domingo, 25 de abril de 2010

Campeão da Liga dos Campões duas vezes na mesma temporada? Só o Lyon pode

Essa pode ser uma semana histórica para o Lyon. Depois de superar a barreira das quartas e chegar pela primeira vez às semis, a equipe recebe o Bayern sonhando com um lugar na decisão da Liga dos Campeões. Isso na terça. Mas não para por aí. Na quarta, o time volta a campo pela LC. Ele não vai tomar o lugar de Barça ou Inter no dia seguinte, obviamente. Nada disso. Será a vez da mulherada lionesa entrar no gramado pelo torneio.

Você pode não saber, mas o OL está próximo de um feito inédito na história do futebol europeu. Nenhum clube jamais conquistou as duas versões da Liga. O Arsenal foi aquele que chegou mais perto. Vice em 2006, foi à forra no feminino 12 meses depois.

A tarefa do Lyon não é fácil em nenhuma das frentes. Entre os marmanjos, precisa reverter a vantagem de 1 a 0 do Bayern. A história é um pouco menos complicada com as mulheres. Atuando em casa, a equipe venceu o tradicional Umea por 3 a 2 no jogo de ida e lidera o confronto contra as suecas, que, por muitos anos, abrigaram em seu elenco a ex-santista Marta.


FOTO: Olweb.fr

Chama a atenção o fato de que os lioneses mantêm no feminino, a exemplo do masculino, a aposta na mão-de-obra brasileira. A atacante Kátia Cilene e a volante Simone Jatobá são as representantes do país na equipe. Tal estratégia tem muito a ver com a postura do presidente Jean-Michel Aulas, responsável pelo crescimento do clube ao longo da década. Os dois times são trabalhados de forma conjunta, com o mesmo objetivo e estratégia de marketing – inclusive, dividem patrocinador.

Atual tricampeão francês na modalidade, o Lyon tenta romper o domínio da Alemanha na LC. Se passar pelo Umea, irá encarar Postdam ou Duisburg na final. Detalhe: quatro das últimas cinco edições do torneio foram vencidas pelas germânicas. Então, na próxima terça-feira, quando ver o OL em campo contra o Bayern, se lembre: pelos alemães passa o coroamento de uma temporada histórica para o clube.

FONTE: ESPN.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário