sábado, 28 de agosto de 2010

Nem Gourcuff salva

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Lyon em péssima partida, sequer fez cócegas no modesto Lorient




Depois de vencer o Brest, e de passar por uma semana agitadas, com a venda de Tafer, a compra de Gourcuff e o retorno de Lisandro, o Lyon finalmente parece querer iniciar a temporada de vez. O Lorient, adversário da vez, não venceu ainda na competição, e terá que encarar um agora motivado Lyon.

A maior arma do time da casa é Kevin Gameiro, atacante que está presente na atual convocação do técnico Laurent Blanc. Veja a formação inicial:




Com Gourcuff iniciando no banco de reservas, Puel não ousou na formação do time. Réveillère está de volta depois de cumprir suspensão:




Sábado de sol intenso no Stade du Moustoir. Torcida presente e o Lorient disposto a mostrar quem mandava em sua casa. Lyon era bagunçado no início. Sem a presença de Pjanic, não havia aquele toque mais técnico no meio-campo. O time tentava explorar as pontas com Briand e Delgado, mas não surtia efeito.

Enquanto isso, o Lorient buscava, ao menos no início, jogar nos contra-golpes e aproveitar alguma falha da defesa lionesa. Foi assim que o placar foi aberto. Logo aos 7’ de jogo, Lloris bateu errado o tiro de meta e o Lorient saiu em disparada com Kitambala. O jogador descobriu Gameiro passando nas costas de Lovren. Toulalan, já dentro da área, tentou fazer a cobertura, mas acabou colocando a mão na bola. Pênalti marcado por Fredy Fautrel e convertido pelo próprio Gameiro.

Assustado em campo, e sem poder de reação, o Lyon se reprimiu em campo e não conseguia criar absolutamente nada. A situação se agravou ainda mais, quando César Delgado sentiu a coxa (a mesma lesão de Cris, Michel Bastos, Ederson, Lacazette e Cissokho). Para o seu lugar, entrou o estreante Gourcuff.

Yoann Gourcuff, ao entrar, foi aplaudido por todo o estádio. Os torcedores presentes no Moustoir possuem um respeito pelo jogador, até mesmo pelo fato do pai dele, Christian Gourcuff, ser o treinador do Lorient.

Nem mesmo a entrada de Gourcuff no time resolveu o problema do Lyon. Os volantes não possuem boa saída de bola. Källström estava muito bem marcado, assim como Briand. A defesa é uma peneira sem tamanho e Toulalan está visivelmente perdido na nova posição. Lovren, esse não tem jeito é ruim mesmo. E por fim, Gomis. Se ele tivesse encostado duas vezes na bola durante todo o primeiro tempo, teria sido muito.

No início do segundo tempo, Puel tirou Gonalons e colocou Pjanic, para tentar dar mais movimentação no setor ofensivo do OL. A princípio, surtiu algum resultado. Em pouco tempo, o Lyon já tinha chegado. Uma vez com Gourcuff, e outra com Briand. Mas ainda sem sucesso.

No entanto, o instante de bons ataques do Lyon era apenas ilusão. Com o tempo, os erros voltaram a aparecer e a inócua defesa lionesa falhou novamente, possibilitando o segundo gol do Lorient, aos 21’ da segunda etapa.

Kitambala avançou pela direita, fez o que queria por ali. Depois virou o jogo para Amalfitano, que chutou forte. Lloris conseguiu defender, mas no rebote, não havia ninguém do OL para disputar a bola, que sobrou novamente para Kitambala apenas completar pro gol.

Sem pestanejar, Puel colocou Lisandro em campo e tirou Gomis, que pouco apareceu na partida. A entrada de Licha marcava a sua estreia na temporada, depois da forte lesão que teve no tendão de Aquiles.

A mudança não surtiu efeito algum. Lisandro praticamente não encostou na bola, assim como Gomis. O problema definitivamente não está no ataque. Começa na defesa, passa pelos volantes e sem eles, não há saída de bola. E ai que está o problema do Lyon. Toulalan não pode e não é zagueiro. Puel precisa parar de inventar. Aulas precisa contratar um zagueiro até terça-feira.

Perto do fim de jogo, o Lorient teve mais duas oportunidades de gol, mas Lloris soube conter de forma precisa. Atuando da forma em que jogou hoje, o Lyon não passa nem da fase de grupos da Champions League. O sinal amarelo está acesso. Vamos ver se os responsáveis pelo time vão continuar nesse marasmo, ou farão alguma coisa.

Próximo adversário: Lyon x Valenciennes, no Stade de Gerland. Dia 11 de Setembro, sábado, às 14h. Jogo válido pela 5ª rodada da L1.

FOTOS: L'Equipe / FranceFootball / Sports.fr / SoFoot

Nenhum comentário:

Postar um comentário