sábado, 11 de fevereiro de 2012

Lyon decepciona no Gerland

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Em partida apática, os Gones não conseguem vencer o Caen e deixa brecha para a concorrência




A fase do Lyon é boa. Disputa todos os campeonatos que é possível: está na final da Copa da Liga, quartas de final da Copa da França, oitavas de final da Liga dos Campeões, e ostenta uma posição respeitável no Campeonato Francês. E é nessa Ligue1 que o OL precisa se encontrar. O time de Rémi Garde enxerga os líderes PSG e Montpellier se distanciarem cada vez mais e mesmo sem querer, acaba dando prioridade para outras competições e deixando a L1 de lado. Para o jogo de hoje, em casa, o OL tinha tudo pra dar um gás novo nessa briga pela ponta. O adversário, teoricamente mais fraco, era o que o Lyon precisava para vencer e convencer.

Rémi Garde novamente deu chances para Umtiti. No meio, Grenier também ganhava mais uma outra oportunidade. No restante, mais nenhuma novidade, com exceção da presença de Rémy Vercoutre no banco de reservas, depois de um longo período machucado. Confira abaixo a escalação inicial do OL:




O treinador do Caen, Franck Dumas, não tinha muitos desfalques para a partida. Na verdade, apenas um nome: o jovem Lenny Nangis, que efetivamente não faz muita diferença no elenco como um todo. Para o jogo, Dumas armou um 4-4-2 simples, usando Bulot e o arisco Hamouma como válvula de escape e principal arma do time. Na frente, a esperança de gols ficava por conta do experiente Frau. Confira abaixo o time:




A princípio o jogo começava com um aspecto bastante burocrático. O Lyon era ligeiramente melhor, mas o Caen jogava de maneira cautelosa e não permitia avanços. Notava-se claramente que Dumas formou um esquema para não deixar o adversário penetrar. Como comumente vemos na Ligue1, tinha tudo para ser um jogo de placar curto, ou placar em branco.

Acontece que, apesar da retranca, o Caen estava esperto. O Lyon encostava seu time no campo de ataque sem qualquer pudor. Avançava sua marcação. E em uma jogada de desatenção, Briand perdeu a bola lá na frente e gerou um rápido contra-golpe dos visitantes. Hamouma recebeu pela direita, avançou rapidamente e quase sem marcação. Por fim, conseguiu entrar na área e chutar rasteiro e cruzado. Lloris quase encostou, mas não deu. Caen abriria o placar aos 13’.

Após o gol, o Lyon voltava a pressionar. Mas só conquistava espaços e tocava a bola. Poucas chances de perigo. Para ser mais preciso, até os 25’, o gol de Thébaux sequer foi incomodado. Enquanto isso, o Caen tentava se utilizar da mesma estratégia que gerou o primeiro gol: aproveitar o cochilo na marcação e avançar com extrema velocidade e de maneira fatal.

A estratégia do Caen era, de fato, explorar a velocidade de Hamouma. O meia jogava encostado do lado direito, sempre a espera da brecha dada por Cissokho e no espaço deixado por Umtiti. Foi assim que saiu o gol e foi assim que saiu a segunda grande oportunidade do Caen na partida. Enquanto isso, o Lyon tentava chegar tocando pelo meio e em grande parte das vezes não conseguia penetrar pela defesa bem posicionada dos adversários.

No final do primeiro tempo, o OL já arriscava lançamentos para a área, seja em bola rolando ou parada. A ideia era boa, pois o Caen demonstrava fraqueza nesse sentido, mas Gomis já estava saíndo muito da área para buscar jogo na intermediária, o que dificultava ainda mais alguma tentativa do centroavante.

Os homens de frente do Caen se movimentavam bastante. Dumas precisou fazer uma alteração aos 7’ de jogo, quando tirou Niang e colocou Nabab. Juntamente com Frau, os dois saiam muito da área e criava espaços para Bulot e Hamouma subirem com certo espaço e liberdade pelos lados do campo.

No segundo tempo, o Lyon voltou mais determinado. Continuava com sua posse de bola em alta, mas tentava ser mais incisivo e chegar com mais ímpeto ao gol de Thébaux. Na primeira etapa, o time de Garde teve 62% de posse de bola, mas apenas duas finalizações. A ordem no vestiário parece ter sido clara: arriscar mais.

Aos 7’ do segundo tempo, Réveillère apareceu bem no campo de ataque. Foi até a linha de fundo e cruzou. Gomis estava na área, sem marcação. Ele conseguiu cabecear, mas a bola passou perto da trave direita do goleiro do Caen. Era a primeira boa oportunidade dos donos da casa na etapa final.

Mesmo com a desvantagem no placar, o treinador Rémi Garde só fez sua primeira alteração aos 20’ da segunda etapa. Colocou Ederson no lugar de Briand, que não fez uma exibição das melhores. O brasileiro dava um gás novo e jogava pelo lado do campo, local onde Briand atuava durante o jogo. Cinco minutos depois, foi a vez de Dumas mexer no time. Tirou Pierre-Alain Frau, que até vinha fazendo boa partida, e colocou Benjamin Nivet.

A situação do primeiro tempo se repetia. O Lyon tinha mais posse de bola, fazia mais pressão e jogava melhor. Mas o Caen não dormia em campo. Marcava bem e tinha ótima saída de bola. Só ficava na espreita esperando o erro dos donos da casa. O primeiro gol saiu nessa estratégia... E o segundo também. Aos 28’ do segundo tempo, Nabab recebeu bola na intermediária. Na hora de dominar, a bola subiu, e o atacante arrematou mesmo assim. A bola entrou no ângulo esquerdo de Lloris, que não estava muito adiantado e acabou falhando no segundo gol. Caen 2 a 0.

Com uma considerável desvantagem no placar, Rémi Garde se viu na situação de colocar um terceiro atacante no jogo. Alexandre Lacazette entrava no lugar de Michel Bastos. O jovem jogador tem um ímpeto mais ofensivo que o brasileiro, mas teoricamente jogaria no lado do campo.

Lacazette, de fato, deu um ânimo novo ao grupo. Tem qualidade para prender a bola e sabe o que fazer com ela aos pés. Em jogada pela direita, aos 40’ do segundo tempo, ele segurou a bola e foi carregando até a área. No prosseguimento da jogada, foi derrubado e o pênalti foi marcado. Lisandro não perdoou e diminuiu a vantagem! Lyon 1 a 2 Caen.

Mas era tarde demais. O OL até tentou esboçar uma pressão. Levar o jogo na base do abafa, mas já não dava mais tempo. O resultado não foi nem um pouco satisfatório. O time se comportou de maneira apática e o placar pode custar muitas coisas mais pra frente, na competição.


Classificação logo após o jogo

Agora o foco é na Liga dos Campeões. Dia 14 de fevereiro, terça-feira, às 17h45. Oitavas de final. Esse primeiro jogo será no Stade Gerland. Até lá!

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


OS GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário