sábado, 21 de maio de 2022

Em partida protocolar, Lyon vence o Clermont - com Dembélé marcando de novo - e se despede da temporada

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais



Vitória por 2-1 diante do Clermont não foi emocionante, mas pelo menos encerra o ano com uma lufada de otimismo




Clermont e Lyon entraram em campo e se despediram da temporada 2021/22 na tarde deste sábado, já noite lá na França. Todos os jogos aconteceram no mesmo horário, mas tanto o CF63 quanto o OL já não tinham mais nada em vista. O time da casa se livrou de qualquer chance de rebaixamento recentemente, e o Lyon até teve chances de pegar vaga em competições internacionais, mas esbarrou nos seus próprios erros e já não briga por nada nessa rodada derradeira. Valia a velha máxima de “dar tudo de si e honrar a camisa”.

Para esse confronto, o Clermont, que se despedia da temporada jogando em casa, no modesto estádio Gabriel-Montpied, tinha alguns desfalques importantes, como o zagueiro Hountondji, o meia Berthomier e o suspenso volante Abdul Samed. Fechavam a lista os nem tão utilizados Phojo, Diaby e o centroavante Kyei. A boa notícia para o técnico Pascal Gastien era a volta do goleiro Desmas e do atacante de beirada Rashani, mas ele preferiu começar com os dois no banco. Veja como ficou a escalação:


O Lyon foi para esse jogo com praticamente as mesmas situações que tinha diante do Nantes, na semana passada, quando venceu por 3-2. A única diferença dessa vez era a ausência do técnico Peter Bosz, que fez um procedimento cirúrgico e deixou o auxiliar técnico fixo, Cláudio Caçapa, comandar o banco desta vez. Mas houve mudanças em relação ao jogo anterior. O meio-campo foi todo trocado. Ndombele, Paquetá e Faivre deram lugares a Caqueret, Aouar e Reine-Adélaïde. Na frente, era Barcola quem deixava Toko Ekambi no banco. De desfalques os mesmos: Diomandé, Denayer, Thiago Mendes e Cherki. Assim ficou:


O Lyon começou o jogo melhor, tinha capacidade mais ampla de conseguir conquistar seus espaços dentro de campo e tinha velocidade para atacar. De um lado, acionando Gusto e Tetê e do outro em disparada com Barcola. Mas, ainda assim, dava muitos espaços. As laterais, principalmente, pareciam pepita de ouro para o Clermont explorar no comecinho da partida, mas faltava qualidade para isso. Bayo jogava bem isolado.

Quem chegou a levar perigo primeiro foi o Lyon, com jogada de Barcola pela esquerda. .Ele cruzou tentando achar Aouar, mas o goleiro Djoco apareceu na frente e evitou o perigo. O Clermont devolveu na mesma moeda, num cruzamento – dessa vez rasteiro – que Lopes salvou. Era Da Cunha quem tentava pelo lado esquerdo. Definitivamente o jogo acontecia pelas beiradas.


E foi em uma jogada de beirada que o Lyon conseguiu uma bola parada. O lateral Nsimba até recebeu o amarelo no lance. Tetê cobrou a falta e colocou na cabeça de Dembélé. Na bola também havia Lukeba, mas foi o centroavante do OL quem conseguiu encostar e colocar no cantinho do goleiro Djoco, que nem teve tempo de se esticar para defender. O Lyon abria o placar com o seu artilheiro: 1 a 0!

Depois do gol, o Lyon parecia querer mais. O time chegava com alguma facilidade, principalmente explorando os lados do campo. Barcola apareceria novamente em jogada confusa, mas que quase deu certo. Ele aproveitou uma falha do goleiro Djoco e a continuidade do lance para aproveitar uma jogada individual dentro da área. Driblou dois e bateu caindo, quase marcando um belo gol aos 32’ de jogo.


Só que o gol também não abateu o Clermont, o time da casa – apesar do estádio acanhado – tinha um apoio incessante do seu torcedor, que não deixava o time esmorecer. Khaoui, por exemplo, acertou um chutaço no travessão. Esperou abrir a clareira e acertou a finalização do meio da rua mesmo, incendiando a torcida que ainda viu o seu time tentar por mais duas ou três vezes jogadas interessantes no setor de ataque.

Antes do intervalo, mais uma chance para cada lado. O Clermont tentava acionar o seu matador Bayo, mas ele seguia muito bem marcado, principalmente por Lukeba. E foi ele quem fez um corte providencial antes de uma boa possibilidade de finalização. No lance seguinte, foi Tetê quem saiu frente a frente com o goleiro Djoco, que não alcançou a bola, mas ela saiu cuidadosamente pelo cantinho direito, passando bem perto.


Na volta para o segundo tempo, o OL mostrou resultados praticamente de imediato. Em jogada com muita calma e tranquilidade com a bola aos pés, o Lyon trocou passes na intermediária e fez a bola chegar até o lado direito, quando Barcola deixou para Henrique avançar até o fundo e cruzar rasteiro. No primeiro pau estava Aouar para só empurrar para as redes e abrir o 2 a 0!

Não demorou muito para o Clermont voltar ao jogo de novo. Bayo fazia uma boa jogada pelo centro de ataque, mais pela direita, quando entrou na área e foi derrubado por Lukeba. Não havia dúvidas e nem precisava do VAR. O árbitro marcou pênalti de imediato. O mesmo Bayo cobrou e Lopes defendeu. O juiz mandou voltar por adiantamento do goleiro. Bayo foi de novo para a bola e novamente Lopes salvou, mas no rebote, o atacante conseguiu finalmente fazer o gol aos 13’ do 2º tempo: 2 a 1!


Depois do gol marcado, Pascal Gastien mexeu duas vezes, colocando em campo Allevinah e Busquets, para as saídas de Dossou e Khaoui. E foi o próprio Allevinah quem quase empatou o jogo em jogada de Bayo. Ele prendeu e esperou o recém entrado em campo passar em velocidade. Na passagem ele recebeu e bateu, mas Lopes estava esperto para evitar o gol. Minutos depois, o OL colocava Toko Ekambi e Ndombele nos lugares de Reine-Adélaïde e Barcola.

Perto dos 30’ do segundo tempo, o Clermont mexia de novo, com Pascal Gastien colocando mais gente em campo. Mendy e Rashani entravam para as saídas de Lucas da Cunha e Nsimba. O Lyon poucos minutos depois também apareceria com duas trocas, indo Faivre e Emerson Palmieri para o jogo, entrando nos lugares de Aouar e Henrique, ambos que tiveram participação direta no segundo gol.


A reta final do jogo até poderia ganhar contornos mais interessantes – como aconteceram em outros jogos da própria rodada da Ligue 1 – mas como estávamos falando de dois times que já não brigavam por mais nada, a partida ao invés de ganhar ares de emoção, foi tomando contornos de jogo-treino, então nem o Lyon e nem mesmo o Clermont conseguiram criar nada de especial nos minutos finais.

No final das contas, nem com a vitória conquistada o Lyon conseguiu saltar de 8º para 7º como pregava no discurso de pré-jogo. O heroico empate do Lens diante do Monaco fez com o que o time de Pas-de-Calais se mantivesse na 7ª colocação, mesmo somando somente um pontinho. Ao Lyon, restou o melancólico 8º lugar e um 2022/23 com uma obrigação de superação, mesmo com um orçamento bem menor.


A temporada do Lyon, portanto, chega ao seu fim. Os Gones se preparam para uma possível reformulação do plantel, após fazer essa temporada totalmente abaixo das expectativas. Muitas promessas virão e ao longo dos próximos dias, acompanhe a gente principalmente pelo Twitter para saber das maiores novidades do time nesse período de fim de temporada e pré-temporada seguinte! Até lá!

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário