sábado, 9 de março de 2024

Lyon passa tranquilo pelo Lorient e volta a vencer no Francês

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais



Sem Lacazette de novo, o OL venceu com golaços de Tagliafico e Mama Baldé




O Lyon fez um mês de fevereiro praticamente irretocável. Não perdeu durante todo o período e chegou a emplacar uma sequência de quatro vitórias consecutivas na Ligue 1, impressionando até mesmo os torcedores mais otimistas. Mas já na rodada passada, o time recebeu o Lens no Groupama Stadium e sofreu um revés doído. Perdeu de 3-0 e com ressalvas de que poderia ter sido mais. Por isso, agora o pé no chão é a ordem do momento. O OL visitou o Lorient neste sábado, em jogo pela 25ª rodada da Ligue 1 e diante de um adversário que entrava em campo com três pontos a menos que o Lyon e brigando pelas mesmas posições fora da zona da degola.

O time da casa, que na rodada passada venceu e muito bem o Rennes fora de casa, praticamente repetiu a dose aquele episódio. O técnico Régis Le Bris copiou sua formação tática e entrou em campo numa espécie de 3-4-2-1. A única diferença em relação ao jogo passado era a presença do goleiro Gomis, no banco. De resto, tudo igual. O Lorient veio para esse jogo com alguns desfalques de ordem médica: os laterais Igor Silva e Talbi, o volante Innocent e o meia Boisgard. O volante Makengo ficou de fora por opção do treinador. Assim ficou escalado:


O Lyon, por sua vez, entrou em campo com quatro mudanças em relação ao time que perdeu para o Lens na rodada passada. Mas não pense que foram alterações por opção do treinador. Todas elas foram mexidas exigidas pelo departamento médico, exceto Maitland-Niles, expulso no jogo anterior e suspenso para esse. Ficaram de fora, portanto, o volante Mangala e os atacantes Nuamah e Lacazette. Os quatro que entraram em seus lugares, respectivamente, foram Mata, Tolisso, Fofana e Baldé. Na imagem abaixo é possível ver como foi que Pierre Sage armou o OL para esse jogo:


Diferentemente do jogo passado, dessa vez o Lyon começava a partida controlando o jogo. Era praticamente um toque de bola acima da linha do meio de campo e colocando o Lorient inteiro para defender sem a bola. Girando, girando e girando a bola, o OL tentava achar espaços para poder explorar a defesa do time da casa. Foi assim que aos 11’ de jogo, Tolisso criou a primeira chance do time no jogo, arriscando de fora da área e forçando a defesa do goleiro Mvogo.

Apenas um minuto depois o Lyon incomodaria de novo, dessa vez com um chute de fora da área de Matic que também levou bastante perigo. Enquanto trabalhava a bola, o OL tentava achar espaços, mas às vezes era preciso arriscar mais, como esses chutes de fora da área que deram trabalho. Uma bola cruzada por Tolisso aos 19’ também levou muito perigo. Mata completou de cabeça e quase acertou o gol.


Em contrapartida, o time da casa tinha pouca mobilidade dentro de campo. Quando conseguia ter a posse de bola ao seu favor, só tinha paciência com ela quando era o volante Bakayoko na bola, de resto, se perdiam com mais facilidade e deixavam a bola escapar de posse com muita rapidez. As duas chances que o Lorient teve no começo do primeiro tempo foram em cobranças de escanteio, mas sem levar qualquer perigo, embora tivessem jogadores de estatura pra isso.

Era muito claro, desde o início, que o Lyon trabalharia a bola com paciência para achar seu espaço dentro das brechas que o adversário daria, para quem sabe chegar dentro da área do Lorient com muita técnica. Mas nesse ritmo, o time não conseguia passar da intermediária do campo e as chances em que a bola passava perto do goleiro Mvogo era quando chegava a uma das beiradas do campo e, por fim, a bola era cruzada na área. Faltava mais talento para concluir.


A primeira etapa foi sonolenta, mas era totalmente plausível que os times pudessem ter feito algo melhor. O Lyon perdeu muito tempo tocando a bola de lado e para trás, quando poderia ter forçado mais a defesa adversária, não somente com a bola, mas também sem ela. Na saída de bola do Lorient, toda vez que os atacantes pressionavam os defensores, havia uma “tremida” no sistema, mas o OL não quis investir muito nisso também.

No finzinho do primeiro tempo, o Lorient teve um contra-ataque a seu favor, puxado por Kari, mas foi tão estabanado que mesmo com a bola rebatendo na defesa do Lyon e voltando para o outro companheiro de ataque do time dos Merlus, nem assim conseguiram tirar proveito do único momento em que o time teve, praticamente, com a bola aos pés e indo em direção ao gol do OL. Um primeiro tempo realmente esquecível.


No segundo tempo, o Lyon voltou com uma postura menos preguiçosa e mais acintosa. Embora o primeiro gol tenha saído da mesma fórmula que o time tentava na primeira etapa. O lateral direito Mata recebeu na direita, foi até o fundo e cruzou. Na área, quem apareceu como um legítimo centroavante foi o lateral esquerdo Tagliafico, que só completou para o gol, de peixinho, colocando o OL na frente aos 7’ do 2º tempo: 1-0!

Claro que depois do gol sofrido, o Lorient não se viu com outra alternativa a não ser se desprender um pouco mais do seu campo de defesa. Mas para se lançar um pouco mais ao ataque, isso significava ficar mais exposto. Então não demorou muito para o Lyon conseguir marcar o seu segundo gol no jogo. Caqueret acionou Mama Baldé, que saiu em disparada em contra-ataque. Ele passou pelo marcador e pelo goleiro para marcar um golaço! 2-0 aos 18’ do 2º tempo.


Depois do segundo gol, foi um festival de substituições. Primeiro, no Lyon entraram Orban e Cherki nos lugares de Baldé e Fofana. Depois, foi a vez de Le Bris mexer três vezes no seu time, colocando Tosin, Bouanani e Louza para saírem Ponceau, Kari e Bakayoko. Na sequência, Benrahma sentiu dores e também precisou deixar o campo. Entrou Henrique em seu lugar. Por fim, Le Bris queimou suas últimas mexidas com Kroupi e Dieng nos lugares de Laporte e Bamba.

As mudanças em nada surtiram efeito para a mudança de panorama do jogo. O Lyon continuava tendo o controle total da partida e o Lorient não tinha a menor capacidade de fazer alguma coisa para reagir. As poucas chances que detinham com a bola aos pés no ataque, os jogadores ofensivos não conseguiam sequer concluir em gol. Ou perdiam a posse ou finalizavam com muita displicência.


Enquanto isso, o OL controlava o placar conquistado com alguma facilidade. Aquele ritmo de tocar a bola com paciência exagerada voltava a ser a tônica do time na parte final do jogo e assim deixava o adversário “na roda”. Sem correr riscos, o Lyon fazia um bom feijão com arroz no sábado de almoço do brasileiro, enquanto o Lorient corria atrás da bola, já sem nenhuma perspectiva de mudança de jogo.

No finalzinho, antes do OL queimar sua última mexida com Diawara no lugar de Matic, o time criou uma oportunidade bem parecida com o segundo gol. Dessa vez, o acionado foi Orban. O atacante não teve a mesma destreza de Mama Baldé e não conseguiu passar do adversário. Era mano a mano e uma ótima oportunidade de o Lyon conseguir marcar o terceiro gol no jogo, que não aconteceu e o jogo terminou assim.


O próximo compromisso do OL segue sendo pela Ligue 1, no caso, a 26ª rodada. O time de Pierre Sage vai enfrentar o Toulouse, fora de casa de novo. Dessa vez, a partida abrirá a rodada no dia 15 de março, uma sexta-feira, às 17h do horário de Brasília. Esse é mais um embate de confronto direto na tabela para o Lyon. Até lá!

CAMPINHOS: Prime Video
FOTOS: ol.fr | fclorient.bhz | Ligue1.fr



MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar.  CLIQUE AQUI )


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!


Disclaimer: este site não tem QUALQUER intenção comercial ou de arrecadação de dinheiro. É apenas um blog meramente informativo e de hobby. Todo uso de imagem ou texto de terceiros está com créditos cedidos e não retém ganho ao criador da página.

Disclaimer: This site does not have ANY commercial or money-earning intent. It is just a merely informative and hobby blog. All use of images or text of third parties is with credits assigned and does not retain the creator of the page.

Avis de non-responsabilité: ce site n'a AUCUNE intention commerciale ou lucrative. C'est juste un blog purement informatif et passe-temps. Toute utilisation d'images ou de textes de tiers se fait avec des crédits attribués et ne retient pas le créateur de la page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário