domingo, 27 de janeiro de 2019

Em jogo marcado pelos duelos físicos, Lyon leva a melhor diante do Amiens pelo placar mínimo

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O zagueiro Jason Denayer foi o autor do único gol. Marcou de cabeça após uma boa assistência de Memphis Depay




Não, o site não está bugado. O Lyon enfrentou o Amiens de novo, logo após eliminá-lo pela Copa da Liga há apenas três dias. O duelo, desta vez pela Ligue 1, era a oportunidade do OL liquidar novamente o adversário que foi batido há pouco. Mas o clima já era de outra competição, com outras aspirações e até mesmo diferentes estímulos para adentrar ao gramado. Além disso, os dois treinadores promoveram mais de uma mudança nos times em relação ao que foi jogado anteriormente, promovendo um espetáculo diferente, de certa forma e pouco previsível. Era o duelo do 3º colocado do Campeonato Francês contra o antepenúltimo.

No time da casa, apesar da formação tática ser a mesma, houve mudanças com relação ao jogo de quinta-feira onde o Lyon sobrou diante deles. Naquela ocasião, o lateral Sy, o zagueiro Adénon, os volantes Gnahoré e Traoré, assim como El Hajjam que começou como ala, todos eles, desta vez, estavam no banco. Monconduit e Blin, volantes que estavam ausentes na quinta, voltam e como titulares. Dibassy, Gouano e Otero também foram pro jogo desta vez. Pélissier, portanto, com várias mudanças em apenas três dias. Na imagem abaixo você consegue visualizar a formação inicial dos donos da casa:




E não pense que o Lyon se acomodou com o resultado de quinta-feira. Nada disso. Bruno Génésio também promoveu algumas alterações. Começando pela lateral esquerda. Mendy reassumiu o posto, depois da expulsão de Marçal. Tousart havia começado anteriormente e agora a dupla de era composta de Ndombele fazendo parceria com Aouar. No lado esquerdo do ataque, Terrier foi quem jogou no meio de semana, mas desta vez Génésio optou por escalar Memphis Depay, deixando Dembélé novamente no centro de ataque. Confira a formação inicial do OL:




Mesmo tendo sido eliminado na quinta-feira, o Amiens contava com um apoio incessante do seu torcedor, que jogou junto com o time desde o comecinho do jogo. Não à toa, o time alvinegro começou bem melhor o jogo. Era quem propunha, quem tentava e quem mais arriscava. Poderiam ter um pênalti marcado antes dos 15’ de bola rolando, não marcado pela arbitragem, mesmo Denayer encostando claramente o braço na bola. Poucos minutos depois, foi Monconduit quem promoveu a primeira grande chance, rechaçada por boa defesa de Lopes.

Por outro lado, o Lyon só conseguiu incomodar pela primeira vez aos 23’ de bola rolando. E não foi lá um lance para assustar os torcedores presentes. A bola chegou pelo lado esquerdo do campo, onde Memphis Depay tentava achar espaços ao lado de Ndombele. Mas quem arriscou mesmo para o gol foi Houssem Aouar. Ele tentou colocar no cantinho do goleiro Gurtner, mas a bola foi franquinha demais.

Perto dos 30’ de bola rolando, duas chances criadas. Uma para cada time. Primeiro, o Amiens apareceu através de um chutão da trás do meio de campo que acabou encontrando Mendoza. Mesmo com a defesa do OL vendida no lance, ele chutou pra fora. A resposta do OL veio com Memphis Depay, que achou um cruzamento em diagonal pra área. Cornet chegou a alcançar, mas sem ângulo, facilitando demais o corte da defesa dona da casa.

Definitivamente, o lado esquerdo do ataque do Lyon parecia ser a melhor opção para encontrar o caminho do gol. Memphis Depay, no entanto, parecia sozinho no setor. Mendy parecia mais preso e não subia muito. Aouar também pouco encostava, pois acabava que tinha que ajudar muito Ndombele no setor de marcação, já que o Lyon hoje jogava sem aquele tradicional primeiro volante.

Antes mesmo do fim do primeiro tempo, o Lyon, por duas vezes seguidas, tentou mais uma vez por aquele setor. Primeiro com o holandês Memphis Depay, que chegou ao fundo, cruzou, achou jogadores do OL na área que não conseguiram finalizar, pressionados pela defesa adversária. Depois, Mendy finalmente apareceu, deu uma caneta no defensor, mas não conseguiu completar o cruzamento. OL parecia ter achado o caminho do ouro por ali.

Ainda no finzinho da primeira etapa, um show de contra-ataques de ambos os lados. O jogo pegou uma intensidade que não havia construído anteriormente, mas nenhum dos dois times acabou aproveitando. O Lyon parou, literalmente, de tentar atacar pelo meio e pela direita e forçava tudo pela esquerda. Claro que o próprio Amiens percebeu isso e reforçou a cobertura pelo setor. E certamente Pelissier tentaria dar um jeito nisso no intervalo.

Na volta para a etapa seguinte, foi o Lyon quem deu um jeito na sua situação. Voltou pressionando bastante, teve duas chances antes de aparecer Jason Denayer e seus dreadlocks. O zagueiro conseguiu achar espaço para cabecear uma bola vinda do lado direito, onde Memphis Depay – que estava voltando de uma cobrança de escanteio – conseguiu fazer o chuveirinho na área para o zagueirão completar: 1 a 0!

Mesmo em desvantagem no placar, a torcida do Amiens parecia que, naquele momento, ainda fazia mais barulho. Mas nem isso fazia o time acordar para tentar evitar o resultado negativo. Foi o Lyon quem continuava apertando. Um minuto após o gol, Fekir quase dobrou o placar em um foguete bem defendido por Gurtner. Neste momento, o Lyon não mais avançava só pela esquerda e conseguia dividir suas subidas ao ataque.

O time da casa tinha dificuldades para conseguir chegar. Mas quando conseguia, sempre era chefiado por dois homens de frente: ou Otero, ou Mendoza. Timité parecia tímido ou isolado. Por isso, Pélissier mexeu duas vezes numa só tacada. Colocou em campo Gnahoré – para dar mais poder de marcação – além de Konaté. Saíram Bodmer e Monconduit, respectivamente. O time ia para um 4-2-4, tentando preencher mais espaços lá na frente.

Poucos minutos depois, foi Génésio quem fez sua primeira alteração, colocando em campo Martin Terrier para a saída de Maxwel Cornet. Apesar da troca, quem trouxe perigo para o gol de Gurtner foi Moussa Dembélé. Ele recebeu de frente para o gol, mais pelo lado esquerdo da área. Mandou um bom chute dali, com força, mas o goleirão do Amiens, mais uma vez, apareceu com qualidade antes de Aouar deixar o campo para entrada de Tousart.

Com essa última mexida, o OL ganhava poder de marcação no meio de campo e poderia desafogar uma pouco mais o amarelado Tanguy Ndombele. De fato, o Amiens teve mais dificuldades de trocar passes no setor, mas ainda assim conseguia incomodar com alguns lances que, principalmente, eram criados em jogadas de velocidade e nos ataques pelos lados do campo. O placar era curto e o Lyon não tomava todos os cuidados necessários.

Já nos acréscimos, Pélissier mexeu pela última vez, colocando Sy no lugar de Otero, que até vinha bem no jogo. Com quatro minutos de acréscimos, o Lyon se recuou inteiro para tentar segurar o magro placar, mas o Amiens tentava a todo custo e de qualquer modo. Ainda assim, foi um contra-ataque ultraveloz de Mendy, em cima de Blin, que quase fechou o caixão. No mais, ficou por isso mesmo. Uma vitória simples, mas importante do mesmo grau de uma goleada.

O foco agora é pedreira: o Lyon vai receber o PSG no Groupama Stadium, em jogo marcado para o próximo domingo, dia 03/02, às 19h do horário de verão de Brasília. A partida é válida pela 23ª rodada do Campeonato Francês e a missão do OL é a mais complicada de todas: tentar arrancar pontos do clube de Paris. Os dois únicos revezes do time de Neymar, Mbappé e cia foram apenas dois empates. Portanto, seguem invictos. Até lá!

FOTOS: LFP / ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI) 

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário