sábado, 4 de novembro de 2017

[Ligue1 17/18] 12ª rodada - Saint-Étienne x Lyon

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


FOTO: Reprodução/Vídeo/L'Equipe

Todos sabem que o Campeonato Francês, atualmente, está polarizado. O PSG domina por completo tudo nesta temporada e o Monaco, assim como foi na última, parece ser o único capaz de fazer frente a isso. Contudo, isso não impede que Lyon e Saint-Étienne também briguem pela parte de cima da tabela e é isso que ocorre no atual cenário da Ligue 1. Ambos visam, quiçá, uma boa colocação para uma possível classificação para a Champions League da próxima temporada.

O Saint-Étienne vive um momento de tentar voltar às suas origens. A torcida, inclusive, cobra bastante isso e no fim da última temporada exigiu algum movimento severo da diretoria para que se comportasse de forma mais ambiciosa. A resposta foi dada de uma maneira talvez não muito esperada, com a contratação de um treinador novo e que mudaria a filosofia de jogo do time. Chritophe Galtier, no comando desde 2009, foi demitido e para o seu lugar trouxeram Óscar García.

Da escola barcelonista e seguidor de Cruyff, o novo comandante não ganhou muitas peças atrativas no mercado. Nomes como Rémy Cabella, Jonathan Bamba (foto), Loïs Diony, Assane Dioussé, Saidy Janko e dos brasileiros Hernani e Gabriel Silva foram as peças que chegaram. Ainda assim, com um time praticamente sem craques, o treinador consegue uma razoável campanha na atual 6ª colocação da Ligue 1.

García havia começado muito bem o campeonato. Até a 7ª rodada, foi uma derrota apenas, e diante do PSG. Mas entrou o mês de outubro e tudo desandou para o ASSE. Tropeços frente ao Troyes e o Montpellier, empate com o Toulouse, além de uma recente desclassificação para o Strasbourg na Copa da Liga Francesa fizeram o torcedor relembrar a apatia das últimas temporadas e o time vai para o clássico de cabeça baixa, confiando que a reação venha exatamente no confronto contra os rivais.

O Lyon, por sua vez, assim como nos melhores enredos, é a antítese. Começou a Ligue 1 nessa temporada tendo tropeços inexplicáveis. Empates com adversários como Nantes, Angers e Dijon. Na Liga Europa, o cenário também não parecia animador. Empatou com o Apollon Limassol e fez com mesmo placar contra o Atalanta, em casa. Mas aí veio o mês de outubro e tudo mudou.

A partir da 9ª rodada, enfrentou o Monaco e venceu por 3 a 2. Depois desse jogo, uma sequência das mais interessantes: bateu o Everton, em Liverpool, pela Liga Europa; goleou o Troyes, por 5 a 0, fora de casa; venceu o Metz em Lyon; e nesta quinta, também em casa, aplicou um 3 a 0 de novo no Everton. Em 15 jogos na temporada, somente uma derrota, claro, para o PSG – e ainda jogando muito bem, diga-se.

Vale lembrar que o Lyon passa, inclusive, por uma reformulação de elenco. Perdeu jogadores importantíssimos como Gonalons, Tolisso, Lacazette, Ghezzal, Jallet, Darder, Rybus, N’Koulou e Valbuna. No contrapeso, chegaram nove atletas: Mariano Díaz, Pape Diop, Marcelo, Marçal, Mendy, N'Dombélé, Tete, Traoré, além de Grenier, que voltou de empréstimo. A tendência, obviamente, é que o atual elenco só melhore com o decorrer da temporada, com ajustes técnicos e melhor entrosamento.

O setor ofensivo do Lyon, mesmo agora sem Lacazette e Valbuena, que deixaram o clube, vive grande fase. Este é o melhor início de temporada na Ligue 1 do Lyon desde 2012/13. Fekir, Mariano Díaz e Memphis Depay (foto) são responsáveis por 80% dos gols. Nas últimas 16 partidas de Fekir pelo Campeonato Francês, ele teve participação em 17 gols (12 marcados e 5 assistências). O franco-argelino, inclusive, foi o único convocado dos dois times rivais para a mais recente lista de Didier Deschamps e será o nome do jogo até, pelo menos, antes da bola rolar.

TEXTO: C'est Le Foot/SporTV

A partida entre St-Étienne e Lyon acontece neste domingo (05/10), às 18h do horário de verão de Brasília. No Brasil, SporTV3 promete transmissão da partida, ao vivo. Abaixo, confira os relacionados pelos dois times.



LYON:

GOLEIROS: Mathieu GORGELIN e Anthony LOPES;
LATERAIS: Fernando MARÇAL, Ferland MENDY, Kenny TETE e RAFAEL;
ZAGUEIROS: Jérémy MOREL, Mouctar DIAKHABY e MARCELO;
VOLANTES: Tanguy N'DOMBÉLÉ, Jordan FERRI e Lucas TOUSART;
MEIAS: Houssem AOUAR e Nabil FEKIR;
ATACANTES: MEMPHIS Depay, Bertrand TRAORÉ. Maxwel CORNET e Mariano DÍAZ;
TÉCNICO: Bruno GÉNÉSIO;
DESFALQUES: Mapou YANGA-M'BIWA e Clément GRENIER



ST-ÉTIENNE:

GOLEIROS: Stéphane RUFFIER, Jessy MOULIN e Alexis GUENDOUZ;
LATERAIS: Kévin THÉOPHILE-CATHERINE, Cheikh M'BENGUE, Saidy JANKO, Ronaël PIERRE-GABRIEL e GABRIEL SILVA;
ZAGUEIROS: Léo LACROIX e Florentin POGBA;
VOLANTES: Bryan DABO, Vincent PAJOT, Habib MAÏGA, HERNANI, Ole SELNÆS e Assane DIOUSSÉ;
MEIAS: Kenny ROCHA SANTOS e Romain HAMOUMA;
ATACANTES: Jonathan BAMBA, Kévin MONNET-PAQUET e Alexander SÖDERLUND;
TÉCNICO: Óscar GARCÍA;
DESFALQUESLoïc PERRIN, Rémy CABELLA e Loïs DIONY


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário