sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Lyon inicia a temporada 2021/22 com a pior expectativa dos últimos anos

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Mercado de transferências completamente paralisado até o momento mina a esperança do torcedor, enquanto outros times se destacam na manutenção de elenco e reforços de peso


O novo técnico Peter Bosz terá uma dura missão pela frente

O Lyon terminou a última temporada com um difícil fardo sendo carregado nas costas: depois de quase duas décadas o time acabou ficando de fora de quaisquer competições internacionais e teve que se contentar em somente disputar a Copa da França e a Ligue 1. O que muita gente não sabe é que essa conta é difícil de se pagar, no sentido literal mesmo. A não participação em uma Champions League ou Liga Europa traz prejuízos reais ao clube que, somado ao caos sanitário que o mundo vive e com as péssimas tomadas de decisões da LFP de encerrar o Campeonato Francês precocemente há duas temporadas, criou uma bola de neve que tem tirado noites de sono do presidente do OL, Jean-Michel Aulas.

Essa conta do acumulado de situações chegou agora, logo na janela de transferências para a temporada 2021/22 – que inclusive celebra o retorno do clube em uma competição europeia: a Liga Europa – mas que traz uma iminente preocupação aos torcedores mais atentos que perceberam a nulidade que vem sendo as tratativas de montagem do elenco até o presente momento. É claro que, até o momento em que esse artigo foi fechado, ainda temos mais 25 dias até o encerramento do mercado, mas por outro lado dois meses já se passaram desde o encerramento da temporada anterior e basicamente nada aconteceu.

Para não ser literal, o “nada” se traduz em apenas duas contratações: Damien Da Silva e Henrique Silva. Dois atletas que estavam sem contrato e chegaram a custo zero. O primeiro é o ex-capitão do Rennes, que já não vinha em consonância com a torcida bretã e chega ao Lyon no auge de seus avançados 33 anos. O outro contratado é uma situação ainda mais difícil de se justificar. Henrique era um jogador que treinava à parte no Vasco da Gama, que hoje é o 10º colocado da segunda divisão brasileira, e com uma imagem bem arranhada com os vascaínos. Por qual motivo? Quem pediu? Qual o contexto? Ninguém sabe.

O mistério em torno de Henrique, de encostado no Vasco a novo lateral do OL

O que se sabe é que o lateral esquerdo foi contratado antes mesmo da chegada do novo técnico Peter Bosz. O comandante recém-chegado é o único alento até o momento do torcedor. O experiente treinador, com passagens importantes por Ajax, Leverkusen e Dortmund, chega ao Lyon com uma missão bem casca grossa de não somente fazer o time jogar de forma mais atraente do que o seu antecessor Rudi Garcia, como também resolver esse imenso pepino na mão de um elenco até aqui bastante escasso. Junto com Bosz, chegaram ao clube o preparador físico Terry Peters e dois assistentes: Hendri Krüzen e Rob Maas. Vale lembrar que antes disso o Lyon já tinha mexido em sua comissão fixa, com a prinicpal troca sendo no treinador de goleiros, saindo Christophe Revel e chegando o ex-lionês Rémy Vercoutre.

Bosz já disse em entrevista coletiva nessa última quinta-feira (5) que vai precisar de reforços. Afirmou isso abertamente e deixou explícito, porém de forma generalista, que é uma carência em praticamente todas as posições, sem querer apontar os problemas de forma individual. Já em conversas mais reservadas, o técnico holandês já deixou bem claro que precisava de três prioridades: um goleiro, um lateral esquerdo e um atacante de beirada. Por enquanto não recebeu ninguém.

O caso do goleiro também é uma situação de difícil explicação. Anthony Lopes é o dono da posição no OL desde quando ele surgiu da base, uma temporada depois de Hugo Lloris se transferir para o Tottenham. Desde então não largou mais e é um dos ídolos da torcida. Mas o fato de não saber jogar com os pés lhe deixou em maus lençóis com o novo comandante, que sugeriu a contratação de um ex-comandado dele: André Onana, goleiro camaronês do Ajax. As tratativas aconteceram, havia o “ok” das três partes, mas de última hora tudo foi melado a pedido do próprio jogador, que vai preferir se transferir para um clube à sua escolha em janeiro próximo, quando faltará apenas seis meses para o término do seu contrato e, consequentemente, poderá assinar um pré-contrato para sair de graça no meio de 2022.

Ao que tudo indica, Lopes seguirá no gol

O banho de água fria fez Bosz retroceder e, ao que tudo indica, ele vai dar a chance do goleiro português provar seu valor. Ele que, inclusive, já deixou bem claro que está focado em se manter titular do time e não quer dar brechas para a concorrência. Vale lembrar que o OL ainda tem o irregular alemão Julien Pollersbeck como opção no banco, além dos jovens Malcolm Barcola e Kayne Bonnevie, que sequer fazem sombra para Lopes.

Por falar em jovens, a base do Lyon volta a ser solução momentânea para algumas situações, principalmente pelo que deu para acompanhar no período de pré-temporada. Peter Bosz deu claros sinais de que irá dar mais espaço para alguns jogadores da base, que ganharam chances especiais com ele. Portanto, pegue seu bloquinho e olho neles.


OS TALENTOS DA CASA

  • Malo Gusto: lateral direito de 18 anos, franco-português, considerado uma das joias do time. Em entrevista que fiz com Bruno Guimarães para o “Le Podcast du Foot’, o brasileiro disse que, dentre os jovens do time, é quem tem mais talento, na visão do volante.
  • Castello Lukeba: zagueiro de 18 anos, franco-angolano, também bem prodígio e que já despertou elogios do próprio Bosz, que certamente vai contar com ele na temporada, mesmo que para preencher o elenco do time principal.
  • Florent da Silva: meia de 18 anos, franco-brasileiro, que lá atrás, há dois anos, despertou interesse do Man Utd. Figurinha carimbada nas seleções de base da França, já havia ganhado pouquíssimas chances com Rudi Garcia e agora pode ter afirmar no time de cima.

Malo Gusto recebeu elogios de Bruno Guimarães

  • Habib Keïta: meia de 19 anos, senegalês, fruto de uma parceria do Lyon com o Guidars FC. Não era sequer lembrado por Rudi Garcia, mas já ganhou chances inclusive como titular pelo Bosz na pré-temporada.
  • Rayan Cherki: meia-atacante de 17 anos, francês, que chocou o mundo ao ser utilizado pela primeira vez no time principal com apenas 15 anos. Desde então é frequente na equipe principal, mas sempre preterido. A partir de agora deve ganhar inclusive oportunidades como titular.
  • Bradley Barcola: atacante de beirada, 18 anos, franco-togolês, irmão do terceiro goleiro do OL, o jovem apareceu no time principal pela primeira vez nessa pré-temporada e recebeu oportunidades reais de mostrar serviço. Pela carência de jogadores na posição, pode aparecer com mais frequência no time de cima.

QUEM JÁ DEIXOU O BARCO

O técnico Peter Bosz até teria um elenco melhor em mãos se o clube não tivesse aberto mão de alguns jogadores que já fizeram as malas nesse período de janela de transferências. Parece pouca gente, mas se formos enumerar, já são dez que deixaram de integrar o time. Vamos lembrar quem já se foi?

  • Memphis Depay – atacante (27 anos): custo zero (Barcelona)
  • Camilo – volante (22 anos): emprestado com passe fixado em 2.9 milhões de euros + 30% de futura venda (Cuiabá)
  • Yayá Soumaré – atacante (21 anos): emprestado (Dijon)
  • Djamel Benlamri – zagueiro (31 anos): custo zero (Qatar SC)
  • Youssouf Koné – lateral esquerdo (26 anos): emprestado (Troyes)

No clube desde 2017, o Lyon agora não terá mais seu capitão Memphis Depay, que foi para a Catalunha

  • Joachim Andersen – zagueiro (25 anos): 17.5 milhões + 2.5 milhões de bônus por desempenhos + 12.5% de futura venda (Crystal Palace)
  • Jean Lucas – volante (23 anos): 11 milhões + 1 milhão de bônus por desempenhos + 15% de futura venda (Monaco)
  • Melvin Bard – lateral esquerdo (20 anos): 3 milhões + 2 milhões de bônus por desempenhos + 20% de futura venda (Nice)
  • Cenk Özkaçar – zagueiro (20 anos): emprestado (Leuven-BEL)
  • Mattia De Sciglio – lateral direito (28 anos): retorna de empréstimo (Juventus)

QUEM RETORNOU DE EMPRÉSTIMO

Para ajudar a reforçar o elenco atual, alguns jogadores retornaram de empréstimos e vão ser utilizados no time do OL sem serem repassados – como foi o caso de Youssouf Koné, citado acima, ou mesmo vendidos, salve alguma proposta minimamente razoável. Os nomes de quem retornou você confere abaixo.

  • Moussa Dembélé – centroavante (24 anos): retorna de empréstimo do Atlético de Madrid e chega com status de titular e vice-capitão do time
  • Lenny Pintor – centroavante (20 anos): retorna de empréstimo do Troyes depois de ficar duas temporadas por lá. Sofreu uma lesão nos ligamentos cruzados do joelho, mas não se sabe se continuará no elenco principal.

Moussa Dembélé retorna, e com moral: será vice-capitão do time e provável titular absoluto

  • Pape Cheikh Diop – volante (22 anos): retorna de empréstimo do Dijon e já foi sumariamente encostado pelo novo técnico Peter Bosz. O OL deve repassá-lo a algum outro interessado ou deixa-lo no time B.
  • Jeff Reine-Adélaïde – meia (22 anos): retorna de empréstimo do Nice depois de romper o ligamento cruzado do joelho pela segunda vez (a outra perna). A fatalidade já havia acontecido na perna direita quando ele estava pelo Lyon na temporada 2019/20.

A PRÉ-TEMPORADA

O Lyon estreia na temporada neste sábado (7), diante do Brest, pela 1ª rodada da Ligue 1 2021/22, mas antes disso, Peter Bosz teve seis oportunidades de conhecer o atual elenco dos Gones e fazer não somente os testes necessários para o primeiro contato com o time, como também para conhecer as possibilidades que ele terá em mãos para este primeiro momento.

Lyon x Bourg-en-Bresse
Amistoso realizado no dia 5 de julho, praticamente um mês atrás, literalmente. O Lyon venceu a partida por 5-1. Você pode conferir lances do jogo CLICANDO AQUI.

O OL foi a campo com: Pollersbeck | Diop (Gusto), Marcelo (Damien Da Silva), Diomandé (Lukeba) e Cornet (Koné) | Bruno Guimarães (Jean Lucas), Florent da Silva (Caqueret) e Keïta (Thiago Mendes) | Cherki (Toko Ekambi), Bossiwa (Slimani) e Dembélé (Bradley Barcola).

Gols: Dembélé (2x), Slimani, Bradley Barcola e Lukeba



Lyon x Villefranche
Amistoso realizado no dia 17 de julho, o segundo no comando de Peter Bosz, que aproveitou para usar praticamente o time B inteiro e conhecer os jovens talentos. Venceu por 2-0. Você pode conferir os lances do jogo CLICANDO AQUI

O OL foi a campo com: Malcolm Barcola (Pollersbeck) | Thomas (Lomami), Damien Da Silva (Cola), Diomandé (Felix) e Koné (Henrique) | Florent Da Silva (Diop), Thiago Mendes (Bonnet) e Habib Keïta (El Arouch) | Bossiwa (Nsombi), Bradley Barcola (Wissa) e Slimani (Lega).

Gols: Slimani e Diomandé



Lyon x Wolfsburg
Amistoso realizado também no dia 17 de julho, logo em seguida ao encontro diante do Villefranche. Foi uma dobradinha em recepção ao retorno dos torcedores nos estádios. Dessa vez, o time principal jogou. E venceu por 4-1. Você pode conferir os lances do jogo CLICANDO AQUI

O OL foi a campo com: Pollersbeck | Gusto (Lomami), Lukeba (Felix), Marcelo (Cola) e Cornet (Koné) | Caqueret (Bonnet), Jean Lucas (El Arouch) e Aouar (Diop) | Toko Ekambi (Nsombi), Cherki (Wissa) e Dembélé (Lega).

Gols: Jean Lucas, Dembélé, Toko Ekambi e Wissa. Ginczek descontou para os alemães



Villarreal x Lyon
Amistoso realizado no dia 22 de julho, em uma breve semana que o Lyon ficou na cidade de Múrcia, como parte dos preparativos de pré-temporada. O time que havia vencido os três primeiros jogos, agora empatou por 2-2. Você pode conferir os lances do jogo CLICANDO AQUI.

O OL foi a campo com: Pollersbeck | Gusto, Damien Da Silva, Lukeba e Henrique (Koné) | Caqueret, Jean Lucas (Thiago Mendes) e Aouar | Toko Ekambi, Cherki e Dembélé.

Gols: Jean Lucas e Aouar, para o Lyon. Gomez e Dia, para o Villarreal.



Sporting x Lyon
Amistoso realizado no dia 25 de julho, logo depois que o clube encerra sua estadia em Múrcia e vai para a Portugal. O primeiro adversário foram os atuais campeões nacionais. O Lyon acabou perdendo por 3-2, na primeira derrota de Bosz no comando do time. Você pode conferir os lances do jogo CLICANDO AQUI

O OL foi a campo com: Lopes | Dubois (Gusto), Marcelo, Diomandé (Denayer) e Henrique (Thiago Mendes) | Caqueret (Keita), Jean Lucas (Da Silva) e Aouar | Toko Ekambi (Cherki), Cornet e Dembélé (Slimani).

Gols: Aouar e Slimani, para o Lyon. Paulinho (2x) e Pedro Gonçalves, para o Sporting.



Porto x Lyon
Amistoso realizado no dia 31 de julho, já no final de semana passado, em mais um momento de estadia em Portugal. Dessa vez o revés foi mais dolorido e assim se encerrou a preparação do Lyon: 5-3 para o Porto. Você pode conferir os lances do jogo CLICANDO AQUI.

O OL foi a campo com: Lopes | Gusto (Dubois), Marcelo (Diomandé), Lukeba e Cornet | Caqueret, Keita (Jean Lucas) e Aouar | Toko Ekambi (Bradley Barcola), Cherki (Kadewere) e Dembélé (Slimani).

Gols: Marcelo, Toko Ekambi e Slimani, para o Lyon. Sérgio Oliveira, Fábio Vieira, Pepe, Toni Martínez e Taremi, para o Porto.



O QUE ESPERAR?

É óbvio que o Lyon precisa de reforços urgente para dar o start da maneira correta na Ligue 1 e nos demais compromissos da temporada. Essas contratações vão aparecer, mas a apreensão do torcedor perpassa pelos poucos nomes que sequer foram ventilados. A esperança é que o trio Aulas, Ponsot e Juninho consiga nesse último mês realizar um balanço equalizado entre as vendas – que também ainda devem acontecer - e as novas contratações.

Com esse atual time, o patamar do OL cai um pouco em relação aos demais concorrentes na Ligue 1 e fica bem difícil imaginar uma conquista de vaga na próxima edição da Liga dos Campeões, que dirá a luta pelo título. Se conseguir novamente uma vaga em Liga Europa já será o suficiente para dar como “missão cumprida” esse ano que, ao que tudo indica, será uma das transições mais severas que o clube fez nos últimos tempos. Hoje, PSG, Lille, Marseille, Nice e Monaco estão com um elenco melhor e seguem se reforçando.

Abaixo, confira a projeção de escalação do time em um formato básico, sem considerar as eventuais e necessárias saídas e entradas que vão acontecer a partir da data de fechamento deste artigo.


E você, onde acha que o Lyon pode chegar nessa temporada? Conte pra gente nos comentários e não deixe de nos acompanhar, principalmente no Twitter, onde estamos ativos diariamente.

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOBrasiLyonnais (via Lineup Builder)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Um comentário: