sábado, 18 de janeiro de 2020

Em jogo alucinante e intenso, joia de 16 anos faz dois gols, duas assistências e classifica o Lyon

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Rayan Cherki ainda foi responsável por um pênalti sofrido e que acabou sendo desperdiçado por Dembélé no maluco 4 a 3 que colocou o OL nas oitavas da Copa da França




Tudo certo para o Lyon neste inicinho de ano. Começou goleando o Bourg-en-Bresse pela Copa da França. Depois eliminou o Brest pela Copa da Liga. Ainda deu tempo também de vencer o Bordeaux fora de casa e subiu boas posições na tabela. Neste sábado, os Gones tinham a oportunidade de manter o bom ritmo e fazer a classificação para as oitavas de final da Copa da França. Duelo no Stade de la Beaujoire, casa do Nantes. Jogo de partida única e isso significava que um empate poderia levar o jogo para prorrogação e depois pênaltis. Mais uma vitória poderia elevar o moral ainda mais do elenco para o restante da temporada.

Os Canários foram a campo com uma formação parecida com um 4-4-2, mas com uma diferença na movimentação de seus homens de frente, podendo variar para um 4-4-1-1 e até mesmo um 4-2-3-1, dependendo do momento da partida. Anthony Limbombe, que retornava de lesão, por exemplo, começava no banco de reservas. Sem poder contar com Fábio, Pallois, Wagué, Roli Periera e Coulibaly, Christian Gourcuff teve problemas principalmente para escolher o parceiro de Girotto na zaga, e foi com Basila. Veja como ficou:




Por acaso, o Lyon também foi para o jogo com um 4-4-2 na sua formação, uma tática que geralmente não é adotada por Rudi Garcia. Além disso, o treinador apareceu com novidades. As principais delas eram as entradas de Jean Lucas e Rayan Cherki como titulares. O volante brasileiro entra no lugar do suspenso Caqueret e Cherki foi opção mesmo do treinador. De desfalques, além do volante já citado, o OL tinha Koné, Dubois, Reine-Adélaïde Memphis Depay. Abaixo você confere os 11 iniciais:




Intensidade! Essa era a palavra melhor apropriada para resumir como foi o começo desse jogo. Com um minuto de bola rolando, o Lyon já foi com tudo para cima do adversário e conseguiu abrir o placar de forma instantânea. Uma jogada pela esquerda com Cornet, que trabalhou com Terrier, passando por Dembélé, que fez a assistência ao jovem Cherki. Com muita frieza, o jogador de 16 anos tirou do goleiro e marcou o primeiro: 1 a 0!

E o Lyon queria mais. Com cinco minutos de jogo, Traoré quase dobrou o placar ao tentar fazer sua clássica jogada, que era receber a bola pelo lado direito do campo, cortar pro meio e bater. Saiu com perigo. Dois minutos depois, foi a vez de Terrier perder um gol incrível. Ele recebeu de Dembélé, em contra-ataque e, sozinho, sem goleiro, mandou uma finalização na trave, em um erro quase inacreditável.

Não pense que o OL parou por aí. Nada disso! Rayan Cherki estava animado com sua titularidade e fez o segundo dele e o segundo do Lyon na partida. Isso com menos de dez minutos de jogo. Desta vez, ele só estava no lugar certo e na hora certa. Aproveitou a bola jogada de Traoré pelo lado direito, recebeu, e finalizou com categoria, por debaixo das pernas do goleiro Alban Lafont. Era o 2 a 0 apontando no placar!

Quando parecia que o Lyon dominaria as rédeas do jogo, podendo até mesmo aplicar uma goleada ainda no primeiro tempo, acabou sofrendo um gol ainda aos 16’ de jogo. A jogada do gol do Nantes surgiu do lado esquerdo do ataque canário, com Simon levando a melhor pra cima de Jean Lucas. No cruzamento, a defesa vacilou de novo, não conseguindo antecipar o atacante Emond, que se antecipou e marcou de cabeça: 1 a 2!

A partir de então, o Nantes vinha com tudo pra cima, querendo o empate. Simon quase fez isso, quando bateu um chute cruzado e arrancou suspiros do torcedor. Aos 25’, bela jogada do setor ofensivo em troca de passes na entrada da área. Abeid conseguiu espaço e soltou um foguete dali mesmo. Lopes precisou ir no cantinho para mandar para escanteio. Até mesmo na posse de bola, o Nantes já se mostrava superior.

Acontece que o Lyon estava ligado no jogo, e preparado para acionar um contra-ataque. Enquanto o Nantes procurava seu segundo gol, o OL precisava da brecha. E ela aconteceu. Em bola no meio do campo, Rayan Cherki achou Terrier saindo em disparada. O atacante recebeu em velocidade, chegou na área e conseguiu tocar na saída de Lafont, marcando o terceiro do OL na partida, de forma intensa e fulminante: 3 a 1!

No segundo tempo, o jogo caiu um pouco em termos de intensidade. Mas, ainda assim, em questões de qualidade, o nível se manteve. Cherki teve a oportunidade de fazer um hat-trick aos 15’ da etapa final. Recebeu de Traoré após saída errada de bola do Nantes. O jovem bateu bem na bola, que saiu tirando tinta da trave. Por poucos centímetros, o menino não fazia história no Stade de la Beujoire.

Depois do lance de perigo, Rudi Garica mexeu, com Thiago Mendes no lugar de Bertrand Traoré, já segurando um pouco mais o jogo. Christian Gourcuff respondia com a saída do autor do gol, Emond, para dar lugar a Bamba. Minutos depois, o OL teve um pênalti ao seu favor. O jovem Cherki foi derrubado – poderia novamente ter a chance de marcar seu hat-trick – mas Moussa Dembélé foi pra bola e acabou desperdiçando em boa defesa de Lafont.

Não deu nem tempo para a torcida do Lyon ficar chateada com Dembélé. O mesmo centroavante conferiu o quarto gol pouquíssimo tempo depois. Jogada de quem? Ele mesmo: Rayan Cherki. O jovem descolou uma linda assistência para o artilheiro do Lyon entrar na área sozinho e tocar na saída do goleiro Lafont. Mesmo sem ângulo, Dembélé finalizou com precisão e marcou o 4 a 1!

Enquanto o Lyon mexia com Marçal no lugar de Cornet e Gouiri por Dembélé, o Nantes também trocava, com Krhin e Limbombe nos lugares de Basila e Blas, respectivamente. Isso acabou mudando de novo o cenário do jogo e o Nantes voltou pro jogo, acredite ou não. O segundo gol do time da casa surgiu com uma boa jogada do nigeriano Simon, que atuou pela esquerda e cruzou para Louza marcar aquele que seria o 4 a 2!

Limbombe, que era dúvida para o jogo, estava causando um inferno. Na primeira oportunidade, apareceu sozinho e forçou Lopes a fazer uma defesaça. Depois deste lance, não deu para o goleirão português. Ele apareceu do lado direito, fez ótima jogada, levantou na área e Simon aparece nas costas de Andersen para fazer mais um gol no jogo e dar um tempero especial no finalzinho: 4 a 3, com direito a tensão, pressão e emoção a flor da pele no finzinho.

No fim, o árbitro acabou dando seis minutos de descontos. O Nantes colocou a frota toda na frente. Teve de tudo: lance de perigo deles, lance de perigo do Lyon, cera, confusão, cartão amarelo de lado a lado. Só não teve mais gols. O OL não só conseguiu a classificação como jogou muito bem e ainda provando a cada dia que o jovem Rayan Cherki pode ser mesmo um novo talento a nível mundial. Saberemos em breve. Muito em breve.

Enganou-se quem acha que os jogos de Copas dão trégua. Nada disso! O Lyon agora enfrenta o Lille, pela semifinal da Copa da Liga Francesa. O jogo será no Groupama Stadium, casa do OL, na terça-feira (21), às 17h10 do horário de Brasília. Assim como na partida de hoje, jogo único valendo vaga na final. Até lá!

FOTOS:  ol.fr | Reprodução Twitter/Nantes
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário