domingo, 12 de setembro de 2021

Com gol de Paquetá e partidaça de Bruno Guimarães, Lyon passa tranquilo pelo Strasbourg e vence a segunda seguida pela Ligue 1

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O ex-Flamengo entrou no segundo tempo e deu tempo de fazer o 3º gol do jogo, já o ex-Athletico jogou quase a partida inteira e orquestrou o jogo




O Lyon estava de volta aos gramados da Ligue 1, depois da pausa da data Fifa. O clube, que havia vencido o Nantes na rodada anterior, tinha a clara expectativa de ganhar mais uma e começar a emplacar vitórias consecutivas na competição e sair da zona de metade da tabela. Além disso, afastar aquela crise interna que assolou o clube nas primeiras rodadas só será extinguida com vitórias. Jogando em casa, no Groupama Stadium bem cheio, o time se mostrava com a faca e o queijo na mão para fazer sua parte recebendo o Strasbourg.

Para esse confronto em especial, e já pensando no jogo do meio de semana, duas novidades do técnico Peter Bosz: Shaqiri começava jogando como titular e Boateng era presença no banco de reservas. Duas contratações bombásticas da janela que se encerrou há pouco. Bruno Guimarães, que era dúvida por causa da data Fifa, iniciava. Já Paquetá, era banco. Desfalques mesmo eram Dubois, Kadewere, Reine-Adélaïde, todos com lesão, além de Damien Da Silva, suspenso. Veja como ficou a escalação:


O Strasbourg vinha com uma formação um pouco defensiva, repetindo o que já havia feito na rodada anterior. O bom Julien Stéphan tinha duas novidades para esse jogo também, vindas do mercado. O lateral Guilbert, que iniciava jogando, e o zagueiro Nyamsi, que começava como suplente. Aholou, que ficou de fora das duas últimas rodadas, voltava e também começava com opção no banco. De desfalques, o RCSA tinha o suspenso Fila e os lesionados Sissoko, Sahi e Mothiba. Assim ficou:




Com um clima quentíssimo vindo da arquibancada do Groupama Stadium, o Lyon entrou em campo inflamado. Dentro dos limites sanitários impostos, havia muita gente nas arquibancadas um barulho ensurdecedor, além de muita fumaça nos primeiros minutos: 33.267 espectadores. O OL se sentia completamente ambientado e bem disposto nos primeiros minutos e ali já demonstrava que teria certo controle do jogo.

Na prática, não precisou de muito tempo para mostrar isso. Ainda aos oito minutos de partida, a visão de jogo de Bruno Guimarães falou mais alto e o brasileiro descolou um passe mágico para Dembélé, ainda fora da área. O atacante – que hora era capitão na ausência de Dubois – dominou no peito, deixou a bola quicar e mandou um foguete no ângulo de Sels. Placar aberto logo cedo. 1 a 0!


Depois que a bola balançou as redes, o Lyon se acomodou um pouco no gramado e o jogo se equilibrava em ações, o que era um perigo, haja vista que o time tem muita dificuldade de segurar o placar. O Strasbourg queria aproveitar disso e chegou com perigo pela primeira vez aos 23’, quando Caci cruzou, Palmieri rebateu mal e Prcic apareceu com um bom chute de fora da área que foi desviado pelo defensor. Mas levou perigo real.

Aos poucos, o Strasbourg parecia começar a querer gostar do jogo. O OL tinha dificuldades para quebrar a última linha de marcação do adversário. Daí quando o RCSA tinha a posse de bola, conseguia fazer movimentos interessantes. O experiente Gameiro tinha muita qualidade para fazer rápidas jogadas, tabelas e movimentos inteligentes. Uma peça que causava alguns problemas na marcação do OL.


De fato, a única chance criada com perigo pelo Lyon na primeira etapa foi o gol. E ele só aconteceu por causa de uma visão individual de Bruno Guimarães. Foi praticamente um lance de genialidade que não dependeu de troca de passes na entrada da área. Tentando fazer isso a etapa inteira, o OL simplesmente não chegou, não finalizou e sequer entrou na área. Alerta amarelo para o segundo tempo. Algo precisava ser feito.

Além de Bruno Guimarães, o OL teve mais dois destaques nesse primeiro tempo meio apagado. Shaqiri estreava bem, mas não ofensivamente e, sim, na parte de cobertura. Conseguia fazer um jogo físico muito bem, mesmo não estando 100%. Estava em toda parte do campo. Mas a grande estrela que não errou nada e acertou tudo, foi o jovem Malo Gusto, lateral direito da base que hoje substituía o lesionado Dubois. Perfeito! 

Na volta do segundo tempo, nenhuma mudança. O Strasbourg precisou trocar nos acréscimos do primeiro tempo, tirando Caci, machucado, para entrar Liénard. Mas de novo era o OL quem aparecia logo no comecinho da etapa. E com Bruno Guimarães de novo. Dessa vez, de bola parada, ele cobrou a meia altura e Diomandé não conseguiu cabecear pro gol, cabeceou pro lado. No continuar no lance, Sels ainda fez uma boa defasa. Uma rara oportunidade perdida.

A resposta do Strasbourg apareceu poucos minutos depois, antes mesmo dos dez do segundo tempo. Gameiro conseguiu receber em profundidade e sair em disparada – o que não é a dele. Mesmo pressionado por Gusto, ele conseguiu carregar a bola até a área e finalizou. Lopes saiu muito bem do gol e indo aos pés do atacante, salvou aquele que poderia ser o gol de empate. Excelente intervenção.


Aos 16’ de jogo, o Lyon promoveu a estreia de Boateng. Ele e Caqueret entraram nos lugares de Diomandé e Thiago Mendes. Logo em seguida, três minutos depois, o OL dobraria o marcador. Shaqiri cobrou escanteio curto, recebeu e volta e mandou pra área novamente. Por lá estava Denayer no primeiro pau e cabeceou sozinho, com muita facilidade. Dembélé também estava ali e poderia ter feito: 2 a 0!

Logo após sofrer o segundo revés, o RCSA mexeu duas vezes, com Aholou e Diallo em campo nos lugares de Prcic e do estreante Guilbert. Saia da formação com cinco defensores e partia para um 4-3-3. O mesmo Aholou que entrou teve uma oportunidade de ouro com poucos minutos em campo. Após a bola girar a área do Lyon ele pegou um chute em diagonal com muita força, mas mandou por cima.


Poucos minutos depois, na casa dos 30’ do segundo tempo, mais mexidas. O Lyon colocava em campo Paquetá e Cherki para as saídas do estreante Shaqiri – aplaudido de pé – e Toko Ekambi. Na sequência, os visitantes mandaram pra campo o estreante Nyamsi e Warris para as saídas de Perrin e do experiente Gameiro, que apesar de ter feito um bom primeiro tempo, sumiu na etapa final.

No finzinho, antes de Bruno Guimarães ser substituído e aplaudido de pé pela torcida, o Lyon conseguiu marcar mais um gol. Lucas Paquetá recebeu de Aouar e bateu cruzado da direita para a esquerda. No cantinho de Sels. Isso porque antes disso ele tentou uma cavadinha que saiu pra fora por detalhe, seria um gol antológico. Ainda deu tempo do Strasbourg marcar o gol de honra, de pênalti, com Diallo, no último lance de jogo. Sem muitas dificuldades, o OL conseguiu sua segunda vitória na Ligue 1, e consecutiva.


O Lyon agora, finalmente, dá uma pausa em Ligue 1 e terá foco exclusivo na fase de grupos da Liga Europa. É o momento de se concentrar na competição internacional, onde a projeção do clube é chegar, ao menos, na semifinal. O duelo será ás 16h, da próxima quinta-feira (16). O adversário será o Rangers, na Escócia. Até lá!


FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário