sábado, 6 de janeiro de 2018

Em vira-vira, Lyon passa aperto e elimina Nancy na Copa da França com gol no último segundo

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Time da casa chegou a fazer 2 a 1 no segundo tempo e, quando tudo parecia perdido, o OL buscou o resultado com gols aos 40 e 49 do segundo tempo!




Finalmente, bola rolando para o Lyon novamente! Desta vez, o confronto não é Ligue 1, nem mesmo Copa da Liga e Liga Europa. O OL estreava na charmosíssima e popular Copa da França na temporada 2017/18. Jogando pelos 32 avos de final, o adversário era o Nancy em confronto único e de mata-mata. Isso significava que tudo seria decidido ali mesmo e, até o próprio dono da casa – 16º colocado na Ligue 2 – poderia ser um adversário complicado se estivesse em um dia bom. Por isso, todo cuidado era pouco e os times decidiram entrar pra valer, sem nenhum lado poupando atletas.

O time da casa, comandado pelo técnico Vincent Hognon tem muitas peças conhecidas e experientes. Mas como a coisa não vem dando certo, muitas delas começavam no banco, como Jourdren, Diagne, Clément e Pedretti. Já entre os desfalques, também muitas peças importantes e conhecidas, dentre os oito: N'Dy Assembé, Cuffaut, Bidounga, Marchetti, Busin, Eler, Hadji e Koura. Hadji, inclusive, é aquele lendário atacante marroquino, com seus 37 anos de idade. Abaixo, veja como ficou escalado:




Pelo Lyon, os desfalques eram menores, mas não menos importante. Bertrand Traoré e Mariano Díaz, titularíssimos, não estavam presentes. O primeiro, já retornando de uma lesão na coxa e o segundo passou uma pequena intervenção cirúrgica em função de uma hérnia. Génésio, como já foi dito, nem pensou em poupar e mandou o que tinha de melhor dentre as opções disponíveis. No ataque, havia uma dúvida em que substituiria Mariano e o jovem Amine Gouiri acabou herdando a vaga. Veja o time inicial:




Com o Stade Marcel Picot parcialmente cheio, quem foi assistir e chegou para ver o jogo, conseguiu acompanhar um Nancy melhor em campo no princípio do jogo. Modelo clássico: se portava defensivamente e aguardando apenas um erro para se lançar em contra-golpe. E funcionava isso no princípio. Nordin, inclusive, quase abriu o placar aos quatro minutos aproveitando uma roubada de bola que fez em Fekir. Lopes precisou intervir.

No princípio, o Lyon, além de sentir muita falta da presença de Mariano Díaz, tinha muitas dificuldades para fazer valer sua posse de bola. Conseguia tocar, ter posse, mas não conseguia, sequer, chega perto do gol de Chernik. Memphis Depay e Cornet eram muito tímidos, mas não mais escondido que Gouiri, que estava realmente perdido. Fekir parecia ter que resolver tudo sozinho, e isso era pouco.

Quando parecia que o primeiro tempo inteiro seria um ataque x defesa, com o OL tendo bastante dificuldades para penetrar, Fekir decidiu resolver a parada. Recebeu a bola na entrada da área, após boa jogada de Memphis Depay pela esquerda, tirou Yahia da jogada e bateu devagarzinho. Chernik caiu para tentar defender, mas a bola passou por debaixo de seus braços. 1 a 0!

Com a vantagem agora no placar, o OL se comportava de forma mais inteligente. Conseguia manter a sua vantagem com a bola nos pés, mas não precisava mais ter aquele nervosíssimo de antes, aquela afobação para construir rapidamente sua vantagem. Enquanto isso, o Nancy não conseguia se portar de outra maneira, a não ser a defensiva. Mas, agora, precisando do placar, não tinha muita organização, o que permitia o Lyon ser ainda melhor em campo.

Defensivamente, inclusive, o Lyon só sofreu um susto ao longo do jogo, que foi aquele do comecinho da partida, construído por Nordin. Após isso, Marcelo, Morel e os laterais praticamente não tiveram mais trabalhos. Lopes, por sua vez, só se movimentou com a bola nos pés e não precisou sujar as luvas em nenhuma outra ocasião do primeiro tempo. Assim, o OL tinha uma partida segura em mãos, apesar do placar mínimo.

No fim do primeiro tempo, o Lyon teve uma outra boa oportunidade no jogo, podendo ter dobrado o marcador. O jovem Gouiri – agora mais tranquilo em campo – recebeu no centro, e já dominou caindo pelo lado esquerdo. Com a sombra de dois marcadores, ele decidiu seguir sozinho e bateu com pouca força e firmeza de canhota. A bola acabou passando a direita do gol de Chernik.

Na volta para o segundo tempo, o Lyon rapidamente construiu outra excelente jogada, talvez a mais clara do jogo além do gol. Aouar descolou um passe para Fekir entrando sozinho dentro da área. O capitão continuou a avançar e fez uma assistência atravessando a área para Gouiri só completar. O jovem de 17 anos só tinha o trabalho de empurrar para o gol, mas Chernik – telegrafando a finalização, apareceu para salvar e evitar o segundo gol.

Atuando de forma segura, mas ainda pecando em suas finalizações, o Lyon continuava melhor no segundo tempo. Não parecia que o Nancy não tinha a menor condição de conseguir equilibrar as ações ou sequer esboçar uma pequena reação, que fosse. Hognon então mexeu rápido na etapa final, colocando, aos 16’ o atacante Barka e tirando Malaly Dembélé, que fez uma atuação bem abaixo da média.

Mas era o Lyon quem continuava incomodando. Aos 18’ do segundo tempo, Memphis Depay dominou na entrada da área mas via dificuldades em finalizar. Decidiu abrir o jogo para Fekir, na extrema esquerda. Antes da bola sair pela linha de fundo, o hoje camisa 10 mandou diretamente pra área. O mesmo Memphis Depay subiu sozinho no segundo pau e acabou finalizando de cabeça por cima do gol. Mais uma ótima chance perdida.

Aos 25’ do segundo tempo, a reviravolta! Nordin carregou a bola na esquerda e passou como quis por Marcelo. O zagueiro do Lyon ficou pra trás e quando o jogador do Nancy entrou na área, Aouar o interceptou de forma certeira. Mas a arbitragem marcou pênalti. Na bola, Robic conseguiu deslocar Anthony Lopes, cobrando do lado direito do goleirão português, que nada pode fazer. Empate injusto, mas placar igualado no Marcel Picot.

Após o gol, Génésio mudou. Colocou Maolida no lugar de Gouiri. Mas foi o Nancy quem apareceu de novo. Em jogada construída pelo lado direito, a bola pipocou na área do Lyon até achar Nordin. O atacante arisco do time da casa mandou um foguete no travessão. No rebote, a bola voltou nos pés dele que, dessa vez, não desperdiçou. Foi um tirambaço no ângulo e virada inexplicável dos donos da casa! 2 a 1!

Já perto do fim, os times queimaram todas suas trocas: no Lyon, entraram Ndombélé e Rafael para saírem Aouar e Tete. Pelo Nancy, Pedretti e Khayat nos lugares de Ba e Robic. Faltava apenas cinco minutos para o fim do jogo quando o improvável aconteceu novamente:  o Lyon empatou! Em cruzamento pra área, no segundo pau, Cornet escorou pro meio da área. E lá estava o brasileiro Marcelo, sozinho, para completar pro gol: 2 a 2 e muita emoção no fim do jogo!

Quando tudo parecia que iria se encaminhar para a prorrogação, o jogo sofreu mais uma bizarra reviravolta. A arbitragem de Antony Galtier deu quatro minutos de acréscimos, o Lyon quase conseguiu virar novamente com um petardo de Maolida de fora da área, mas um lance de bola parada mudou tudo. Nesse rebote do jovem jogador que entrou no segundo tempo, Galtier marcou falta e era a chance de resolver a partida ali!

Improvável, Maxwel Cornet chamou a responsabilidade e decidiu cobrar a falta. Na quina da grande área. Ele não colocou efeito e nem bateu com força. Preferiu cobrar rasteiro e, milagrosamente, surpreendeu Chernik, que não alcançou. Lyon na frente novamente e não havia tempo para mais nada. Galtier apitou o fim do jogo enquanto o OL comemorava o seu gol de classificação. Suado, porém bastante merecido.

Agora, o OL se foca novamente para retornar para a Ligue 1. Jogo válido pela 20ª rodada da competição, a primeira do segundo turno. O adversário será o Angers, no Groupama Stadium, às 14h dia 14/01, domingo da próxima semana. Até lá!

FOTOS: olweb.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:

Fekir (0-1):




Robic (1-1):




Nordin (2-1):




Marcelo (2-2):



Cornet (2-3):




Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário