domingo, 8 de maio de 2022

Lyon amarela de novo e perde para o lanterna da Ligue 1. Chances de se classificar para competições internacionais vão por água abaixo!

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais



Metz chegou a abrir 2-0, OL buscou o empate com dois de Dembélé, mas expulsão de Thiago Mendes colocou tudo a perder. Boulaya fechou o caixão no apagar das luzes! Lyon pode ficar na situação de “não disputar mais nada” caso o Nice vença seu jogo ainda hoje




O Lyon entrou em campo na manhãzinha deste domingo aqui no Brasil, precisamente às 8h, para realizar o seu antepenúltimo compromisso da temporada, diante do Metz – o lanterninha da competição – mas com ambos os times ainda brigando por algo na temporada. O time da casa, está desesperado na luta contra o rebaixamento e precisaria vencer a todo custo para se manter vivo. Por outro lado, o Lyon ainda sonha com a 5ª colocação da Ligue 1 para garantir uma vaguinha ao menos na Conference League da próxima temporada e, também, por isso, precisaria de uma vitória. Era sob essa tônica que a partida se realizava.

O time da casa vinha sem surpresas para essa partida. Aqui mesmo neste site, prevíamos a formação tática no pré-jogo com o time idêntico ao que empatou por 2-2 fora de casa, contra o Montpellier. A única mudança era a saída de Centonze – que se machucou e não jogará mais nessa temporada – com a entrada do jovem Mikelbrencis fazendo exatamente a mesma função. E foi assim que Frédéric Antonetti mandou seu time a campo. O lanterna da Ligue 1 tinha como desfalques somente jogadores defensivos: Centonze, Cabit, Udol, Candé e Amadou. Veja o time que foi a campo:


O Lyon, por outro lado, veio com algumas mudanças, apesar de isso não ter sido uma grande surpresa. Diante do Marseille, na rodada do último fim de semana, Peter Bosz mandou a campo o jovem Barcola para fazer o lado direito. Dessa vez, o técnico holandês não ousou e entrou com o brasileiro Tetê fazendo a função. Essa foi a única diferença em relação ao compromisso anterior. Havia a expectativa de um retorno de Caqueret e Denayer, mas ambos seguiram de fora e sequer viajaram para Metz. Será que ainda voltam para o restinho da temporada? Não sabemos. Cherki e Diomandé fechavam a lista de desfalques. Assim jogou o OL:


O Metz até tentou forçar um equilíbrio de jogo no comecinho da partida, mas não durou muito tempo. A falta de técnica não ajudava, então tinha que ser no físico ou na garra. O Lyon se postava melhor em campo e tinha muito mais facilidade em achar espaços, principalmente no meio de campo. Dominava até a zona intermediária, mas por ali encontrava dificuldades para penetrar. Ainda assim, espaços não eram difíceis de aparecer.

Nos primeiros minutos de jogo, Tetê abriu os trabalhos com um chute de fora da área que passou rasteiro, perto da trave esquerda de Caillard. Mas foi aos 17’ que o OL quase abriu o placar mesmo, com uma ótima jogada de Emerson Palmieri, vindo da esquerda para o meio carregando a bola e fazendo uma triangulação com Aouar, que recebeu já na área e finalizou bem, mas a bola acabou sendo desviada de última hora.


E como o ditado não falha, o Lyon acabou sofrendo lá atrás, já que não conseguia colocar a bola na casinha lá frente. Primeiro, Pajot apareceu depois de um bom cruzamento de Delaine na esquerda. Lopes defendeu a queima roupa. Na sequência do lance, a bola de escanteio foi cobrada por De Préville, que achou Lacroix no primeiro pau. O jovem jogador desviou e sobrou para o mesmo Pajot no segundo pau, sem qualquer marcação, para concluir em gol aos 26’ de jogo: Metz 1-0!

O Lyon tinha o controle do jogo, conseguia criar, tinha total facilidade quando tinha a bola aos pés, mas talvez muito preciosismo na hora de chegar ao gol. Não arriscava de fora da área, não tentava um chute cruzado, não experimentava o goleiro Caillard. Sempre na hora do último passe, tentava mais um passe. E era aí que o time não conseguia evoluir em gol. Era muito complicado jogar dessa maneira com uma defesa adversária tão populosa.


E enquanto o Lyon batia cabeças lá na frente, precisou de uma bola para bater cabeça lá atrás também. O time tentava o empate e esbarrava nos mesmos problemas ofensivos. Precisou de uma bola para o time da casa dobrar a vantagem. Matar Sarr fez um lançamento bastante esticado para Lamkel Zé correr com Gusto e Boateng em sua cola. Ele conseguiu ser mais rápido que os dois e tocou de cavadinha na saída de Lopes: 2-0!

Antes de ir para o intervalo, ao menos o Lyon conseguiu diminuir a vantagem. Enquanto o Metz buscava seu terceiro gol, o OL simplesmente conseguiu um contra-ataque. Foi ali que Toko Ekambi abriu o jogo para Tetê e o brasileiro conseguiu achar o passe preciso, no momento certo, para Dembélé que não teve problemas para finalizar: 2-1! Nos acréscimos ele ainda teve a chance do empate. Na cara do gol, sem marcação, mas finalizou por cima.


Na volta para o segundo tempo, o Lyon retornou com quatro mexidas logo de imediato. Surpreendentemente, Peter Bosz tirou ao mesmo tempo: Gusto, Boateng, Aouar e Paquetá e colocou Dubois, Ndombele, Reine-Adélaïde e Faivre nos respectivos lugares. O Metz veio com Yade no lugar de Dalaine, mas precisou mexer de novo aos 5’, quando Sarr sentiu dores e deu lugar a N’Doram.

Aos 14’ da etapa final, por muito pouco, o Metz não conseguiu tirar mais um gol da cartola. Uma jogada despretensiosa na lateral, colocou De Préville em corrida nas costas de Lukeba, que não conseguiu alcançá-lo. A finalização do atacante, em chute cruzado, também foi muito boa. Lopes conseguiu defender com os pés, mas a bola por pouco não passa por baixo de suas pernas. Seria um baita frango, mas tudo deu certo.


Antonetti, na casa dos 20’ do 2º tempo, mexeu duas vezes, tirando os dois moleques do time, Laroix e Mikelbrencis. Entraram Bronn e Kana-Biyik. Logo depois da mexida, não deu nem tempo de sequer ver como o time iria se comportar que o Metz acabou ficando com um a mais em campo. Thiago Mendes, que jogava improvisado desde a saída de Boateng, se viu forçado a fazer uma falta em Lamkel Zé, que saiu em disparada e acabou vendo o vermelho direto, aos 23’ do 2º tempo, complicando a vida do OL na etapa final.

Mesmo com um a menos, naquele desespero de não poder perder para o lanterna da competição, o Lyon se lançava ao ataque mesmo assim. Peter Bosz sequer recompôs a zaga e foi pra cima do Metz no desespero. Em uma das subidas pela esquerda, Emerson Palmieri foi até o fundo e cruzou rasteiro para trás e achou Tetê. O brasileiro bateu de primeira e acertou o travessão de Caillard. Era a chance de ouro do empate.


Aos 35’, Frédéric Antonetti colocava seu último jogador em campo. Boulaya entrava no lugar do exaurido Pajot. Com o Lyon dando todos os espaços do mundo, o Metz estava muito mais perto do terceiro gol do que um eventual empate. Logo quando Boulaya entrou, o time da casa quase fez esse gol, quando Kouyaté ficou cara a cara com Lopes e levou a pior. Depois teve o rebote de cabeça e não conseguiu novamente.

Da mesma forma como aconteceu na primeira etapa: quem não faz, leva. A bola pune! Mesmo com um a menos, o OL chegou ao empate justamente quando teve calma com a bola aos pés. Jogada do trio de ataque, com Tetê, Toko Ekambi e finalmente Dembélé, que dentro da área bateu fraco e Caillard aceitou: 2-2 aos 40’ do 2º tempo. Mas no finalzinho, Boulaya tirou o coelho da cartola e acertou um tirambaço de perna esquerda, acertando o ângulo e marcando o gol da vitória: 3-2


O Lyon agora se prepara para o seu penúltimo compromisso da temporada, e finalmente volta para a casa em seu último jogo no Groupama Stadium. Vai encarar o atual campeão da Copa da França, o Nantes. O jogo será pela 37ª rodada, às 16h do horário de Brasília do próximo sábado (14). Só terá algo em disputa na rodada seguinte se o Nice não vencer ainda hoje. Até lá!

FOTOS: fcmetz.com | ol.fr | Getty Images | Ligue1.com
CAMPINHOS: Prime Video


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário