sábado, 3 de abril de 2021

Lyon emplaca só um empate diante do Lens e fica de fora da zona de Liga dos Camepões na tabela da Ligue 1

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Os atuais 5º colocados do Campeonato Francês complicaram a vida dos Gones que agora cai para 4º colocado, sendo ultrapassado pelo Monaco




A Ligue 1 vive um momento bem louco e dos mais interessantes. A disputa pela primeira colocação está uma bagunça e isso estimula ainda mais a briga pela competição e consequentemente o interesse por ela. Na rodada passada, o Lille tropeçou e perdeu, o PSG venceu o Lyon e assumiu a ponta. Já nessa 31ª rodada, o próprio Lille visitou o Paris e conseguiu vencer pelo placar mínimo em um jogo de superação, reassumindo a ponta. Enquanto isso. Lyon e Monaco ainda tentam se manter lá em cima e, para isso, só a vitória interessa. O ASM já havia vencido na rodada e o OL entrava pressionado pra vencer o Lens, 5º colocado, fora de casa. Complicado, né?

Comandado pelo técnico Franck Haise, o Lens preparou uma formação tática não muito usual no futebol, mas que vem dando resultados expressivos ao time que acabou de subir da Ligue 2 e já vem fazendo uma temporada de reafirmação impressionante. Ele armou o time no 3-5-1-1, com muita gente no meio de campo e com uma constância defensiva difícil de ser quebrada. Não tinha a sua disposição dois zagueiros Facundo Medina e Zakaria Diallo, mas Kalimuendo voltava e começava no banco. Assim ficou:


No caso do Lyon, nenhuma grande novidade vinda por parte de Rudi Garcia. Já era sabido que o time não poderia contar com Aouar, ainda lesionado, e Benlamri, zagueiro reserva que voltou da data Fifa com desgaste físico. Isso deu oportunidade para o jovem Abdoulaye N’Diaye ficar no banco pela primeira vez como profissional. Na duvida que sempre pinta nas laterais e no meio, Dubois e Cornet foram os escolhidos, bem como Bruno Guimarães. Na escalação, o 4-3-3 já conhecido. Veja:


No comecinho do jogo muita intensidade. O Lyon quase conseguiu abrir o placar no primeiro minuto, mas foi pego uma falta de Paquetá no goleiro Leca, que quase precisou ser substituído. Ficou sentido dores durante algum tempo. Na sequência, antes mesmos dos dez minutos, Benoît Millot distribuiu cartão de lado a lado, mas chance de gol mesmo demorou muito tempo para aparecer.

O OL foi o primeiro a incomodar aos 13’ de jogo, quando em jogada pelo lado direito, o goleiro Leca saiu todo atrapalhado e foi disputar bola quase na bandeirinha de escanteio. Na sequência do lance, Thiago Mendes tentou finalizar sem goleiro a bola parou na zaga. Depois, Dubois tentou fazer a sequência com uma jogada aérea e o goleiro, já em sua posição normal, sofreu falta e a arbitragem paralisou um lance em que aparentemente não houve nada.


A maior dificuldade do Lyon era em justamente tentar fazer seu jogo no meio de campo. Enquanto o Lens tinha cinco jogadores ali, o OL tinha apenas três. Haise povoava a meiúca e só restava aos Gones estivar as jogadas com chutões ou passes longos, ou tentando explorar as velocidades dos laterais, mas nenhuma das duas situações pareciam muito fáceis de serem executadas. O OL ficava refém ao modo defensivo do time da casa.

Quem quase abriu o placar aos 25’ de bola rolando foi o Lens. Em jogada rápida, Fofana foi acionado pela esquerda e saiu em disparada. Dubois não estava por ali e Marcelo só apareceu pra fazer o combate já dentro da área. Passou batido. Na jogada de corpo com Paquetá, o jogador do Lens levou a pior e ainda se chocou com Denayer. Nada marcado. Na sequência do lance, o time da casa ficou pedindo pênalti e perdeu a atenção até a bola sair em linha de fundo.


Aos 35’ de jogo, um lance polêmico. O Lens chegou com perigo e balançou as redes após saída errada de Anthony Lopes. Kakuta recuperou, acionou Fofana que só rolou para Doucouré mandar uma pancada da entrada da área. A bola desviou em Sotoca, tocando no seu braço junto ao corpo antes de entrar no gol. Mesmo assim a arbitragem acabou anulando a partida com auxílio do árbitro de vídeo.

O OL tentou responder com uma fraca bicicleta de Paquetá sem força, mas o Lens chegou também com um chutaço cruzado de Clauss, forçando uma defesa de cinema de Lopes. No finzinho da etapa final, o RCL só não abriu o placar de fato por causa da ruindade de Haidara. O lateral apareceu sozinho na área e recebeu um cruzamento adocicado, mas furou pateticamente, na cara do gol. O Lyon também tentou com Memphis Depay, que chegou a tirar um zagueiro e o goleiro da jogada, mas Gradit tirou em cima da linha.


No segundo tempo, o relógio ainda nem marcava um minuto cheio e o Lens de novo apareceu com perigo. Em jogada cruzada da direita para a esquerda, ela acabou atravessando a área e chegou até Fofana que bateu pro gol com uma bela finalização. Lopes de novo apareceu com uma plástica defesa. A resposta do OL foi com Memphis Depay, que disputou bola com Leca e acabou levando amarelo na disputa mais acima do tom.

Uma ótima oportunidade que o OL teve na segunda etapa foi aos onze minutos. Bruno Guimarães fez um passe mágico para Toko Ekambi sair atrás da zaga e conseguir ficar frente a frente com o goleiro Leca. Na finalização, o camaronês não conseguiu passar do goleiro e tampouco pegar o rebote. O problema é que na sequência Dubois sentiu lesão e precisou sair. O OL aproveitou pra mexer duas vezes, tirou ele e Bruno Guimarães para entrar De Sciglio e Caqueret.


O OL teve a chance de abrir o placar quando aos 18’ da etapa final, quando Toko Ekambi conseguiu resolver a jogada e achar Kadewere sozinho, tendo só o goleiro Leca na sua frente. O zimbabuano se enrolou e o goleiro se deu a melhor. A resposta o Lens foi imediata. Após saída errada de Caqueret, o time da casa recuperou a bola e Kakuta fez uma bela assistência para Clauss aparecer entre a zaga e finalizar por baixo das pernas de Lopes: 1 a 0!

Depois do gol, Haise fez sua primeira mexida, colocando Boura no lugar de Fortes. O OL mexia na sequência, com Slimani para a saída de Thiago Mendes. E mais uma vez o Lyon esbarrava na sua própria limitação. De novo com Kadewere. Ele recebeu novamente uma bola açucarada, entregue pelo próprio adversário. Dessa vez ele até conseguiu a finalização e o goleiro não atrapalhou, mas ele mandou pra fora.


Enquanto isso, mais mexidas. O Lyon colocava Cherki e Bard em campo nos lugares de Kadewere e Cornet. No Lens, eram Sotoca e Clauss quem deixavam o gramado para dar lugar a Banza e Michelin. E foi Cherki quem criou a jogada do gol de empate do OL aos 35’ do segundo tempo. Ele partiu pra cima da defesa e da entrada da área chutou. A bola desviou na zaga e Paquetá pegou o rebote e mandou para as redes: 1 a 1!

Antes do Lyon tentar conseguir esboçar uma reação, um golpe duro aconteceu. Slimani, que havia acabado de entrar, viu o vermelho direto após carrinho de tesoura em Doucouré. Cartão bem aplicado e dificuldade para o OL no decorrer do restinho de jogo. No Lens, Tony Mauricio ainda entrou no último lance, no lugar de Doucouré, para queimar tempo. E assim terminou o duelo, com o OL caindo uma posição na tabela com a vitória não conquistada.


O próximo encontro do Lyon agora é por outra competição. A única que o OL disputa e disputou paralelamente a Ligue 1 nessa temporada. Será pela Copa da França já em sua fase de oitavas de final. O OL vai até Paris encarar o Red Star, clube que atualmente se encontra na terceira divisão francesa. Partida única de mata-mata. Será na quinta-feira (8) às 14h do horário de Brasília. Até lá!

FOTOS: ol.fr | Ligue1.fr | rclens.fr 
CAMPINHOS: Canal +


OS GOLS DA PARTIDA:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário