Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais
O placar praticamente complica a vida do OL em busca da 5ª colocação, que lhe daria uma vaga na próxima edição da UEFA Conference League, objetivo da atual temporada
O Lyon vive um momento especialmente importante, não somente por sua arrancada na Ligue 1, lutando diretamente por uma vaga para a próxima Conference League, como também por viver um clima intenso nos seus bastidores na última semana, onde precisou se despedir do seu lendário e agora ex-presidente Jean-Michel Aulas. O eterno cartola foi desligado pela Eagle Football, que seguirá no comando inteiramente da equipe. Enquanto isso, o time joga e precisa vencer tudo que vier pela frente, e hoje o compromisso era em Clermont, diante do time da casa.
Pascal Gastien, técnico do CF63, surpreendeu um pouco nos nomes elencados dentre os titulares, mas não na formação tática. Mesmo com o retorno de Gonalons, ele preferiu começar com Johan Gastien e Magnin no meio. Essa foi a única mudança em relação a prévia que postamos aqui ontem. Lembrando que o time da casa não tinha disponível o goleiro titular Djoco, com dor nas costas, o lateral esquerdo Diallo, com problemas no pé, além do zagueiro Wieteska, suspenso. Aqui na imagem abaixo você consegue conferir como foi o time titular que foi a campo:
Pelo Lyon também tivemos novidades em relação ao que se estava previsto. A dúvida era principalmente no meio e uma peça no ataque. Sem poder contar com o reserva Boateng e o titularíssimo Barcola, com um problema de infecção bacteriana febril. Na vaga de ataque, Blanc preferiu começar com Amin Sarr. No meio de campo, deixou Lepenant e Thiago Mendes no banco para retornar com Tolisso depois da suspensão e também Caqueret. O zagueiro Lukeba também retornava após ficar o jogo passado suspenso e, por isso, o OL voltava ao 5-3-2. Veja como ficou:
O jogo começou com o Lyon sabendo o que precisava ser feito. Querendo vencer essa partida a qualquer custo, o time adotava uma postura interessante e tentava achar espaços logo no comecinho. Tagliafico arriscou um chute cruzado de fora da área aos nove minutos de jogo que levou perigo. Mas não tanto quanto o foguete que Cherki mandou de fora da área dez minutos depois, após boa jogada de Caqueret. OL claramente queria jogo.
Aos 19’ de jogo, o goleiro Diaw, que substitui o titular Djoco, tentou sair jogando com os pés e deu um presentaço para Lacazette. Já dentro da área, o atacante do Lyon virou o corpo todo para bater cruzado e deu tempo do volante Gastien aparecer para cortar a finalização. Logo em seguida, o Clermont chegaria pela primeira vez, quando Rashani achou Khaoui na área. O meia só não fez por ter batido bem fraco na bola. Ela pegou um efeito e iria no cantinho. Lopes chegou a tempo!
No lance seguinte, foi a vez do Lyon finalmente abrir o placar no Stade Gabriel-Montpied. Em mais uma ótima jogada de Caqueret na intermediária, o volante abriu com Amin Sarr na entrada da área pela esquerda. Ele deu um passe rápido para Lacazette dominar por ali mesmo e achar um espaço para bater com categoria no cantinho. Não deu tempo de Diaw chegar o placar foi aberto para condecorar a excelente fase do atacante do OL: 1-0!
Mas não daria muito tempo da pequena torcida do Lyon – cerca de 600 presentes – comemorar o tento do seu atacante. Literalmente um minuto depois, Lukeba chegou empurrando as costas de Khaoui dentro da área e Ruddy Buquet marcou pênalti sem auxilio do VAR. Bem marcado, a propósito. Na bola, o atacante Kyei conseguiu deslocar o goleiro Anthony Lopes e bater no canto contrário, marcando o empate aos 24’ de jogo: 1-1!
Depois de sofrer o empate, o Lyon deu uma segurada e o Clermont também começou a querer gostar mais do jogo. A partida se equilibrava um pouco mais. Mesmo assim, Lacazette quase fez mais um aos 30’, quando entrou na área e tentou finalizar duas vezes, as duas tendo seu chute cortado pela zaga. O time da casa respondia com um cruzamento de Zeffane para Rashani subir sozinho de cabeça e mandar pra fora. Incrível chance desperdiçada.
Antes ainda do intervalo, o OL teve mais uma chance. Cherki achou um lindo passe para Amin Sarr entrar na área e bater cruzado. Diaw defendeu em dois tempos para aliviar o perigo. Poucos minutos antes do apito de meio tempo, o OL ainda perdeu o seu zagueiro Lovren, que deixou o campo com dores e foi direto ao vestiário. Thiago Mendes entrou no lugar dele e Laurent Blanc precisou abdicar da formação no 5-3-2 para rearranjar o time.
Na segunda etapa, o Lyon demonstrou uma fragilidade que não existia na primeira parte. A saída de Lovren escancarou um problema crônico que não existia com a presença do croata em campo: a saída de bola. O OL batia muita cabeça ali e ninguém conseguia resolver o problema. Ora descia Tolisso, ora descia Thiago Mendes. Fato é que até conseguiam fazer o papel, mas nem perto da agilidade de antes.
O Clermont percebeu isso e começou a pressionar a saída de bola do OL. Numa dessas, Diomandé e Lopes discutiram feio e precisaram ser apartados por Lukeba. Realmente quase foram as vidas de fato. Enquanto isso, Lacazette tentava sozinho lá na frente. Foram duas tentativas, uma em impedimento e a outra finalizando por cima do gol. Mas essas chances perdidas custariam caro, obviamente.
Esse preço foi pago aos 19’ do 2º tempo, quando Zeffane apareceu pelo lado direito e fez um cruzamento com açúcar, na cabeça do centroavante Kyei. Ele jogou seu corpo pra cima de Diomandé e conseguiu subir mais alto para marcar de cabeça. Até pareceu lance de falta, mas a arbitragem deixou passar. 2-1! Depois do gol, Laurent Blanc mexeu no time, entrando Jeffinho e Kumbedi para as saídas de Amin Sarr e Gusto. Pouco tempos depois, Pascal Gastien trocava pela primeira vez, com Cham no lugar de Khaoui.
Pouco tempo depois, Blanc queimava suas duas últimas mexidas com Aouar e Dembélé nos lugares de Caqueret e Cherki. No Clermont, foram mais três mexidas, saindo Magnin, Zeffane e Kyei para as entradas de Gonalons, Allevinah e Andric. E quem disse que as mudanças surtiram efeito? Praticamente nenhum. Lembrando que Aouar e Dembélé são dois jogadores que já decidiram que vão deixar o time no fim da temporada e eram praticamente duas sombras em campo, com uma preguiça de dar inveja a quem acordou antes das 08h da manhã para ver esse jogo.
O Lyon tentou apertar no finalzinho, com muitos homens na frente, enquanto o Clermont, além de segurar bem o placar, conseguia até encaixar um ou outro contra-ataque. Numa dessas, Cham achou Andric na entrada da área. Ele cortou o defensor do OL e mandou um foguetaço dali mesmo. Quase surpreendeu Lopes, mas a bola saiu caprichosamente por cima do gol. Parecia que o Clermont até nisso era mais competente que o OL naquele momento do jogo.
Nos acréscimos da partida, o Lyon ainda teve a oportunidade máxima de empatar o jogo. Em falta em Jeffinho na ponta esquerda, Tagliafico jogou a bola na área e Rashani cabeceou a bola nas mãos de Andric. Ruddy Buquet apontou pênalti sem precisar consultar o VAR. Lacazette foi para a cobrança e bateu muito mal. Bem fraquinho. Ficou fácil para o goleiro Diaw fazer a defesa e decretar a vitória do time da casa, para explosão de felicidade do pequeno estádio Gabriel-Montpied.
Se hoje o Lyon entrou em campo às 08h da manhã de domingo para o público brasileiro, na próxima rodada será bem diferente: o OL é quem abrirá a 36ª, com o único jogo na Ligue 1 na sexta-feira (19). O adversário não será nada fácil: o Monaco, atual 4º colocado da competição e que precisa se manter na briga por ali. O duelo será no Groupama Stadium, às 16h. Até lá!
CAMPINHOS: Prime Video
FOTOS: ol.fr | Getty Images | clermontfoot.com
Disclaimer: este site não tem QUALQUER intenção comercial ou de arrecadação de dinheiro. É apenas um blog meramente informativo e de hobby. Todo uso de imagem ou texto de terceiros está com créditos cedidos e não retém ganho ao criador da página.
Disclaimer: This site does not have ANY commercial or money-earning intent. It is just a merely informative and hobby blog. All use of images or text of third parties is with credits assigned and does not retain the creator of the page.
Avis de non-responsabilité: ce site n'a AUCUNE intention commerciale ou lucrative. C'est juste un blog purement informatif et passe-temps. Toute utilisation d'images ou de textes de tiers se fait avec des crédits attribués et ne retient pas le créateur de la page.
Nenhum comentário:
Postar um comentário