sábado, 21 de fevereiro de 2009

Oito jogos de invecibilidade

Filipe Frossard Papini

Mesmo poupando cinco titulares. O Lyon, fora de casa conseguiu a vitória por 2xo contra o Nancy.


Desta vez, o Lyon viajou até o nordeste da França para enfrentar o Nancy, jogo válido pela 25ª rodada da Ligue 1. De olho na próxima rodada da Liga dos Campeões os heptacampeões entraram com o time misto. Jogadores importantes como Benzema, Juninho, Grosso e Éderson inciaram o jogo no banco de reservas.

Parece que Claude Puel - assim como todos os recentes ex-treinadores do OL - já aderiu o 4-3-3 como a tática oficial da equipe. Isso deve-se ao excelente poderio ofensivo do time e também pela grande força e tranquilidade que os volantes passam durante o jogo.

Nesta partida em especial, o Lyon jogou com Lloris no gol, Boumsoung e Cris formando a dupla de zaga - o brasileiro desta vez honrando a faixa de capitão do clube. Na direita, novamente o jovem Gassama recebe sua oportunidade. Na esquerda, Kallstrom faz a função defensiva, jogando improvisado. Os volantes foram preservados e ninguém foi poupado: Toulalan e Makoun. Delgado foi o responsável por substituir Juninho e jogou na armação. Puel apostou na juventude e na velocidade para formar sua dupla de "wingers", na direita, a prata-da-casa, Mounier e na direita o Luxemburguês Pjanic ficou com a vaga. Para receber as bolas na área, o inconstante Piquionne.

A partida iniciou-se com alguma pressão dos donos da casa. Notava-se uma pequena falta de entrosamento dos visitantes e até algumas trapalhadas da zaga, mas nada que assustasse Hugo Lloris. Gunnarsson e Hadji eram os jogadores que mais causavam temor na defesa dos gones. Porém com alguns minutos em campo, o OL se ajeitou e conseguiu esboçar uma boa reação e enfim, chegou a pressionar.

Com 18' de partida, após cruzamento na área, o zagueiro brasileiro e capitão do Lyon abriu o placar no Marcel Picot. Cris de cabeça coloca os líderes da competição na frente do marcador.

No fim do primeiro tempo, o ASNL voltou a pressionar. Principalmente do lado esquerdo da defesa dos visitantes, justamente aonde Kallstrom jogava improvisado. Mas devido a falta de velocidade e categoria do ataque, o Nancy não conseguiu chegar ao gol.

Segunda etapa do jogo, ambos os times voltaram do intervalo com mais disposição e logo aos 51', contra-ataque do Nancy e Gassama derrubou Brison dentro da área. Fredy Frautel nem titubeou e marcou a penalidade. Hadji foi para a cobrança, mas Hugo Lloris defendeu, saltando para o seu canto esquerdo. No rebote, houve um bate-rebate na área e Lloris novamente sossega os torcedores do OL.

O pênalti perdido não acalmou a pressão do ASNL. Foi justamente o contrário. O Nancy continuou pressionando, mesmo com a entrada dos titulares do Lyon em campo: Juninho, Éderson e Benzema. E a estrela de Lloris brilhando a todo momento.

Faltando dez minutos para o término da partida o gás do time da casa acabou. Começaram então as jogadas de passes longos e "chutões" pra frente. Éderson tentou aplicar velocidade na ponta direita e Mounier, meio que embananado, buscava alguma brecha do outro lado do campo. Mas quem mudou o placar, foi o artilheiro Benzema. Makoun descobriu o jovem francês deslocado e com um contra-ataque fulminante, deslocou o goleiro Brascigliano. Sem moral, e também sem fôlego, o Nancy nada pôde fazer para reagir.

O Lyon conquista a sua 8ª vitória consecutiva e abre até então, seis pontos de vantagem, mas dependendo do resultado do PSG e também do Marseille. Próxima partida é da Liga dos Campeões, aonde encontra-se com o Barcelona no estádio de Gerland.

3 comentários:

  1. E o Lyon continua massacrando na França.

    ResponderExcluir
  2. O Lyon, desde a chegada do Juninho Pernambucano, não sabe o que é vice-campeonato. Abraço, PP

    ResponderExcluir
  3. O Lyon manda na França. É incrível nunca tinha visto uma superioridade assim.

    ResponderExcluir