sábado, 7 de agosto de 2010

Temporada começa sem gols

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Em duelo equilibrado contra o Mônaco, sem Lisandro e Delgado, Lyon não não consegue marcar e o jogo não sai do zero.




Depois de uma pré-temporada não muito satisfatória, com alguns tropeços e lesões. O Lyon enfim vai dar início, pra valer, na sua temporada. O duelo inicial já não é um adversário muito fácil. O Mônaco, apesar de não ter feito uma boa campanha na temporada passada, sempre causa problemas, até mesmo por sua história e tradição.

Após vender Bodmer, Mensah e Boumsong, o Lyon nessa temporada, deve utilizar o volante Toulalan na zaga. Também poderemos acompanhar a estreia do atacante Jimmy Briand, que vai realizar sua primeira partida oficial com a camisa dos gones.




Pelo lado do Mônaco, podemos acompanhar as estreias de Petter Hansson, que veio do Rennes e Daniel Niculae, vindo do Auxerre




O duelo já começou assustando os torcedores no Gerland. Gomis, aos 3’, caiu de maduro no chão e sofreu um desmaio assustador. Não é a primeira vez que isso acontece com o atacante. Inclusive, já ocorreu isso com ele, vestindo a camisa da seleção francesa. Mas no fim das contas, acabou que ficou tudo bem. O atacante prosseguiu na partida.




Bola pra frente e a partida continuava. O Mônaco ligeiramente melhor na partida, aos 18’, teve duas oportunidades salvas por Lloris. Ambas em cruzamentos. Na primeira, quem subiu foi Park, na segunda, após escanteio, foi a vez do goleiro do Lyon salvar um cabeceamento de Hansson.

O Lyon conseguiu atacar com perigo, apenas aos 25’, após boa trama do ataque, e uma tabela entre Gomis, Briand e Ederson, mas a bola foi rebatida pela defesa. O lance mostrou que, ao menos o ataque do Lyon, parece estar um pouco entrosado.

Quase terminando o primeiro tempo, Gomis apareceu novamente. Após uma cobrança de falta, a bola explodiu na barreira. Houve um bate-rebate e a bola sobrou para o atacante do Lyon, livre de marcação. Ele bateu de primeira a bola saiu para a linha de fundo. Boa chance do OL, desperdiçada por Gomis.

Depois do intervalo o jogo ganhou mais movimentação. Os dois times queriam buscar o resultado. Apesar do Lyon pressionar mais, a primeira chance de real perigo, foi de Niculae, do Mônaco. Muito bem defendida por Lloris.

Com 20’ da etapa final, Michel Bastos quase abriu o placar. Ele driblou dois na entrada da área e chutou com força. Ruffier fez bela defesa, mandando para escanteio.

Nesse instante, o Lyon era ligeiramente melhor. Chegava mais e pressionava bastante. A saída que o Mônaco tinha era através dos raros contra-ataques ou jogadas de bola parada, mas nada substancial.

O zero a zero permanecia no placar a as boas atuações de Ruffier e Lloris provavam que os gols realmente não sairiam. O blog vota no goleiro do Lyon como o melhor em campo, pois foi aquele que mais foi decisivo na partida.

E realmente ficou assim. O Lyon mostrou que precisa de um maestro no time. Um verdadeiro camisa 10. Gassama não pode ser o lateral titular. É pesado na marcação e aparece pouco pro jogo. Gonalons não é Toulalan. A volância não pode ficar apenas com ele. Makoun precisa ser titular e fazer a dupla com o jovem Gonalons, uma vez que Toulalan deve ser firmar na zaga. O ataque, desde a temporada passada, não funciona sem Lisandro. O que pode resolver essa “Lisandro dependência”, talvez seja o surgimento de jogadores da base. Quem sabe Lacazette e Tafer possam resolver esse problema.

São alguns detalhes que com a temporada veremos se o time realmente se encaixa. A primeira impressão foi que o time continua com os mesmos problemas do semestre passado e com o agravante da defesa. Puel vai ter que se desdobrar para conseguir fazer uma campanha tão boa, ou melhor que a anterior. Vamos esperar pra ver.

Próximo adversário: Caen, dia 15/08 – Domingo, às 12h. Vale lembrar que em sua estreia, o Caen derrotou o atual campeão, Marseille.


FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Globoesporte.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário