quinta-feira, 2 de julho de 2009

Benzema: Um fenômeno made in Lyon

Matéria traduzida direto do site oficial do Lyon: www.olweb.fr


A história é conhecida, mas mesmo assim, merece sempre ser dita: 15 de Janeiro de 2005, em uma partida contra o Metz, Karim Benzema é, pela primeira vez, colocado na equipe principal do Lyon. Como qualquer jovem que dá seus primeiros passos no mundo profissional, "o garoto" (como é carinhosamento chamado por Bernard Lacombe), foi escolhido para ter uma responsabilidade, mesmo com seus 17 anos. Se auto afirmando, e com certeza de suas habilidades e potencialidades, ele disse em uma entrevista que estaria ali para lutar por um lugar no time. Quatro anos e meio mais tarde, "Benz" cresceu e atingiu um sonho, imitando aquele, que para ele, é ainda o melhor jogador do mundo apesar dos pesares - Ronaldo. Aquele que também vestira a camisa merengue entre 2002 e 2007.

Transferido para a capital espanhola, por 35 milhões de euros (podendo aumentar para 41 milhões), ele se juntou a outro Ronaldo (Cristiano) e Kaká. Mas antes de se tornar um potente jogador ''world class'', Karim Benzema, desde algum tempo, torna-se a mais bela revelação da base do Olympique Lyonnais.

Depois de se iniciar em Bron-Terraillon (na periferia leste de Lyon), entrou para o CT do OL com 15 anos, treinado por Armand Garrido. No jogo entre OL e OM, em 24 de Maio de 1997, um jovem rapaz, de 10, o próprio Benzema aparece na TV em uma cerimônia em homenagem a Marcelo e Franck Gava. Em 14 de Janeiro de 2005, na véspera da vitória sobre o Metz, ele assinou seu primeiro contrato profissional, jogando pela primeira vez e dando a primeira assistência para gol. Em 2 de Abril de 2005, aos 17 anos e 3 meses, ele é torna-se titular no jogo contra o Lens (1 a 0). Em 7 de Dezembro, em uma partida contra o Rosenborg, ele marca seu primeiro gol como profissional. Esbanjando talento, em 28 de março de 2007, contra a Áustria, Benzema estreia pela seleção francesa profissional, e neste mesmo jogo, deixa sua marca, balançando as redes do adversário.

Jogador abençoado? Durante quatro temporadas, Karim Benzema bateu um recorde pessoal de quatro títulos de campeão francês, uma copa da França, duas taças da Fraça, e artilheiro/melhor jogador da Ligue1 em 2008. Na Eurocopa, o desastre dos ''bleus'' retardou sua ascensão meteórica. E pela primeira vez na sua carreira, 08/09, marcou 23 gols durante a temporada, média menor do que outras épocas. Benzema pode ter saído, mas as memórias ainda estão vivas nos seus gols. Como esquecer sua magia e truques quando enfrenta o Lens, Saint-Etienne (no clássico era conhecido como "Sr. Derby"), Auxerre, Sochaux, Manchester United, Glasgow Rangers, etc.

No total "Benz" marcou 66 vezes com a camisa do Lyon, até maio deste ano. E muitas vezes gerava um pensamento conjunto: "Que talento! Que fenômeno!" Assim, como seu ídolo, Ronaldo, apelidado de O Fenômeno, Karim Benzema também se transformou em um. Um fenômeno made in Lyonnais.

Um comentário:

  1. This blog was... how do you say it? Relevant!! Finally I have found something which helped me.
    Thanks a lot!

    Here is my weblog ... pizza food cooking games

    ResponderExcluir