domingo, 18 de abril de 2021

Com dois gols de Memphis Depay e mais uma bela partida de Lucas Paquetá, Lyon vence o vice lanterna e se mantém na briga

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O brasileiro ex-Flamengo foi responsável por uma assistência e também deu o passe para o lance do pênalti no segundo gol. Apesar de ter jogado mais, o OL sofreu no segundo tempo e quase deixou escapar o empate




O Lyon entrava na 33ª rodada do Campeonato Francês vendo dois de seus três adversários tomando sustos na rodada. Primeiro o Lille empatando com o Montpellier, em casa, já na sexta-feira. O LOSC, mesmo com a perda de pontos, ainda lidera a competição. Depois, o PSG quase tropeçou contra o St-Étienne, mas viu Icardi salvando no final. Somente o Monaco que passou com tranquilidade, vencendo por 3 a 0 seu jogo. Mas o OL iria enfrentar o vice-lanterna e o objetivo era passar sem sustos. Mesmo jogando fora de casa, tinha a obrigação de vencer e continuar embolado no pelotão.

Mas o Nantes também tinha lá suas obrigações, afinal de contas não é fácil manter uma briga contra o rebaixamento. Qualquer ponto somando seria crucial para manter viva a chama de se manter na elite. E o técnico Antoine Kombouaré tinha em mãos para esse jogo o seu elenco praticamente completo. Somente o meia Anthony Limbombe, com frequentes lesões na temporada, já era desfalque. Com a mão cheia os Canários depositavam esperanças no meia Ludovic Blas e no atacante Kolo Muani, suas principais armas no ano. Veja como ficou escalado:


O Lyon tinha novidades também para essa partida. Mas ela não estava presente na escalação. Houssem Aouar, depois de praticamente um mês fora de combate, retornava ao elenco e viajou para Nantes. Ainda em situação de recondicionamento físico, o meia começava no banco com expectativa de ganhar alguns minutos na segunda etapa. No contexto escalação, Rudi Garcia não inventou moda e literalmente colocou em campo o mesmo time que havia enfrentando o Angers no último domingo, novamente optando pelo 4-2-3-1, inclusive. Na imagem abaixo é possível ver como ficou:


Com bola rolando, logo o Lyon mostrou e provou por qual motivo o Nantes está afundado na zona de rebaixamento. Não demorou muito para que o placar fosse aberto. Logo aos cinco minutos de jogo, o meia Paquetá conseguiu dominar na intermediária e saiu avançando. Antes de entrar na área, conseguiu fazer um passe diagonal para Memphis Depay entrando na esquerda. O holandês só entrou e marcou na saída de Lafont: 1 a 0!

Se agarrando nesse gol logo no comecinho, o Lyon parecia tranquilo em campo no decorrer do momento em que a bola balançou as redes. O time parecia mais consistente nesse 4-2-3-1 e chamava bastante atenção a liberdade que Paquetá tinha nesse sistema. Parecia cada vez mais “em casa” e tornando-se peça preponderante na incursão ofensiva. A dupla com Memphis Depay, realmente, era um problema para as defesas adversárias.


O Nantes só conseguiu chegar com perigo em lance de contra-golpe aos 21’ de jogo. Kolo Muani conseguiu escapar pela direita e avançou até fundo até conseguir fazer o cruzamento rasteiro para que Simon chegasse fechando no segundo pau. Sorte do Lyon é que Dubois estava na bola e conseguiu fazer a cobertura muito bem, conseguindo o corte por antecipação, antes da chegada do atacante dos Canários concluir.

O OL conseguiria chegar de novo, e novamente com Lucas Paquetá. O brasileiro, de novo, achou um passe magistral para um atacante sair em velocidade e de frente com o goleiro. O acionado da vez foi Toko Ekambi, aos 35’ do primeiro tempo. O camaronês chegou na bola e acabou sendo derrubado pelo goleiro Lafont. Pênalti bem marcado. Na bola. Memphis Depay cobrou com estilo, na bochecha da rede e o goleiro sequer foi na bola. 2 a 0!


O Nantes parecia vendido no jogo. Ofensivamente era nulo, no meio de campo tomava um baile e na defesa tinham enormes dificuldades para segurar as linhas do OL. Claramente não tinham condições de jogar para igual. Talvez fosse o jogo para Kombouaré tentar colocar o time com mais poder de marcação e avançar na velocidade, mas resolveu jogar de igual para igual e não conseguia fazer frente. Em nenhum setor.

No primeiro tempo, a supremacia não foi somente no placar. O OL praticamente não sofreu lance de perigo e Anthony Lopes praticamente não trabalhou na etapa. Blas e Louza, que seriam os escapes técnicos, não conseguiam jogar e o ataque, principalmente o bom e grandalhão Coulibaly se mostrava totalmente atrapalhado e nada conseguiu criar. A bola batia e voltava. E assim o OL fazia seu domínio na partida.


Na segunda etapa, o Nantes voltou ligeiramente melhor. Ludovic Blas, logo aos seis minutos, conseguiu um lance de perigo, forçando a primeira defesa de Lopes no jogo. Ele tirou Caqueret da jogada com um drible bonito e bateu rasteiro, fácil para o goleiro português. O OL respondia com Memphis Depay na esquerda. Ele tentou um cruzamento, que parecia um chute e acabou forçando Lafont a fazer uma defesa estranha, mas aliviando o perigo.

O Nantes apareceria de novo aos 14’ do 2º tempo. Foi em jogada de escanteio. A bola conseguiu chegar no miolo da área na hora do cruzamento e Kolo Muani subiu mais alto que toda a defesa do Lyon. Na finalização de cabeça, Lopes conseguiu salvar em cima da linha, em grande defesa. Mas acabou dando rebote e o zagueiro Pallois apareceu sozinho para completar. O lance em posição duvidosa acabou sendo validado pelo VAR. 2 a 1!


Depois do desconto do Nantes, o Lyon mexeu duas vezes, com De Sciglio no lugar de Cornet e Thiago Mendes substituindo Bruno Guimarães, que saiu bastante chateado com a mexida. Poucos minutos depois, foi o Nantes quem colocou Bamba para tirar Simon. Não só pelas mexidas, mas pelo gol criado, o time da casa conseguia impor um ritmo mais forte do que na primeira metade e já conseguia igualar as ações no jogo.

Em mais mexidas, os dois times também fazendo duas trocas. No OL, entraram Diomandé e Aouar, retornando de lesão. Saíram Dubois e Memphis Depay. Já no Nantes, foi Corchia e Coco que entraram para as saídas de Fábio e Coulibaly. Isso colocava o Lyon em estado mais recuado, com mais um zagueiro em campo e sem a velocidade de Memphis, com Aouar, que é um jogador mais parado, fazendo o lado esquerdo.


Depois das mexidas, Paquetá ficou muito mais caído pelo lado direito, com Aouar fazendo a esquerda e Toko Ekambi fazendo dupla com Slimani na frente, basicamente no 4-4-2. O Nantes quando poderia reagir no jogo, parece que faltou perna. Não conseguiram manter a mesma força e vontade que vinha exercendo até poucos minutos antes. Corchia entrou bem, mas a saída de Simon prejudicou os Canários ofensivamente.

No finzinho, já em meios aos acréscimos de quatro minutos, o Lyon mexeu pela última vez, com Soumaré no lugar de Toko Ekambi (voltando aqui com o 4-2-3-1). O Nantes até tentou, mais na base do desespero do que na técnica, mas não havia mais tempo. O OL se descuidou bastante na etapa final, mas no final das contas conseguiu se manter com a vantagem no placar e terminar o jogo assim.


O OL agora faz uma pausa na intensa Ligue 1 para dar um pouco de atenção para a de quartas de final da Copa da França. Terá ninguém menos do que o Monaco pela frente, em jogo no Groupama Stadium, na próxima quarta-feira (21), às 16h10 do horário de Brasília. Lembrando que essa competição é sempre de jogo único e quem vencer avança para a semifinal. Até lá!

FOTOS: ol.fr | FCNantes.com
CAMPINHOS: Canal +


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário