domingo, 7 de maio de 2023

Wahi marca quatro. Lacazette também! E o Lyon faz 5-4 numa das maiores viradas da história do futebol francês!

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais



Montpellier chegou a ficar com 4-1 no placar já no segundo tempo e o OL buscou a virada aos 100 minutos de jogo em uma das partidas mais insanas que se tem registro!




A 34ª rodada começou da melhor maneira possível para o Lyon. O clube, que luta para ficar entre os cinco primeiros até o término da competição, viu seus dois principais candidatos por essa briga – Lille e Rennes - perderem no sábado. Portanto, estava na mão do OL fazer uma rodada perfeita para os seus planos. Claro que para isso acontecer, precisaria vencer em casa o Montpellier, time que apesar de ter vencido o Monaco por 4-0 fora de casa na rodada anterior, é uma equipe que já não briga por mais nada, o que em tese, poderia facilitar as coisas. Ou não?

Para esse jogo, o técnico Laurent Blanc perdeu quatro jogadores de uma hora pra outra. Dois por lesão e dois por suspensão. No DM, ficaram Boateng e Aouar, com um problema de síndrome gripal. Já por lesão, ele ficou sem os titulares Lukeba e Tolisso. Por isso, precisou abandonar a formação tática que vinha usando, um 5-3-2 e voltou ao 4-2-3-1 ou 4-3-3, dependendo do movimento em campo. Uma dúvida para esse jogo era a presença de Tagliafico, que foi dúvida até o último momento, mas ele começou jogando. Veja a escalação:


O MHSC tinha menos problemas de desfalques, mas eles eram extremamente mais importantes para o funcionamento do time. Michel Der Zakarian ficou sem três titulares. Kiki Kouyaté e Téji Savanier se ausentaram por acúmulos de cartões amarelos. E o meia-atacante Whabi Khazri não viajou por questões físicas mesmo, dores na coxa. A boa notícia para os torcedores do Montpellier eram os retornos do zagueiro Estève, que não entra em campo há dois meses e do lateral Sainte-Luce, fora desde agosto com duas lesões graves encavaladas. Ambos começavam no banco. Assim entrou o time visitante:


Com a bola rolando, se a torcida do Lyon esperava alguma intensidade no começo do jogo, ficou a ver navios. Nada disso aconteceu e víamos até mesmo uma partida equilibrada, com o Montpellier também tendo suas chances de abrir o placar. Com os times espelhados, o que se via com a bola aos pés também era uma repetição: muitos erros na hora do último passe e os goleiros com pouco trabalho no comecinho da partida.

Caqueret deveria ser a válvula de escape no sentido técnico no meio de campo, mas não conseguia fazer a função e colocar os passes com mais profundidade. Acabava então que o time dependia muito das jogadas individuais, tanto de Barcola, quanto de Cherki. Mas toda vez que ambos encostavam na bola, a marcação do MHSC dobrava. O OL praticamente subia então muitas vezes desarmado e sem condições de penetrar.


Já o Montpellier tinha um pouco mais de dificuldades com a bola aos pés, apesar de ter Wahi no ataque, um jovem com potencial extraordinário que só precisa de uma oportunidade para fazer o gol. Mas a bola também não chegava até ele. Maouassa era a única válvula de escape que conseguia fazer alguma coisa, bem mais na base do físico e do esforço do que por uma qualidade técnica. E foi dele a primeira chance do MHSC no jogo, aos 26’. Quase acertou um gol olímpico.

O Lyon só chegou a finalizar pela primeira vez aos 31’ de jogo. E assim que isso aconteceu, o gol saiu. Diomandé cortou de cabeça na defesa e Cherki tabelou com Lepenant até entrar na área e cruzar em diagonal. Barcola conseguiu evitar a saída na segunda trave e automaticamente acabou dando uma assistência para Lacazette dominar quase em cima de Lecomte e, mesmo sem ângulo, conseguir empurrar para as redes. 1 a 0!


Quando parecia que o Lyon partiria para dominar a partida, surgiu a estrela de Wahi. Falamos dele, lembra? Mas também uma nuvem carregada pairou sobre a cabeça do jovem Lepenant. Aos 40’, ele tentou sair jogando, virou-se em direção ao gol de Lopes e perdeu a bola para Chotard. O volante acionou Wahi, que ficou frente a frente com o goleiro do Lyon e empurrou para as redes, empatando a partida: 1 a 1!

Não demorou sequer um minuto depois do gol do MHSC e a cena praticamente se repetiu. A bola quicou no meio de campo, Lepenant tentou cortar e furou o chute. Dessa vez, Wahi não precisou de intermediário para fazer o que deveria ser feito. Ele mesmo roubou a bola, e partiu com tudo pro ataque. Na entrada da área, bateu cruzado. A bola acertou a trave ainda antes de entrar. Era a virada do Montpellier em dois minutos. Dois de Wahi! 2-1!


No segundo tempo, os dois times voltaram com trocas. No Lyon, entrou Henrique no lugar do Tagliafico, que não foi 100% pro jogo. No MHSC, foi Mavididi quem foi pra jogo, no lugar de Sylla. Mas não demorou muito para ver que o Montpellier voltaria na mesma pegada do fim do 1º tempo, principalmente Wahi. Ele recebeu passe em contra-ataque e avançou até a área. Foi derrubado por Lovren e o juiz marcou pênalti. O bandeira deu impedimento. E o VAR confirmou posição legal. O mesmo Wahi cobrou e aumentou aos 7’: 3-1!

Assim como foi no final da etapa inicial, deu um minuto de diferença e Wahi marcou de novo. Sem piedade! Ele recebeu passe de Chotard em profundidade e saiu em disparada. Lopes foi atrás dele e foi driblado com facilidade. Depois ficou fácil de somente empurrar para as redes. O jovem atacante do Montpellier chegava ao seu 4º gol no jogo! Inapelável. Partida sem erros! Enquanto isso, o OL catava seus cacos! 10’ do 2º tempo: 4-1!


Depois de levar o quarto gol, Blanc colocou Jeffinho em campo e tirou Lepenant. Cherki ia para o meio, Caqueret de volante, Barcola na direita e Jeffinho na esquerda. 4-2-3-1 claro. O resultado surtiu efeito imediato, quando Thiago Mendes acionou Barcola que saiu em disparada pela esquerda, até o fundo e cruzou para Lacazette aparecer como um legítimo centroavante e empurrar: 4-2!

O jogo maluco tomava contornos insanos quando Cherki fez boa jogada no minuto seguinte e Maouassa cortou em cima da hora e acertou o próprio travessão. Seria o 3º do OL no jogo em reação absurda que ainda não viria. Der Zakarian colocava Sainte-Luce e Leroy para as saídas de Fayad e Maouassa. Não demorou muito para o OL fazer mais um. Dessa vez, Caqueret na beirada direita cruzou na área e Lovren apareceu como um foguete e subiu mais alto que todos: 4-3 aos 25’ do 2º tempo em um jogo completamente maluco!


Aos 27’, Wahi apareceu de novo e quase fez o quinto dele. A bola desviou na zaga e raspou a trave antes de sair. Blanc colocava Kumebedi para saída de Gusto em seguida. Aos 31’, Der Zakarian tirava Sakho para colocar Estève, depois tirou Wahi para colocar Germain. Mas antes dessa segunda mexida, o Lyon chegou a empatar o jogo com Barcola, mas a arbitragem pegou um impedimento que de fato existiu. Mas o OL queria mais e isso era nítido e aconteceu minutos depois, quando Cherki achou Barcola, que avançou até o fundo e cruzou para Lacazette completar no gol: 4-4 aos 37’ do 2º tempo.

O Lyon queria mais, ditava o finalzinho do jogo enquanto o MHSC tentava fazer cera. Aos 48’, Jeffinho foi derrubado, Caqueret cobrou a falta na cabeça de Diomandé que subiu mais alto que todo mundo e mandou pra fora. Jeffinho apareceria de novo aos 52’ do 2º tempo (isso mesmo), colocando bola na área para Barcola errar o chute de frente pro gol. Mas a arbitragem foi no VAR pegou um pênalti. Lacazette meteu no ângulo aos 100’ de jogo e acabou a partida assim: 5-4 com doses sinceras de emoção, aleatoriedade, magia e... futebol!


O próximo compromisso do Olympique Lyonnais é pela 35ª rodada do Campeonato Francês, e será fora de casa, no Stade Gabriel-Montpied, casa do Clermont, para enfrentar, obviamente o time da cidade. É aquele duelo no horário mais ingrato da rodada: às 8h da manhã. Esse será no dia 14 de maio, próximo domingo. Deixa o café pronto e até lá!

CAMPINHOS: Canal +
FOTOS: ol.fr | mhscfoot.com | Ligue1.com


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Disclaimer: este site não tem QUALQUER intenção comercial ou de arrecadação de dinheiro. É apenas um blog meramente informativo e de hobby. Todo uso de imagem ou texto de terceiros está com créditos cedidos e não retém ganho ao criador da página.

Disclaimer: This site does not have ANY commercial or money-earning intent. It is just a merely informative and hobby blog. All use of images or text of third parties is with credits assigned and does not retain the creator of the page.

Avis de non-responsabilité: ce site n'a AUCUNE intention commerciale ou lucrative. C'est juste un blog purement informatif et passe-temps. Toute utilisation d'images ou de textes de tiers se fait avec des crédits attribués et ne retient pas le créateur de la page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário