sábado, 22 de dezembro de 2018

Em confronto direto na parte de cima, Montpellier e Lyon ficam no empate

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Partida bastante equilibrada colocou o 3º e 4º lugares frente a frente, mas nenhum deles conseguiu abrir distância




Finalmente uma rodada do Campeonato Francês acontece sem adiamentos em função dos protestos dos Coletes Amarelos. Em horário pouco comum – 18h de Brasília – o OL visitou o Montpellier em um duelo que colocava frente a frente dois times que brigam pela parte de cima da tabela, para comerem poeira do já disparadíssimo PSG. Uma vitória de qualquer um dos dois, seria um passo importante nessa disputa pela parte de cima da tabela, que também tem a companhia do Lille, que começou na rodada com vice-colocado disparado. Além dele, St-Étienne, Marseille e Nice apareciam como franco atiradores logo atrás, também querendo um espaço.

Em campo, o treinador Michel Der Zakarian, que vem fazendo um ótimo papel a frente do MHSC, armou o time com uma formação que vem sendo muito utilizada pelo Lyon: o 3-5-2. Para o time da casa, essa escalação faz sentido por um motivo muito peculiar. Fortalece a defesa – que é a segunda melhor do campeonato – e da liberdade ao ataque, que tem como ponto forte a da dupla Delort e Laborde, onde cada um já marcou 7 gols cada na temporada, pela Ligue 1. Outro ponto forte é o zagueiro Vitorino Hilton, no auge dos seus 41 anos como capitão e titular absoluto na zaga. Veja como ficou armado:




Visitante na noite, o Lyon tinha a missão de arrancar pontos no Stade de La Mosson, sempre focando na vitória, claro. O grande desfalque do OL para esta partida era a ausência importantíssima de Tanguy Ndombele. O volante sentiu uma pancada na panturrilha no meio de semana e não teve condições de jogo. Ele se junta a Rafael, Morel, Cornet e Gouiri. Dubois era dúvida para este confronto e apareceu na relação, começando no banco de reservas. Outras novidades nos suplentes eram as presenças dos jovens Solet e Caqueret, do Lyon B. Jogando também no 3-5-2, você pode conferir como ficou a formação visualizando a imagem abaixo:




Apesar das duas formações que povoam bastante o meio de campo, o jogo começou bem solto com o Lyon criando a primeira boa oportunidade logo com um minuto de jogo. Memphis Depay recebeu na esquerda, se livrou facilmente da marcação, cortou pro meio e mandou um foguete em direção ao gol. O ótimo goleiro Lecomte defendeu no ângulo e mandou o perigo para escanteio.

Pouco tempo depois, o Montpellier devolveria o perigo. Gaëtan Laborde, um dos nomes fortes do ataque do MHSC, recebeu uma bola alçada, nas costas de Mendy e não quis sequer dominar. Mandou um chutaço de primeira, dali mesmo – do bico da área. A bola pegou um efeito interessante e Lopes precisou se desdobrar para evitar aquele que poderia ser o primeiro gol do jogo.

Após sua primeira chegada, o Montpellier começou a querer gostar mais do jogo. Perto dos 20’ do primeiro tempo, teria sua melhor chance na partida. Novamente com Laborde. Na primeira tentativa, foi Mollet quem tentou e parou em ótima defesa de Lopes. No rebote, aí sim, Laborde conseguiu perder sem goleiro. Ele finalizou, mas foi Jason Denayer quem evitou o gol e mandou para escanteio. Na cobrança, Mollet colocou na cabeça de Delort que marcou. Mas o VAR pegou impedimento no lance e o gol foi anulado.

Sem criatividade no seu setor ofensivo, o Lyon pouco incomodava. Traoré precisava voltar muito para buscar o jogo e enquanto isso, Memphis Depay parecia absolutamente deslocado e sozinho no setor de ataque. A grande verdade é que quando Fekir não está inspirado, o time perde muito no ataque e, hoje, parecia ser um destes dias. O capitão do time praticamente sumiu na primeira etapa, assim como Aouar, que ficou muito preso na marcação.

Já perto do fim da primeira etapa, enquanto o Lyon tentava organizar sua saída de bola para tentar construir alguma coisa frutífera, Denayer tocou para Lopes dentro da área. O goleiro português tentou sair jogando com os pés e um lance raro de vacilo, o português acabou entregando nos pés do adversário, dentro da área. Sorte do OL que o próprio Denayer estava atento e na adiantada de bola do adversário, o zagueiro belga cortou pra longe.

Resumidamente, a primeira etapa foi dominada pelo Montpellier, uma vez que o OL só conseguiu criar apenas uma única oportunidade de gol – no primeiro minuto de jogo. Por falta de sorte ou mesmo incompetência técnica, o time da casa não conseguiu abrir o placar na primeira parte. O segredo para o Lyon melhorar na segunda etapa era liberar um pouco mais os homens de criação e soltar mais os laterais. O time estava muito preocupado em marcar.

Na volta do intervalo, o OL parecia melhor. Em menos de dez minutos, implementou uma pressão que não havia feito durante toda a primeira parte, inclusive, criando boas oportunidades de gol. Aouar foi deslocado mais para o lado esquerdo e Memphis Depay centralizou, com Traoré caindo pela direita. Isso deu um fluxo melhor ao ataque, mas ainda faltava mais.

Com 15’ de bola rolando para a segunda etapa, Bruno Génésio fez sua primeira mexida. Foi pra campo Moussa Dembélé e quem dava lugar para ele era Memphis Depay – que mais uma vez não se apresentou com lucidez. Aquela forma em que o Montpellier terminou o primeiro tempo havia se invertido neste momento. Era o OL quem propunha o jogo, muito mais pelo lado esquerdo do ataque.

A premiação da boa reação do OL apareceu aos 22’, quando Fekir – que vinha sumido desde então, teve seu golpe de craque. Ele recebeu de Kenny Tete no lado direito e, na sorte, conseguiu se livrar do defensor e saiu com ângulo aberto para chute. Ele tentou buscar o lado direito de Lecomte e até acertaria. Mas, no meio do caminho, o chute foi desviado e a bola acabou entrando, enganando assim o goleiro: 1 a 0 Lyon!

Depois do gol, o Lyon seguiu melhor em campo e não deixou a peteca cair, apesar da vantagem. A arbitragem, inclusive, sequer observou o VAR em um lance que Fekir saiu sozinho, frente a frente com Lecomte, e foi derrubado na área. Ainda assim, o MHSC precisava melhorar e Der Zakarian só mexeu com 35’ da etapa final, trocando seus volantes. Sambia entrava no lugar de Le Tallec.

Por sorte (ou competência mesmo) a alteração deu certo. Imediatamente após a troca, o Montpellier empataria o jogo. Aguilar aproveitou a bola mal cortada da defesa do OL e mandou um chute daqueles que pegam na veia. Mandou no ângulo. Lopes nem saltou para tentar defender: 1 a 1! E o MHSC queria mais. Der Zarkarian colocou Skuletic no lugar de Laborde após o empate e iria buscar jogo.

Faltando poucos minutos para o fim do jogo, Génésio gastou suas duas últimas trocas, colocando Terrier e Diop nos lugares de Traoré e Aouar. Lasne entrava no lugar de Mollet pelo time da casa e o jogo, mesmo com seis minutos de acréscimos, se estagnou. O OL teve uma chance de bola parada no apagar das luzes e foi desperdiçada por Dembélé. Por fim, o empate não era o melhor dos resultados, mas também não é algo ruim.

O Lyon agora só volta aos gramados no ano que vem. Enfrentará o modesto Bourges FC, da National 3, equivalente a 5ª divisão francesa. O jogo é válido pelas eliminatórias da Copa da França e o time semi-amador é mandante do confronto. Ainda existe a possibilidade de transferência de mando por falta de estrutura e isso tudo deverá ser analisado até lá. De todo modo, partida marcada para o dia 05/01, às 17h55. Até lá! Boas festas.

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: Livescore


OS GOLS DA PARTIDA:

(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI) 


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário