sábado, 25 de fevereiro de 2012

Em jogo de muitos gols, PSG arranca empate heroico no apagar das luzes

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Depois de fazer 3 a 1 e posteriormente 4 a 2, Lyon dá brecha e deixa o time de Paris empatar no último segundo de jogo. 4 a 4!




Vidas em jogo no Stade Gerland. O Lyon precisava provar pra sua torcida e para seus dirigentes que ali tem jogadores de qualidade e que a má fase era passageira. Precisava colocar em campo um bom futebol para voltar a ter boas colocações na tabela. Por outro lado, apesar de apresentar um bom futebol nessa temporada, o PSG tem um encalço em sua perna. O Montpellier acabava de vencer o Bordeaux e assumia a liderança da Ligue1 de maneira, ao menos, temporária. Com uma vitória sobre o Lyon, o time de Ancelotti voltava ao topo. Enquanto isso, o MHSC torcia para a vitória dos Gones. Jogo de muitas promessas.

Rémi Garde foi de força máxima. De ausentes tinha Lovren, Mensah, Grenier e Gourcuff. Em campo um time num 4-4-2, quase um 4-2-3-1, dependendo da versatilidade de Lisandro lá na frente. A dupla de zaga, na ausência de Lovren, era formada por Koné e o experiente Cris. Garde preferiu não apostar em Umtiti para esse jogo. Lacazette e Ederson eram as armas no banco de reservas, apesar de terem qualidade para serem titulares. Veja o time escalado por Rémi Garde.




Ancelotti tinha menos dor de cabeça. De fora, apenas Bisevac, o seu homem versátil no setor defensivo. Seu substituto acabou sendo Jallet mesmo. Pastore, principal contratação do ano voltava ao time titular depois de uma lesão que o tirou dos gramados no início desse ano. Juntamente com ele, Nenê e Menéz eram os responsáveis por dar velocidade nas jogadas que precisavam deste recurso. Na frente uma escolha pessoal. Ancelotti optou pro Hoarau ao invés de Gameiro. Confira a formação do Paris-Saint Germain.




A partida começava agitada. Logo no início o Lyon teve sua primeira oportunidade com Gomis, que tentou surpreender Sirigu e quase marcou um golaço de fora da área. A organização tática do OL não era muito diferente dos jogos anteriores, mas o Lyon tinha mais pegada e vontade. Parece ter tomado uma injeção de ânimo durante a semana, que foi conturbada e com declarações polêmicas de jogadores e até mesmo do dirigente Bernard Lacombe, que por sua vez cobrou mais empenho do time dentro de campo.

Nos primeiros 15’, o PSG tinha dificuldades para atacar. O Lyon era ligeiramente melhor em campo, sabia tocar mais a bola. Mas mesmo assim, ainda não havia muitas chances pros dois times. O primeiro lance de perigo dos parisienses foi só aos 17’, após um cruzamento de Jallet que Pastore cabeceou e forçou a boa defesa do Lloris.

Após chegar pela primeira vez, o PSG conseguiu abrir o placar. Aos 20’, Horarau colocou o time de Paris na frente. Jogada ensaiada de Menéz em uma cobrança de falta pelo lado direito. Hoarau na entrada da área teve a oportunidade de finalizar e fez. PSG 1 a 0.

O Paris se comportava com superior na partida. Era mais correto em campo e buscava mais o jogo. Poderia ter aumentado o placar em lance de falta, quando Nenê deixou para Alex e o zagueiro fuzilou Lloris, que foi bem no lance.

Depois disso, já aos 34’ do primeiro tempo, o Lyon ligou a tomada no 220 e surpreendentemente fez o que ninguém esperava! Marcou três gols em menos de cinco minutos! Isso mesmo. Um apagão geral no PSG e o Lyon não teve piedade. Primeiro, Gomis recebeu uma bola aérea vindo da esquerda e arrematou de primeira. Belo gol. Era o empate no Gerland. Dois minutos depois, quando PSG tentava reagir, Michel Bastos arrancou contra-golpe pela direita e achou Lisandro entrando na área sozinho, e o argentino não desperdiçou. 2 a 1. Por fim, após lance de escanteio, aos 39’, Michel Bastos recebeu a bola vindo de rebote, na entrada da área e arriscou um lindo chute de primeira. Sirigu nem se mexeu. 3 a 1 no Gerland para espanto de todos os presentes e desânimo de Ancelotti.

Antes do término do primeiro tempo, o PSG ainda conseguiu diminuir. Nenê sofreu falta de Gonalons na linha da grande área e o árbitro Fredy Fautrel marcou pênalti. O próprio Nenê cobrou e descontou. Bola para um lado, Lloris para o outro.

No segundo tempo, o time de Ancelotti começou pressionando, e queria buscar o empate. Entretanto, a marcação do Lyon funcionava e não deixava o setor ofensivo do PSG jogar. Quando subia pro ataque, o time de Garde era cauteloso e evitava deixar buracos lá atrás. Dessa forma, o Paris tinha poucas oportunidades para chegar de maneira efusiva e perigosa.

O que poucos esperavam é que a o invés do Lyon se acolher no campo de defesa, o time de Garde ia com calma, mas ia, sim, pra cima do PSG. E indo neste embalo, Jimmy Briand marcou o quarto do Lyon na partida. Jogada de escanteio pela esquerda. Michel Bastos levantou na área e colocou na cabeça de Briand. Lyon 4 a 2 e explosão de euforia no Gerland.

Imediatamente Ancelotti colocou Gameiro no lugar de Pastore e depois mexeu duas vezes, colocando Mathieu Bodmer e Ceará e tirando Jérémy Menéz e Christophe Jallet. Enquanto Garde não havia mexido uma só vez, o treinador parisiense já tinha feito suas 3 trocas.

Aparentemente a mudança surtiu efeito. Enquanto Nenê se embolava na área para finalizar, Källström conseguiu cortar o lance. A bola caiu nos pés de Gameiro que rolou para Ceará diminuir. O brasileiro arrematou de primeira, no canto esquerdo de Lloris e fez o terceiro do PSG. Não perca as contas. 4 a 3 para o OL, aos 28’ do segundo tempo. Em seguida ao lance de gol, Hoarau ainda perdeu a chance de empatar. Em jogada aérea ele venceu Lloris no alto mas a bola passou ao lado do gol.

Sem pestanejar, Garde retirou Briand do jogo e colocou o brasileiro Ederson em campo. Liberava Lisandro mais fixo no ataque e colocava um homem vindo de trás, com velocidade e poder de chute. Depois foi a vez de Fofana substituir Gomis. Agora sim, Garde recuava um pouco mais o seu time e dava mais qualidade de passe no meio-campo.

Sem esse poder ofensivo e sem conseguir segurar a bola lá na frente, o Lyon se viu pressionado pelo PSG que buscava a todo instante um gol salvador, que lhe daria o empate heróico na partida. Lloris chegou a fazer duas ou três defesas milagrosas que deixaram os jogadores do Paris boquiabertos.

A pressão era grande e Fredy Fautrel marcava quatro minutos de acréscimos. Em lance de bola parada, Sirigu se aventurou na área adversária e o OL seguia sofrendo para conseguir fugir da pressão. Não agüentando mais, time da casa sucumbiu aos 49’ do segundo tempo. Hoarau ganhou no alto de Koné e empurrou para as redes. Felicidade extrema dos jogadores do PSG enquanto os Gones ficavam inconsoláveis em campo. Fim de jogo! 4 a 4. Gerland foi mais uma vez palco para uma brilhante partida. Pena não ter sido nada favorável ao time de Garde, que começa a ter sua situação complicada na Ligue1.




Agora o próximo encontro é ainda pela Ligue1. O OL enfrenta o Nancy pela 26ª rodada. Dia 03 de março, sábado, às 15h de Brasília.

FOTOS: AFP / olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:



Para BAIXAR o JOGO COMPLETO, clique AQUI! Essa partida merece ficar salva no seu HD! (dica do Eduardo Júnior)


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário