. A primeira com Dubois, a segunda com a Dembélé. No entanto, mais uma vez a falta de competência na finalização falou mais alto e o gol insistia em não aparecer. Dembélé, inclusive, fazia uma partida para ser esquecida. Errando tudo que tentava em direção ao gol.

Finalmente o gol apareceu aos 14’ da etapa final. Praticamente aconteceu após uma jogada individual de Mendy pelo lado esquerdo. Ele colocou na corrida e passou como quis no corredor. No cruzamento rasteiro, achou Terrier. O ex-jogador do Lille e Strasbourg não titubeou como Dembélé. Teve calma em parar a bola, olhar no canto e colocar com força: 1 a 0 e xô zica! Lyon na frente.

Imediatamente após sofrer o gol, o time da casa tentou esboçar uma reação. Em dois lances distintos, porém parecidos, um imenso bate-rebate se deu dentro da área do Lyon. Teve Lopes fazendo defesaça, teve Marçal tirando em cima da linha e até mesmo Jason Denayer dando uma cabeçada na bola mesmo caído no chão. Definitivamente, a bola não quis entrar. O Lyon deu uma extrema sorte de não ter sofrido o empate nestas duas oportunidades seguidas.

As primeiras mexidas no jogo só aconteceram perto dos 25’ da segunda etapa. No Lyon, entrou Aouar para a saída de Caqueret. No Bourges, quem entrava era Boteko. Faye deixava o campo. Na primeira oportunidade de cada um deles dentro de campo, lances de perigo foram criadas pelos dois que entraram. Bafounta entrava no lugar de Sidibé depois disso, na segunda troca do Bourges no jogo.

O segundo do Lyon veio pelo outro lado que o primeiro gol. Pela direita, Terrier apareceu em velocidade, foi até o fundo e cruzou. Pra completar na área, Dembélé alcançou, mas mandou no travessão. No rebote, Mendy apareceu com tudo e fuzilou para as redes: 2 a 0! Lyon finalmente fazendo valer sua melhor qualidade em campo. Depois do gol, Di Bernardo mexeu pela última vez, tirando Nze Afatoughe e colocando Pothin. Pelo Lyon, duas últimas mexidas. Saíram Terrier e Diop para as entradas de Yassin Fekir e Lenny Pintor.

Mesmo com as entradas dos meninos da base, o Lyon decidiu não mais fazer pressão e a partir de então cozinhava o jogo naqueles últimos minutos. Por outro lado, o Bourges tentava ir pra cima, principalmente pelo lado esquerdo do ataque, mas quando conseguiam passar por Dubois, não conseguiam passar por Solet. E assim permaneceu até o fim. Uma vitória “ok”, que poderia ter sido traduzida em goleada se Dembélé não estivesse com uma nuvem negra pairando sobre sua cabeça.

As copas seguem a todo vapor. Depois da Copa da França, é hora de voltar as atenções para a Copa da Liga. O OL disputa agora as quartas de final da Copa da Liga. Vai enfrentar o Strasbourg no Groupama Stadium. Jogo único. A partida está agendada para a próxima terça-feira (08), às 18h do horário de verão de Brasília.

FOTOS: L'Equipe (AFP) / ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA

0-1: Terrier:

(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI) 


0-2: Mendy:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI) 


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário