sábado, 6 de março de 2021

Lyon goleia na Copa da França com show do jovem Rayan Cherki

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O meia de somente 17 anos marcou dois gols e deu duas assistências na vitória por 5 a 2 diante do Sochaux, garantindo vaga nas oitavas




O Lyon dava uma pausa no Campeonato Francês nesse final de semana. Suas atenções agora voltavam-se para a Copa da França, onde a vaga para as oitavas de final da competição estava em disputa. O OL vem de um empate no fim de semana passado contra o Marseille ainda em crise, mas depois conseguiu superar o Rennes. Isso ajudou bastante a dar uma confiança maior para o grupo e fazer o jogo contra o Sochaux, neste sábado, com a cabeça um pouco mais leve e desprendida de preocupações.

Para o confronto, Rudi Garcia mudou bastante o time em relação ao jogo anterior. Pollersbeck, Diomandé, Benlamri, Bard, Bruno Guimarães, Cornet (no ataque), Cherki e Slimiani ganhavam chances no time titular, além de Paquetá, que não jogou o último jogo da Ligue 1 por suspensão. Ponto de atenção para a estreia do goleiro alemão com a camisa do OL. Ele que chegou na última janela de verão e ainda não tinha tido chances. Veja na imagem abaixo como ficou escalado os Gones:


Pelo lado do Sochaux, também várias surpresas. Omar Daf, o técnico do time visitante, tem mania de mexer sempre no time. E para esse jogo, ele mexeu bastante também. Jeannin, Martial, Diédhiou, Soumaré e Ourega foram surpresas na escalação. Nomes como Pogba, que inclusive participou da entrevista pré-jogo, acabou ficando no banco. O time do Sochaux já não tinha o ex-Lyon Kitala, por lesão óssea, também estava sem Lasme e Niane, dois de seus principais homens de frente. A escalação foi essa:


Era sabido que o Lyon iria dominar as ações do jogo, até mesmo pela diferença colossal técnica entre os dois times. E com o Sochaux ainda mesclando nomes e sem algumas de suas principais peças. Mas ninguém esperava um começo fulminante do OL na partida. O primeiro gol saiu bem rápido, ainda com sete minutos de bola rolando. E veio com uma jogada de Aouar, que bateu colocado e a bola foi desviada para escanteio. Na cobrança, Benlamri se antecipou aos zagueiros e marcou de cabeça. Um tiro! 1 a 0!

O gol assustou o time visitante que ficou praticamente inerte ao Lyon embalado e feliz com o gol marcado bem rápido. Esse foi um pedido, inclusive, de Rudi Garcia, para que o time não levasse o jogo para além do tempo regulamentar. Mas somente dois minutos depois, outro gol saiu. E de novo com cruzamento pelo lado direito. Paquetá acionou De Sciglio que foi aé o fundo e cruzou para Cornet aparecer fechando com um golpe de karatê: 2 a 0!


Claro que com os dois gols na gaveta, o Lyon ficou com uma postura bem mais tranquila na partida. Já não corria mais desnecessariamente e deixava a bola fazer o trabalho. Girava o jogo sem correr riscos e não dava qualquer chance para o Sochaux querer esboçar alguma reação. E o time visitante nem tinha capacidade pra isso. Weissbeck era o único nome lúcido no setor ofensivo, mas não conseguia jogar sozinho.

Na primeira oportunidade que o Sochaux tinha para tentar fazer um lance de perigo, Benlamri apareceu fazendo falta, logo na ponta da grande área. Ambri apareceu com muita velocidade e ia entrar na área, mas o zagueiro argelino chegou com tudo e derrubou o atacante do FCSM que não conseguiu continuar no jogo e sentiu uma lesão que precisou sair de maca. O Sochaux, então, fazia a sua primeira alteração, com Bédia no lugar do lesionado Ambri.


A entrada de Bédia mudou um pouco o cenário do jogo. O atleta, que estava nas prévias, conseguiu dar mais volume para o ataque do Sochaux e participou como autor do gol, ainda no primeiro tempo. Jogada linda de Soumaré pelo centro do campo. Carregou a bola e fatiou, com um passe lindo e rasteiro. Bédia apareceu entre os zagueiros e tocou na saída de Pollersbeck, no cantinho do gol. 2 a 1!

Mas não demorou muito para o OL responder de novo. E de novo com um gol. Dessa vez, tudo começou com um lindo passe de calcanhar de Slimani. Ele achou Aouar passando pelo meio. A deixadinha do hoje capitão, fez com a que a bola sobrasse para Cherki na esquerda. O jovem talento da base do OL só teve trabalho de carregar um pouco a bola e finalizar no cantinho do goleiro Jeannin. 3 a 1! E antes ainda do intervalo, o OL teve mais duas chances de aumentar mais o placar, mas a defesa do Sochaux foi mais competente.


Para a etapa final, o OL quase chegou com a mesma intensidade do comecinho da partida. Claro que não saíram dos gois rapidamente, mas ainda com quatro minutos do segundo tempo, Cornet quase marcou um golaço. Ele, sem ângulo e perto da linha de fundo, tentou dar uma fatiada para fazer um cruzamento bonito a bola acabou pegando a direção do gol e tocou no bico da trave de Jannin. Seria um gol antológico.

Mas foi o Sochaux quem marcou primeiro na etapa final. Uma jogada sensacional de Soumaré. Ele recuperou bola no campo de defesa e saiu em disparada. Não com muita velocidade, mas um excelente controle de bola. Na hora de fazer o passe, de novo, cortou toda a defesa do OL com um passe sensacional, deixando Bédia novamente sem qualquer marcação e de frente para o gol. Obviamente não teve trabalho de tirar Pollersbeck do lance e diminuir de novo: 3 a 2!


Depois disso, mexidas de lado a lado. Rapidamente, o Sochaux queimou suas outras quatro mexidas. Virginius, Lopy, Daham e M’Bakata entraram nos lugares de Ourega, Martial, Thioune e Ndour. O OL tinha mexido só uma vez, com Denayer no lugar do amarelado Benlamri. Mas o momento do jogo era do Sochaux. O time da Ligue 2 parecia mais inteiro e determinado a buscar o empate do que o OL aumentar o marcador.

Só que é aquela coisa, né? O futebol é imponderável. Uma bola parada pode mudar tudo. E foi isso que aconteceu aos 32’ do segundo tempo. Em duas sequências de escanteios, o OL conseguiu fazer mais um gol na segunda cobrança. A primeira foi uma jogada de saída curta que gerou um segundo canto que o OL, dessa vez, cobrou direto. Cherki colocou na cabeça de Denayer, que havia acabado de entrar: 4 a 2!


Antes mesmo do quarto gol, o OL já tinha feito mais duas mexidas. Toko Ekambi e Thiago Mendes entraram nos lugares de Bard e Bruno Guimarães. Cornet então iria para a lateral. Naquele momento, todo o ímpeto que o Sochaux tinha para querer buscar o empate havia morrido. O time realmente perdeu o gás a partir do quarto gol dos Gones e isso facilitou o desenrolar do resto da partida.

No finzinho, ainda entraram Dubois e Caqueret nos lugares de De Sciglio e Aouar e mais um gol aconteceu na partida. O Lyon conseguiu marcar o seu quinto com jogada de Slimani na esquerda. Ele avançou com velocidade e entrou na área. Quando a marcação chegou, ele tocou no centro da área e ali estava Cherki. O jovem talento brilhou de novo. Ele só dominou e bateu no cantinho: 5 a 2, placar final!




Agora as atenções voltam para a Ligue 1, onde o Lyon disputa não só a liderança como também já pode sonhar até mesmo com o título na intensa briga na parte de cima. Vai visitar o Reims, na próxima sexta-feira (12), às 17h, abrindo os trabalhos da 29ª rodada do Campeonato Francês. Até lá!

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: Coupe de France


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário