sábado, 4 de janeiro de 2020

Copa da França: com show de Dembélé e pratas da casa, Lyon enfia sete gols em clube parceiro

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O OL ainda não fez um bom primeiro tempo, mas no segundo foi fulminante. Dembélé fez dois e Caqueret e Cherki marcaram pela primeira vez como profissionais




O ano começou pra valer para o Lyon. Neste sábado (4), entrou em campo pela Copa da França em jogo válido pelos 32 avos de final. O time parceiro do OL abriu as portas do Stade Marcel-Vérchere para tentar buscar uma vaga na próxima fase. Os Gones, por sua vez, precisavam da vitória para entrar com mais tranquilidade para a segunda parte da temporada e tentar esquecer um pouco dos tropeços do primeiro turno. Vencer o atual 8º colocado da terceira divisão francesa não parecia ser uma meta difícil? Ou será que vinha tropeço pela frente?

O time da casa contava com isso. Para passar de fase, precisaria contar com a sorte, uma noite inspirada e que o Lyon tropeçasse de alguma forma em uma noite não muito feliz. Isso tudo se deve ao fato de o clube não ter um equilíbrio técnico o suficiente para fazer frente. A expectativa, na verdade, era de goleada. Anani, o homem gol do time e o camisa 10 Boujedra eram as esperanças de um algo a mais. Sem poder conta com Ndicka Matam, emprestado pelo próprio OL, assim entrou o time de Karim Mokeddem para o jogo:




Tirando os problemas que já atormentam Rudi Garcia desde dezembro, o Lyon vinha com praticamente um desfalque para a partida. Youssouf Koné, Léo Dubois, Jeff Reine-Adélaïde e Memphis Depay estão de fora por intervenções cirúrgicas e, se voltarem na temporada, será bem no finzinho. Além deles, apenas Bertrand Traoré estava ausente, cumprindo suspensão de uma partida da temporada anterior pela Copa da França. De novidades, Caqueret começando jogando e Marçal, voltando de lesão. Veja a formação:




Quem achava que seria um jogo fácil, logo percebeu bem no comecinho que não seria bem assim. O Bourg-en-Bresse começou impressionando. Um chute de Romany, de fora da área, por exemplo, quase surpreendeu Lopes, que precisou fazer a ponte para evitar o gol de cobertura. Enquanto isso, o OL não conseguia nem mesmo algumas ações do meio pra frente e perdia até na posse de bola.

Depois da boa tentativa de Romany, o Bourg-en-Bresse ensaiou uma reação, principalmente com o bom centroavante Anani, que conseguia se dar muito bem em cima da zaga, em especial o brasileiro Marcelo. Anani conseguiu três lances de perigo ainda antes dos primeiros 15’ de jogo, o que inflamava não apenas o jogo como a torcida presente no estádio em lotação histórica.

A sorte do Lyon é que conseguiu abrir o placar por causa de um erro técnico da defesa adversária. Em específico, do zagueiro Camara. Aouar dominou a bola no centro do campo e tentou esticar para Dembélé, aberto na esquerda. A bola não chegaria e o defensor conseguiu a antecipação, mas ao tentar o recuo para o goleiro, acabou entregando de graça para o centroavante do Lyon alcançar e definir: 1 a 0 aos 17’ de jogo.

Mesmo com o gol marcado, o Lyon ainda tinha dificuldades para fazer seu jogo. Quase dobrou o placar aos 30’, quando Terrier fez boa jogada pelo lado esquerdo e conseguiu acionar Cornet, fazendo a bola atravessar toda a área. O atacante marfinense arriscou de primeira e acertou a rede pelo lado de fora. Era somente a somente a segunda oportunidade do OL no jogo, muito pouco para um adversário do nível do FBBP01.

Quando o Bourg-en-Bresse ensaiava uma reação de novo, propondo o jogo e forçando o OL a jogar no contra-ataque, o Lyon conseguiu marcar o seu segundo gol no jogo. De novo saiu dos pés de Aouar. Agora, em jogada pelo lado esquerdo e destilando técnica. Ele foi até o limite da linha de fundo, cruzou rasteiro e a zaga acabou rebatendo nos pés de quem? Moussa Dembélé, que novamente só teve o trabalho de empurrar: 2 a 0!

O primeiro tempo serviu como uma mensagem clara ao torcedor e, claro, também para a equipe técnica e dirigentes do Lyon. Dembélé e Aouar foram os únicos que funcionaram ofensivamente na primeira etapa. Quando tiveram a oportunidade, fizeram a diferença. É muito pouco para o continuar da temporada. As lesões de Reine-Adélaïde e Memphis Depay deixaram o time bem torto do meio pra frente.

Acontece que no segundo tempo, tudo mudou. O Lyon voltou fulminante e, agora assim, fazendo valer sua superioridade. No primeiro minuto, Terrier já havia feito o terceiro gol. E por muito pouco não foi um hat-trick de Dembélé. Ele recebeu de Aouar e bateu na saída de Callamand. A bola ia entrando, mas tocou na trave. Sobrou nos pés de Terrier que apenas completou: 3 a 0.

Nos minutos seguintes, Dembélé, que estava on-fire quase fez mais um. Na sequência, foi Marcelo quem perdeu um gol sozinho na grande área. Dembélé apareceria um minuto depois em contra-ataque para deixar Terrier sozinho, com um passe de calcanhar, que no final das contas parou na trave. O quarto gol nunca esteve tão perto e o Lyon era definitivamente outo time na segunda etapa.

E ele veio, com Cornet! O marfinense balançou as redes um minuto depois do Bourg-en-Bresse quase diminuir em cobrança rápida de falta. O quarto gol do OL veio através de mais uma linda jogada construída por Terrier e Dembélé em velocidade. Primeiro, Terrier recebeu no meio de campo e avançou. Achou Dembélé deslocando em aberto. Ele recebeu e fez a assistência para Cornet tocar de cavadinha na saída do goleiro: 4 a 0!

Depois de decretada a goleada, Rudi Garcia mexeu no Lyon, tirando Tousart e colocando Thiago Mendes. Mokeddem acabou trocando uma vez e logo depois mexeu as outras duas. Colocou, em ordem, Nabab, M’Dahoma e Irep para as saídas de Kraichi, Atik e Boujedra, respectivamente. A ordem do time da casa era, a partir de então, recuar um pouco mais para evitar tomar ainda mais gols.

Aos 29’ do segundo tempo, o Lyon mexia pela segunda vez, com Rayan Cherki no lugar de Cornet. O jovem de 16 anos se tornava o jogador mais novo da história do clube a entrar em campo pela Copa da França, apenas um dia a menos que Joël Fréchet, que também tinha 16 anos em 1982. Três minutos depois, Amine Gouiri também entrava em campo. Quem deixava o gramado era Moussa Dembélé.

No final da partida, ainda deu tempo para mais três gols, isso mesmo. Primeiro, Caqueret aproveitou lambança do próprio ataque do Lyon e conseguiu finalizar de fora da área na continuidade do lance. Ele acabou marcando seu primeiro gol com a camisa do OL. Caqueret apareceu novamente no finalzinho para dar uma assistência após linda tabela com Aouar. O meia entrou na área e fuzilou o ângulo de Callamad, marcando o 6º. No último lance, Cherki ainda fez uma pintura, ao receber na entrada da área e mandar uma cavadinha incrível, também marcando o seu primeiro como profissional: 7 a 0!

6O OL vai ter pouco tempo para respirar e já entra em campo novamente na quarta-feira (8). Novamente, brigara para avançar em competição de mata-mata mas, desta vez, pela Copa da Liga Francesa. Vai pegar o Brest, em casa, em partida única. O adversário será o Brest. Jogo marcado para às 14h45 do horário de Brasília. Até lá!

FOTOS: ol.fr 
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:

(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário