quarta-feira, 21 de abril de 2010

[UEFA Champions League] - Semi-Finais - Bayern de Munique Vs. Lyon - IDA

FOTO: olweb.fr

A semifinal da Copa dos Campeões da Europa não é novidade para o Bayern de Munique. A equipe inicia nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), em casa, sua 13 briga por uma vaga na final da competição continental mais importante do mundo, e encara um adversário que chega pela primeira vez a essa fase: o Lyon.

O Bayern vem embalado depois de eliminar nas quartas de final da Champions o Manchester United, fora de casa, e da goleada de 7 a 0 sobre o Hannover no Campeonao Alemão, resultado que garantiu a equipe na liderança da competição a três rodadas do término do certame.

No entanto, o duelo é visto com apreensão pela torcida alemã e por alguns de seus ídolos do passado, como o defensor francês Willy Sagnol, que atuou com a camisa do Bayern entre 2000 e 2009, quando se aposentou.

"As duas equipes são fortes no ataque. Lisandro López e Michel Bastos são os jogadores mais importantes do Lyon. De outro lado, Bayern tem Ribéry e Robben, que podem decidir o jogo a qualquer momento", analisou Sagnol.

Para o confronto diante do Lyon, o técnico Louis van Gaal não poderá contar com o lateral esquerdo Badstuber, suspenso, que deve ceder lugar ao jovem Contento. Outro desfalque do time alemão é o meia Van Bommel, cuja vaga deve ser ocupada pelo croata Pranjic. Ribéry, que era dúvida, está liberado pelo departamento médico.

Contra o potente ataque do Bayern, o Lyon aposta na segurança de seu sistema defensivo, encabeçado pelo goleiro Hugo Lloris, que não sofreu mais de um gol em nenhuma partida da Copa dos Campeões até aqui. Nos dez confrontos disputados pela equipe francesa, sua defesa foi vazada apenas seis vezes.

"Lloris já está entre os três ou quatro melhores goleiros do mundo. Ele é calmo, inteligente, estável, não há quase nenhuma falha até mesmo em bolas difíceis. Como Kahn em seus bons tempos, ele fornece segurança", analisou Sagnol, que chegou a especular uma transferência do arqueiro francês para o Bayern na próxima temporada.

O Lyon, que foi obrigado a viajar de ônibus a Munique, devido à erupção de um vulcão na geleira de Eyjafjallajokull, na Islândia, que cancelou cerca de 70% dos voos no continente europeu, sabe da força de seu sistema defensivo e joga para não sofrer gols fora de casa.

"Temos de montar uma defesa forte e não sofrer nenhum gol. Sabemos da qualidade do Bayern. Os três que jogam na frente são muito bons e Robben e Ribéry conseguem voltar e fazer boas tabelas. Vamos para fazer um bom resultado lá para ter um bom jogo em casa", explicou o zagueiro brasileiro Cris, capitão do Lyon.

O companheiro de zaga de Cris deve ser Toulalan, única opção do técnico Claude Puel para o setor. No meio de campo, o volante camaronês Makoun pode voltar à equipe após se recuperar de uma lesão na virilha.

Retrospectiva:
• O Lyon faz a sua estreia nesta fase da competição, enquanto o Bayern ganhou sete das anteriores 12 semi-finais (venceu duas e perdeu outras tantas na era da UEFA Champions League).

• Os clubes defrontaram-se seis vezes em jogos da fase de grupos da UEFA Champions League, com duas vitórias para cada um e dois empates. Em Munique, na temporada passada, registrou-se um empate de 1 a 1, enquanto o Lyon venceu por 2 a 1 em 2003/04 e o Bayern levou a melhor, por 1 a 0, em 2000/01.

Ligações entre as equipes
• Franck Ribéry, do Bayern, nunca venceu o Lyon em quatro jogos da Ligue 1, um com a camisa do Metz e três com a do Marseille. No entanto, ajudou o OM a bater este adversário duas vezes na Taça de França.

Sabia que?
• Van Gaal espera tornar-se no terceiro treinador, depois de Ernst Happel e Ottmar Hitzfeld, a conquistar a UEFA Champions League ao serviço de dois clubes diferentes, depois de já o ter feito no Ajax, em 1995.

FONTES: Abril e UEFA




LYON:

GOLEIROS: Hugo LLORIS e Rémy VERCOUTRE;
LATERAIS: Anthony RÉVEILLÈRE, Aly CISSOKHO e Lamine GASSAMA;
ZAGUEIROS: CRIS e Cléber ANDERSON;
VOLANTES: Jérémy TOULALAN, Jean II MAKOUN e Maxime GONALONS;
MEIAS: Kim KÄLLSTRÖM, Miralem PJANIC, Clément GRÉNIER, Michel BASTOS e Honorato EDERSON;
ATACANTES: Bafétimbi GOMIS, Ishak BELFODIL, LISANDRO Lopez e César DELGADO;
TÉCNICO: Claude PUEL;
DESFALQUES: Jean-Alain BOUMSONG, François CLERC, Mathieu BODMER e Dejan LOVREN;


BAYERN DE MUNIQUE:

GOLEIROS: Hans Jörg BUTT e Michael RENSING;
LATERAIS: Philipp LAHM, Andreas GÖRLITZ*, Christian LELL* e Diego CONTENTO;
ZAGUEIROS: Martín DEMICHELIS, David ALABA* e Daniel VAN BUYTEN;
VOLANTES: Bastian SCHWEINSTEIGER, Mehmet EKICI* e Anatoliy TYMOSCHUK;
MEIAS: Arjen ROBBEN, Danijel PRANJIC, Franck RIBÉRY, Hamit ALTINTOP;
ATACANTES: Miroslav KLOSE, Thomas MÜLLER, Mario GÓMEZ, Ivica OLIC;
TÉCNICO: Louis VAN GAAL;
DESFALQUES: Mark VAN BOMMEL e Holger BADSTUBER
* - Incertos

Nenhum comentário:

Postar um comentário