domingo, 17 de março de 2019

Em casa, Lyon vence o Montpellier no aperto e diminui distância para o segundo lugar

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


29ª rodada da Ligue 1 termina com o Lille com 57 pontos frente ao Lyon com 53. Uma distância de apenas quatro pontos.




Não deu muito certo os planos do Lyon de ir bem longe na Liga dos Campeões. Parou de forma abrupta pelo Barcelona, com direito a goleada no Camp Nou. A verdade é que nem o mais confiante dos torcedores chegou a criar uma utopia de uma possível virada de jogo nessa questão e, por isso, o OL retorna suas atenções nos campeonatos regionais, com foco exclusivo na reta final da Ligue 1 e também da Copa da França. O Montpellier, adversário do dia, foi um desses times que causava problemas no começo da temporada e chegou a disputar as cabeças da competição. Hoje, joga por uma vaga, quem sabe, na próxima edição da Liga Europa.

Para enfrentar o MHSC, o Lyon tinha desfalques importantes e Bruno Génésio acabou mudando o time de forma até ousada. Voltou sua formação para o 4-2-3-1 e, sem Lopes, a primeira alteração já acontecia no gol. Gorgelin assumia a meta, portanto. Sem Marcelo na zaga, Tete – pela primeira vez com a camisa do Lyon – começava uma partida jogando de zagueiro. Na esquerda também havia troca. Sem Mendy, Marçal era quem jogava por ali. Tousart novamente era banco, dando lugar a Aouar. Na frente, Memphis Depay foi o preterido da vez. Olha só como ficou:




Michel der Zakarian também tinha alguns desfalques importantes para esta partida. Pedro Mendes, com um problema no joelho, talvez fosse o mais importante deles. Quase voltando de tratamento, ele também não podia contar o volante Damien Le Tallec e o meia Keagan Dolly. Em contrapartida, ele ganhava um retorno de peso. O lateral direito Rubén Aguilar, um dos melhores desta temporada na Ligue 1, estava de volta e assumia sua posição no setor. Outro que retornava era o volante Ristic. Este, por sua vez, começava a partida no banco de reservas. Jogando com três defensores e na esperança de gols através de Laborde e Delort, assim ficou o MHSC:




Com o Groupama Stadium bastante cheio, a torcida praticamente abraçava aquela equipe que lutou bravamente contra Messi e seu amigos na semana passada. Mas o comecinho da partida não foi muito agradável aos olhos. Os dois times forçando muito os passes e, consequentemente, gerando muitas bolas perdidas, desperdiçadas e soava um jogo muito sem planejamento tático. Parecia que um chutão, oportunamente, resolveria algo lá na frente.

Quando o OL parou de forçar bolas, começou a mostrar sua força e ser melhor em campo. Não obstante, o gol saiu de forma até rápida. Foi pelo lado direito, aos pés do brasileiro Rafael. Ele conseguiu uma bola perto do bico da grande área e dali fez o cruzamento. Terrier se antecipou a todos os marcadores e apareceu finalizando de primeira. Lecomte defendeu a primeira, mas não a segunda, no rebote. O mesmo Terrier apareceu conferindo: 1 a 0!

Depois de fazer o gol, o Lyon parou de incomodar um pouco. Muito também em função do próprio Montpellier também querer correr atrás do resultado. Por isso, o time visitante quase empatou aos 20’, quando Oyongo recebeu um passe em profundidade e em contra-ataque e só não marcou o gol de empate pois Traoré apareceu na recomposição como um foguete e conseguiu interceptar o chute do lateral no momento certo, desviando para escanteio.

O OL só voltaria a incomodar novamente aos 28’ de jogo, quando Houssem Aouar achou uma clareira e resolveu bater dali mesmo, na intermediária. A bola forte passou perto do lado direito de Lecomte. Rapidamente o MHSC responderia. Pelo lado esquerdo, Oyogo achou Laborde na área. O atacante bateu de voleio, mas a bola rebateu em Denayer. No rebote, Aguilar poderia ter feito várias coisas, mas decidiu bater colocado por cima e mandou longe.

A reação dos visitantes aconteceria aos 35’ de bola rolando. Perto da entrada da área, Lasne foi derrubado por Ndombele e Fekir. Clément Turpin marcou falta. Na bola, o bom Florent Mollet cobrou no ângulo, muito distante do goleiro Gorgelin, que fechava o outro lado. Apesar da cobrança ter sido quase perfeita, ainda sim o goleiro do OL parece ter aceitado. Deu a impressão de que a bola não era tão difícil assim. De todo modo, empate decretado: 1 a 1!

Antes mesmo do fim da primeira etapa, o Lyon precisou fazer sua primeira troca. Fernando Marçal sentiu alguma lesão e deixou o campo para a entrada de Leo Dubois. E o Montpellier era quem melhorava no jogo e quase apontava a virada. Um lance de muito perigo tirou o fôlego dos torcedores no Groupama Stadium, quando Mollet apareceu pela direita, cortou para o meio e mandou um chute muito venenoso, forçando Gorgelin a fazer uma ponte para salvar.

Na volta do intervalo, Skhiri não voltou pelo MHSC e deu lugar a Facundo Píriz. E o Lyon parecia outro time. Demonstrava querer muito o resultado e impôs uma pressão muito forte no Montpellier, principalmente nos primeiros minutos. Empate não parecia ser uma opção, por isso, o time tentava de todas as formas e só neste período, Lecomte trabalhou muito. Defendeu chutes de fora da área, cruzamentos e tabelas. O OL parecia muito mais ligado naquele instante.

Não foi do nada que o segundo gol do Lyon apareceu. De tanto martelar o adversário, a brecha acabou aparecendo. Ndombele dominou na intermediária, prendeu e esperou a movimentação dos homens de frente. Ele acabou achando Dembélé em uma assistência quase mágica, no meio dos três defensores do Montpellier. O artilheiro do OL só teve o trabalho de receber, e nem mesmo dominar. Bateu de primeira e colocou no cantinho direito de Lecomte: 2 a 1!

O Lyon quase aumentou sua vantagem pouco tempo depois em jogada pela direita. Traoré recebeu e só deu uma deixadinha para Dubois passar como uma bala pelo lado. Ele foi até o fundo e cruzou para Dembélé dar um toquinho suave e finalizando com muito perigo. Depois disso, o OL teve um pênalti não marcado pela arbitragem e pelo VAR e na sequência disso, o MHSC teve um gol bem anulado de Mollet. Dezenas de coisas acontecendo em um curto espaço de tempo. Pensa que acabou por aí? Não! Fekir ainda desperdiçou um pênalti, mandando por cima do gol de Lecomte.

Antes dos dois técnicos mexerem pela segunda vez, com Ristic no lugar de Cozza pelo MHSC e Terrier por Cornet no OL, o próprio Lyon quase fez mais um com uma belíssima jogada envolvendo o próprio Terrier, Fekir e Leo Dubois. Uma tabela muito rápida que demonstrava um forte entrosamento. Na finalização, o lateral finalizou muito bem, mas Lecomte foi melhor no lance e evitou o perigo. Mas foi uma chance brilhante do OL para sacramentar a vitória.

Já perto do fim do jogo, o Lyon queimou sua última troca, colocando Lucas Tousart no lugar de Bertrand Traoré. Quem imaginava que o time recuaria, estava enganado. O OL conseguiu buscar mais um gol. Em bola roubada pelo lado direito, Leo Dubois foi até o fundo e cruzou. O chute passou por todo mundo até encontrar Houssem Aouar sozinho, no segundo pau. Ele cabeceou entre as pernas de Lecomte e marcou o 3 a 1!

Logo após este terceiro gol, Der Zakarian queimou a última substituição do jogo, colocando Camara no lugar de Lasne. Ainda deu tempo do OL quase ampliar num gol que seria contra de Aguilar. Mas foi o próprio MHSC quem conseguiu balançar as redes. Em um cruzamento vindo do lado esquerdo do campo, o próprio Camara subiu mais alto que todo mundo e colocou de cabeça no ângulo: 3 a 2! Para alívio da torcida do OL, não havia mais tempo para uma suposta reação dos visitantes e terminou assim.

O Lyon só volta aos gramados no dia 31 deste mês. O calendário dará uma pausa em função de datas Fifa. Este próximo confronto será contra o Rennes, fora de casa, em partida válida pela Ligue 1, às 16h de um domingo. Logo em seguida, o OL enfrentar o Rennes de novo, mas pela Copa da França e jogando em casa. Até lá!

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI) 


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário