domingo, 3 de março de 2019

Lyon esmaga o Toulouse em casa já pensando no Barcelona

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Na coletiva pré-jogo, Bruno Génésio assumiu que o time já está pensando no duelo pela Champions que será daqui a uma semana e meia. No jogo que supostamente o time não teria foco, aplicou um 5 a 1, fora o baile




A temporada já se encaminha para sua reta final e o Lyon ainda tem dificuldades para encontrar uma regularidade em seus placares. Consegue vencer equipes fortes do cenário mundial, como City, PSG, empata contra o Barcelona, mas sofre diante de times como Reims e Strasbourg, Nantes e Caen. Hoje era uma prova de fogo para mostrar talvez um suspiro de alguma virada de jogo nessa questão da regularidade. Perdeu para o Monaco na rodada passada, venceu o Caen pela Copa da França no meio de semana... e neste domingo? Como seria?

Para tentar construir um caminho de sequências de vitórias, Bruno Génésio mandou força máxima para este confronto, mesmo tendo um duelo contra o Barcelona em menos de 10 dias. A ótima notícia para o torcedor do Lyon é a volta de Nabil Fekir, que não participou das últimas três partidas da equipe e retornava hoje, já como titular. Outro que estava disponível era o brasileiro Rafael, depois de três meses praticamente sem jogar. Ele começava no banco. Banco também, e como surpresa, ficava Houssem Aouar. Génésio preferiu iniciar o jogo com Lucas Tousart no meio de campo. Veja como ficou:




Já Alain Casanova decidiu encarar o Lyon com uma formação, de certa forma, até um pouco mais ousada. Foi pra cima com um 4-3-3 montado, com muito poder de marcação na primeira linha de três e contando fortemente com a qualidade ofensiva principalmente de Max Gradel, hoje jogando pelo lado esquerdo do ataque. O Toulouse também tinha desfalques para este jogo. Além do jovem meia El-Mojeddem, também estava ausente o lateral da Seleção Suíça, François Moubandje, que está em fase final de recuperação em uma lesão um pouco mais complicada no joelho. Na imagem abaixo, você consegue ver como ficou escalado o TFC:




Com o Groupama Stadium fazendo barulho, foi o Lyon quem começou assustando logo aos quatro minutos de jogo. Uma bola alçada na área, quase como um chuveirinho, alcançou Marcelo no segundo pau. Ele até conseguiu concluir, mas mandou pela rede do lado de fora. Quatro minutos depois, o Toulouse respondia com uma falha bisonha de Mendy, que tentou sair jogando de calcanhar e entregou pro adversário na quina da área. Amian tentou cruzar e não achou ninguém.

Apesar do susto, era o Lyon quem queria e buscava o jogo. E não à toa, abriu o placar até cedo demais. Aos dez minutos, Fekir fez boa jogada pela direita, levantou na área e Dembélé não alcançou. A bola sobrou do lado esquerdo com Memphis Depay. Ele partiu pra cima da marcação, sambou pra cima do adversário, fez com que fosse bater de canhota e mandou um foguete de direita. A bola tocou em Reynet, bateu na trave e entrou. Um belíssimo gol para abrir o placar: 1 a 0!

Com 15’ de bola rolando, o Toulouse só havia chegado uma vez, quando Mendy errou feio lá atrás. Na segunda vez, foi a mesma coisa. Mas nesta, o gol apareceu. Sylla ganhou a bola pela esquerda, teve tempo e espaço para pensar e acionou Dossevi no outro lado do campo. Com uma facilidade tremenda, ele ganhou a disputa com Mendy, entrou na área, e só teve o trabalho de tocar pro fundo das redes na saída de Lopes: 1 a 1!

O Toulouse, depois de conseguir o empate, parecia querer gostar mais do jogo. Chegou a pressionar o Lyon no seu campo de defesa durante alguns minutos e parecia querer propor mais as ações no meio de campo. Mas o OL precisou de uma bola apenas para conseguir ficar na frente novamente. Tudo começou do lado direito, com Dubois. Ele deixou para Traoré que viu Dembélé se movimentando na área. No cruzamento, a bola acabou não tocando em ninguém e entrou mesmo assim. Com isso, gol de Traoré e 2 a 1 no placar!

Poucos minutos depois, o OL ficaria ainda mais em vantagem. Fekir fez uma belíssima jogada para entrar na área pelo lado direito, com direito a chapéu e tudo mais. Quando parecia já quase querer entrar dentro da pequena área, recebeu um carrinho por trás de Cahuzac. A arbitragem não titubeou em marcar a penalidade. O mesmo Fekir foi para a bola e carimbou o placar ampliado: 3 a 1!

Naquela altura do jogo, já perto do intervalo, o Lyon tinha entendido que o melhor caminho para se chegar no gol do adversário, definitivamente eram pelos lados do campo. Principalmente pelo lado direito de ataque. E o time começou a forçar jogadas pelas beiradas justamente para tentar achar Dembélé na frente. E funcionava. O OL ficou perto de marcar mais dois ou três gols em ações assim.

Já na segunda etapa, o jogo começou bem mais morno se comparado a aquela intensidade maluca do primeiro tempo. O Toulouse, que precisava do resultado, não conseguia nem chegar perto da área do Lyon. Por isso, Casanova mexeu rapidamente no seu time. Trocou um centroavante por outro. Yaya Sanogo, portanto, entrava em campo para atuar no lugar de Corentin Jean, que pouco fez no jogo.

Antes dos 20’ da etapa final, o TFC mexeria pela segunda vez, com Durmaz em campo para a saída de Sidibé. Mais uma troca protocolar do técnico Alain Casanova e que pouco efeito trazia ao time dentro de campo. Pelo Lyon, a tarde inspirada de Memphis Depay era o que o movia o time a tentar mais gols. Mas também havia um pezinho no freio para segurar o resultado, uma vez que até mesmo Bruno Génésio tinha dito no meio da semana que o time já estava pensando no Barça.

Enquanto o Lyon pensava na Liga dos Campeões, não se sabia em quem o Toulouse pensava. Mas não parecia ser em nada dentro do campo do Groupama Stadium. O OL fazia o que queria por ali e a defesa dos visitantes era uma bagunça total. O quarto gol do Lyon foi a prova disso. Ndombele achou Dembélé na intermediária. Ele recebeu e saiu em velocidade. Passou como quis por Shoji, entrou na área e tocou na saída de Reynet. 4 a 1 com facilidade!

E, olha: cabia mais! Lembra quando dissemos que, no primeiro tempo, o pote de ouro estava pelos lados do campo? Foi assim que apareceu o 5º. Ndombele achou Fekir abrindo pela esquerda. O capitão recebeu, nem dominou a bola, e fez tudo ficar simples. Só fez a assistência para o meio da área e quem apareceu? Dembélé de novo, para fazer o segundo dele na partida: 5 a 1! Depois do gol, Rafael reapareceu no time. Entrou improvisado na esquerda, no lugar de Mendy.

Já quase faltando dez minutos para o fim do jogo, Traoré marcaria um gol de placa, ao avançar como quis pelo lado direito e marcar com um chute cruzado. Mas a arbitragem pegou impedimento pelo VAR. O mais curioso deste lance, é que o OL já havia até mesmo feito uma substituição, com Dembélé dando lugar para Yassin Fekir. Demoraram bastante para tirar a validação do gol. Ao menos, foi uma decisão correta. Ele, realmente, estava a frente.

Antes do apito final, o Lyon teve algumas claras oportunidades para ampliar ainda mais a goleada. Principalmente depois da expulsão de Yannick Cahuzac. O volante fez uma falta por trás em Traoré. Como já tinha o amarelo, foi para o chuveiro mais cedo e reclamando de forma contundente, mesmo não tendo razão. O OL até colocou Terrier no finalzinho, mas não conseguiu marcar mais, mesmo tentando e criando bastante.

O Lyon agora faz seu último jogo antes de enfrentar o jogo de volta, contra o Barcelona, pela Liga dos Campeões. Vai encarar o Strasbourg, no próximo sábado (9), às 13h do horário de Brasília. O jogo está marcado para ser no Stade de la Meinau, válido pela 28ª rodada do Campeonato Francês. Contudo, o OL ainda luta para que haja um adiamento deste jogo, querendo se preparar com foco total para o Barça. Até o fim deste artigo, o jogo permanecia mantido.

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI) 


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário