segunda-feira, 12 de abril de 2010

No país da cidade luz, quem brilha são os clubes de futebol

Filipe Frossard Papini - Para a @RevistaDPF
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Pouco se ouve sobre o campeonato francês em rodinhas em que o assunto é futebol. Geralmente, sempre as ligas mais badaladas são os temas em pauta. Contudo, na temporada 2009/10 esse panorama começa a tomar um rumo um pouco diferente. Em plena quartas de finais da Champions League - competição européia de clubes mais badaladas do futebol – dois times da contestada Ligue1 apareceram estampando a tabela: Lyon e Bordeaux.

Qual seria o segredo para desbancar clubes multimilionários e times que esbanjam soberba ao contratar estrelas da bola? A resposta talvez esteja na paciência e cautela, no momento em que se cria o planejamento para a temporada. O Lyon possui uma diretória no mínimo diferenciada.
Jean-Michel Aulas - presidente do clube - em inúmeras oportunidades já declarou que comanda o seu clube com mãos de empresário. Em suma, o engravatado lyonês analisa, em primeiro lugar, os cofres de seu time, antes de se meter em empreitadas sem futuro garantido.




Do outro lado, poderemos pegar Jean-Louis Triaud como o principal responsável pela ascensão do Bordeaux. O presidente do clube girondino tem pulso firme e ideias sistemáticas, que em sua visão são providenciais para o sucesso do clube. Magnata do time desde 1996, Triaud ainda almeja grandes conquistas para o time, começando pela construção de uma nova arena. Segundo ele, o seu atual estádio, Chaban-Delmas, com capacidade para 33 mil pessoas, já não suporta mais a grande quantidade de torcedores do Bordeaux e ele quer começar a erguer uma nova casa.

Dotando de um pensamento revolucionário, Triaud também se interessa muito pela composição do seu plantel. Para ele, não basta ter craques no time e jogadores consagrados, o melhor a se fazer é mesclar a juventude com a experiência.




Pode até ser uma receita simples, mas ao analisar com calma, veremos que nem todos os times seguem essa ideologia. Fugindo um pouco do campeonato francês, podemos comparar o modelo de gestão do Barcelona e Real Madrid. O Barcelona, hoje, possui três titulares absolutos que são pratas da casa: Iniesta, Xavi e Messi, sem citar Puyol, Valdés, entre outros. Já o Real Madrid prefere fazer uma caça aos quatro cantos do planeta e desembolsar gigantescas quantidades de dinheiro em jogadores já consagrados, mas sem vínculo ou histórico algum com o time.
Resultado: O Barcelona é o atual campeão mundial e segue firme na Champions League. O Real Madrid ainda busca uma identidade e um padrão de jogo, apesar de possuir grandes craques.

De volta no país do croissaint, em síntese, Jean-Louis Triaud pensa como o Barcelona, quer ser vitorioso como o time catalão, e faz certo. Pensar como grande é uma virtude de vencedor, e se manter esse ritmo, há grandes chances de mais troféus estamparem as estantes do Bordeaux.
No entanto, os admiradores do futebol francês lamentam o recente sorteio que colocou os únicos dois representantes do país para um embate entre si. Por um lado, um deles já se garantiu na próxima fase (Lyon), por outro, um ficou para trás (Bordeaux). A mágoa gira em torno da confiança desses adeptos. Para muitos, caso outro adversário fosse sorteado para ambas as equipes, as chances dos dois times passarem era bem grande, haja vista que na data do sorteio, o Bordeaux estava invicto na competição, e o Lyon havia desclassificado o Real Madrid.




Independente de quem passar para a próxima fase da competição, para os franceses já será marco na história. Claro que individualmente, uma semifinal de Champions League, para qualquer time, já é algo sublime para o currículo. No entanto, vamos pensar além disso. Vamos pensar no quão benéfico isso pode vir a ser para o campeonato francês em si. Jogadores de outros centros, que em outrora rejeitavam jogar na França, com receio de “sumir” do cenário futebolístico, agora pensarão duas vezes antes de dizer um “não”. Isso só contribui ainda mais com a eficaz evolução que a Ligue1 tem, e ainda terá, em um curto prazo de tempo.

Por fim, os torcedores franceses podem ficar ainda mais sossegados. Essa nova “linhagem de pensadores” não se restringe apenas a Aulas e Triaud. Na temporada atual, já podemos identificar alguns clubes que rumam em direção do estrelato. Auxerre, Montpellier, Lille e até mesmo o consagrado Marseille, não querem nem saber de um monopólio dos últimos campeões da liga e querem alcançar o caneco. E é bom já ir comprando o seu pacote de transmissões do campeonato francês para a próxima temporada, pois a emoção só tende a aumentar.

FOTOS: 20minutes.fr / L'Equipe / olweb.fr

Para fazer o download da @RevistaDPF por inteiro, clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário