domingo, 17 de maio de 2009

Benzema coloca água no chopp do Marseille.

Filipe Frossard Papini

Benzema marca duas vezes na vitória por 3 a 1, e cala o Vélodrome. Com este resultado o título tornou-se bem difícil para o L’OM.



Faltando duas rodadas para o fim da competição, o jogo tinha tudo para ser o mais importante da temporada do campeonato francês. Porém, o time do Bordeaux, que também disputa as cabeças da competição, venceu a equipe do Le Mans no sábado, por 3 a 2, e se tornou líder da competição, acabado assim, com as chances matemáticas do Lyon de conquistar o inédito octacampeonato.

Contudo, ainda existia a luta pela vaga na próxima Champions League. E neste caso, o Lyon estava sendo ‘secado’ pelo PSG, e por que não, pelo próprio Marseille que com a vitória, passaria o Bordeaux e novamente voltaria a liderança.

Com o Vélodrome lotado, e apoiando os Les Phocéens intensamente, ambos os times vieram com força total. O Marseille com Ben Arfa, Niang, Brandão e cia, e o Lyon com Benzema, Éderson, Toulalan, mas sem Juninho, que começou no banco de reservas. O 4-3-3 também foi adotado pelas duas equipes, que corriam para levar os três pontos. Veja o esquema abaixo:



Ao iniciar o jogo, via-se um grande caldeirão, formado pela torcida do OM, e consequentemete uma pressão imensa sobre os jogadores que a principio sentiram a força da massa, que apoiava os donos da casa. E foram eles que chegaram primeiro ao ataque. Niang, aos 9’ acertou uma pancada na trave, que Lloris nem viu.

Logo depois, novamente, Lloris apareceu brilhantemente, duas vezes consecutivas, em uma bela e rápida jogada do Marseille.

Mas quem abriu o placar foram os visitantes. Logo após tabela rápida de Benzema e Ederson, o rápido brasileiro foi derrubado dentro da área pelo atacante Brandão. O árbitro Stéphane Lannoy, com muita precisão, marcou pênalti, e Benzema, aos 31’, converteu com categoria, deslocando Mandanda para o lado oposto de onde a bola entrou. Lyon 1 a 0.

Em torno de 10’ depois do primeiro gol, o Lyon voltou a marcar, ampliando o resultado para 2xa 0. Benzema novamente, recebendo passe perfeito de Toulalan na entrada da área. O artilheiro do Lyon só teve o trabalho de colocar no canto direito de Mandanda. Calando, o até então caldeirão, do Vélodrome.

Nos acréscimos do primeiro tempo, o Marseille ainda teve a chance de diminuir o marcador. Em cruzamento para a área, Lloris socou a bola para a entrada da área, e Valbuena chutou com força, mas a bola resvalou no pé da trave, saindo pela linha de fundo.

Na volta do intervalo, o Marseille retornou com fome de gols, e atacava com vontade. O árbitro, que marcou um pênalti no primeiro tempo a favor do Lyon, desta vez não marcou dois lances duvidosos para os donos da casa, levando a torcida a ficar eufórica.

Com o OM pressionando muito, o Lyon não tinha outra opção, a não ser defender, recuar, e explorar o jogo pelos contra-ataques. O Marseille chegou a errar diversas oportunidades perto de Lloris e o OL, depois de fazer entrar Juninho, no lugar de Govou, também desperdiçava boas chances de contragolpe.

Aos 35’ do segundo tempo, Wiltord diminuiu a diferença no placar, após receber cruzamento rasteiro pela esquerda. O ex-jogador do Lyon só teve a o trabalho de empurrar para o gol. 2 a 1.

Logo após o gol, Puel fez uma substituição diferente, colocou o lateral esquerdo Fábio Grosso, no lugar de Ederson. E logo depois da troca, o Marseille chegou novamente ao gol, mas desta fez, foi anulado pelo assistente, colocando o estádio novamente em total euforia contra a arbitragem.

Nos últimos dez minutos de jogo, a pressão era gigantesca. Os donos da casa não saiam do campo de ataque, e Lloris brilhava a cada jogada. Enquanto o Lyon lutava para sair em jogadas rápidas, porém era ineficiente.

Aos 48’ do segundo tempo, praticamente no último lance, Delgado recebeu falta, no setor intermediário do campo do Marseille. Juninho cobrou, com muito efeito e com uma incrível potência. A bola ainda quicou no momento em que Mandanda caiu, e só parou no fundo das redes. Lyon fechou o caixão, 3 a 1. E o os torcedores do Vélodrome voltaram murchos para casa.

Próximo encontro: Dia 23/05, sábado, jogo válido pela penúltima rodada da Ligue 1 - 08/09. O Lyon enfrenta o Caen, no Gerland, às 14hrs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário