domingo, 25 de abril de 2021

Lyon abre 2 a 0 diante do Lille e cede a virada no segundo tempo em jogo histórico na briga pelo título

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O veterano Burak Yilmaz foi o grande nome do jogo, responsável direto pelos três gols dos Dogues na partida




A intensa briga pela ponta do Campeonato Francês teve um capítulo dos mais interessantes neste domingo. Antes da rodada iniciar, o Lille era o líder, mas iria encarar o quarto colocado Lyon e entre eles, somente três pontos de distância. Monaco venceu e o PSG também.  Com a vitória, o time de Paris assumia a liderança provisoriamente, colocando uma pressão imensa no Lille, que já entrava em campo sem sua posição de topo. O Lyon, em casa, queria a vitória para justamente embolar tudo ali na parte de cima e deixar a Ligue 1 ainda mais emocionante daqui pra frente.

Para tentar executar essa façanha, Rudi Garcia não ousou tanto como fez com o Monaco no meio de semana, mas optou pelo 4-2-3-1, com Bard na lateral esquerda, o meio com Thiago Mendes e Caqueret e Slimani compondo o setor ofensivo. A grande novidade mesmo ficou na zaga, com De Sciglio improvisado. O italiano substitui Denayer, com dores no quadril que incomodou pouco antes da bola rolar, assim como foi na quarta-feira e nem no banco ficou. O OL tinha só um desfalque pra esse jogo: o zagueiro Diomandé. Na imagem abaixo é possível ver a formação:


Visitando o Lyon e desesperado pelos três pontos, o Lille não teve muitas novidades em relação ao que apresentava nas prévias. Apareceu mesmo com um 4-4-2, mas com o retorno de Renato Sanches no meio de campo e a opção de Christophe Galtier por começar com Bradaric na lateral esquerda e não Reinildo. O único desfalque que o LOSC tinha para esse jogo era o atacante Weah, que sequer viajou para Lyon para acompanhar o jogo. Veja só como ficou escalado os Dogues:


O comecinho da partida mostrava as duas equipes bastante cautelosas. Um jogo bem estudado, mas com ligeira vantagem tática do Lille na partida. Parecia extremamente bem posicionado defensivamente. Não tinha pressa e deixava o Lyon jogar, mas ao mesmo tempo conseguia pressionar. Nos primeiros minutos, algumas boas chances de contra-ataques, mas nada muito eficiente.

Em um desses contra-golpes, o Lille teve uma ótima chance de abrir o placar. Ikoné conseguiu carregar a bola do seu campo de defesa até o ataque, mas na última hora, errou o passe e desperdiçou a chance. Mas ali mostrava que essa poderia ser uma arma das mais interessantes para os Dogues evoluírem no jogo. A defesa lenta do OL poderia ser a trilha do ouro para o Lille conseguir alguma coisa.


A resposta do OL viria logo em seguida, aos 18’ de jogo o argelino recebeu um passe maravilhoso de Memphis Depay. Ele estava sozinho na área e, quando dominou, decidiu tentar encobrir Maignan. A bola acabou subindo demais e tocando o teto da rede. Chance perdida quase inacreditável. Porém, dois minutos depois, ele não perdoou. Em jogada pela direita envolvendo Toko Ekambi, Dubois e por último Caqueret, o volante conseguiu um passe rasteiro pra trás e Slimani chegou concluindo sem perdoar: 1 a 0!

O Lille poderia ter empatado poucos minutos depois em jogada rápida de Yilmaz pela esquerda. Ele fez tudo certo em contra-golpe fulminante – de novo. Ao chegar no fundo, cruzou para Jonathan David concluir já caindo para finalizar. Mas o turco estava em posição de impedimento lá no começo da jogada. Apesar do susto, o Lyon seguia melhor depois do jogo. Principalmente pela liberdade que tinha Caqueret no jogo, participando quase como um camisa 10.


Aos 36’ de jogo, o Lyon conseguiria chegar de novo para marcar. Em cobrança de bola parada pelo lado direito do campo, Dubois colocou na área. Maignan saiu todo errado, trombando com seu próprio companheiro. A bola sobrou para Slimani e José Fonte, que disputavam o lance logo atrás do goleiro. Ninguém finalizou, mas a bola tocou no zagueiro português e entrou. Gol contra! Lyon 2 a 0!

Quando tudo parecia que a primeira etapa iria se encerrar com essa boa vantagem do Lyon, a força do Lille apareceu. Thiago Mendes cometeu falta em Benjamin Andre na entrada da área e Yilmaz decidiu cobrar. A bola estava a uns dois mestros da meia lua da entrada da área e o turco conseguiu acertar um belíssimo chute, com força e no ângulo. Sem chances para Lopes. O jogo foi para o intervalo com um 2 a 1 no placar.


Para a etapa final, o Lille voltou com uma mudança. Saiu Bradaric e entrou Reinildo. E o LOSC parecia determinado a fazer o gol de empate. Voltou melhor que o OL no jogo, apesar de ter uma certa igualdade na partida. Enquanto isso, o OL quase ampliou em lance atrapalhado de Memphis Depay, depois de cruzamento de Toko Ekambi. A bola não entrou por detalhe. Seria um gol estranho, porém gol.

Mas o LOSC crescia no jogo. Reinildo achou Andre sozinho na área em um cruzamento aos 13’ da etapa final. Lopes foi bem para salvar o gol. Mas dois minutos depois, o Lille empataria o jogo em lance extremamente infeliz de Lucas Paquetá. Ele recuou a bola e acabou entregando nos pés de Yilmaz. O turco avançou pela esquerda e cruzou para David aparecer só para concluir, fechando o passe: 2 a 2!


Depois do gol, os dois times mexeram. Galtier colocou Bamba no lugar de Andre, em sua segunda troca. No OL, a mexida foi a saída de Paquetá para dar lugar a Bruno Guimarães. E Thiago Mendes aparecia com um chutaço de fora da área que tinha o ângulo como destino. Seria um belíssimo gol, se não fosse também uma bela defesa de Mike Maignan, que tirou com a ponta dos dedos o foguete do brasileiro.

Antes do Lille assustar mais uma vez, com o sempre presente Yilmaz pela esquerda, deixando para David finalizar e permitir mais uma boa interferência de Lopes, os dois times mexeram duas vezes. No Lyon, entraram Cornet e Kadewere para as saídas de Slimani e Toko Ekambi. No Lille, as trocas foram com as entradas de Luiz Araújo e Xeka para que Ikoné e Sanches deixassem o gramado. Pouco tempo depois, o OL vinha com Aouar e Benlamri para as saídas de Dubois e Caqueret. Yazici entrava no lugar de David no Lille. Eram as últimas trocas no jogo.


Naquele momento, o Lille já era bem melhor que o Lyon no jogo. Pareciam muito mais capaz de fazer a virada do que o Lyon procurar um lance para voltar a ficar na frente do placar. Taticamente, o LOSC era bem mais eficiente e os números de scout todos davam favoritismo aos Dogues em campo. Com pouco mais de dez minutos de jogo, o OL precisava se desdobrar para mudar o cenário da partida.

E o que parecia claro que iria acontecer, aconteceu. O Lille conseguiu a virada na reta final da partida. Tudo começou com uma bola no alto ganha por Yazici. Ele conseguiu acionar Yilmaz, que saiu em disparada pela direita. Não tinha ninguém para alcançar o turco, que foi o nome do jogo. Na hora de finalizar, ele não perdoou: tocou na saída de Lopes, encobrindo o português, decretando ali o placar final: 3 a 2!


A briga intensa na parte de cima continua a todo vapor, agora o OL terá mais um confronto direto. Dessa vez, será diante do Monaco, justamente o time que eliminou os Gones da Copa da França no meio da semana passada. Agora o duelo é pela 35ª rodada da Ligue 1, às 16h do próximo domingo (2).

FOTOS: LOSC.fr | ol.fr | Ligue1.fr
CAMPINHOS: Canal +


OS GOLS DO JOGO:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Um comentário:

  1. O Lyon não jogou pra frente com vontade de vencer. O Lille mereceu a vitória.

    ResponderExcluir